Portal:Billie Eilish

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao Portal Billie Eilish


 ver · editar Introdução
Billie Eilish Pirate Baird O'Connell (Los Angeles, 18 de dezembro de 2001) é uma cantora e compositora estadunidense. Ganhou popularidade em 2016, quando lançou o single de estreia "Ocean Eyes" no SoundCloud, posteriormente lançado pelas gravadoras Darkroom e Interscope Records. A canção foi escrita e produzida por seu irmão Finneas O'Connell, com quem ela colabora em músicas e shows ao vivo. Eilish é mais conhecida por seu single "Bad Guy", de 2019, que atingiu o topo da Billboard Hot 100. Ela foi indicada para seis Grammy Awards, incluindo Gravação do Ano, Álbum do Ano, Canção do Ano e Melhor Revelação. Ela é a artista mais jovem a ter sido indicada nas principais categorias do Grammy Awards.
Seu primeiro extended play, Don't Smile at Me (2017), alcançou o top 10 nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália. Eilish colaborou com o cantor estadunidense Khalid para o single "Lovely", lançado em abril de 2018 e adicionado à trilha sonora da segunda temporada de 13 Reasons Why. Seu álbum de estreia, When We All Fall Asleep, Where Do We Go? (2019), estreou no topo da Billboard 200 e alcançou o número um no Reino Unido, Canadá e Austrália. O álbum obteve quatro singles no top 40 da Billboard Hot 100: "When the Party's Over", "Bury a Friend", "Wish You Were Gay" e "Bad Guy", o último dos quais se tornou seu primeiro single número um nos Estados Unidos. Eilish tem oito singles de ouro e quatro de platina em solo estadunidense.
Leia mais...
 ver · editar Álbum selecionado
When We All Fall Asleep, Where Do We Go? (estilizado em letras maiúsculas) é o álbum de estreia da cantora estadunidense Billie Eilish, lançado em 29 de março de 2019 através das gravadoras Darkroom e Interscope Records. As sessões de gravação e composição inciaram-se em maio de 2016, antes mesmo da divulgação de "Ocean Eyes", canção que tornou Eilish conhecida; a primeira faixa trabalhada foi "Listen Before I Go". Escrito quase em sua totalidade pela própria Eilish em conjunto com seu irmão, Finneas O'Connell, o disco foi produzido por O'Connell e gravado em um estúdio montado na casa dos dois, no bairro Highland Park, em Los Angeles, Califórnia; ele afirmou ser uma preferência de ambos, uma vez que a residência traz uma sensação de "privacidade", algo que não conseguiriam em um estúdio. O trabalho foi assim nomeado pois, de acordo com a cantora, é sobre "basicamente o que acontece quando dormimos", sendo influenciado por sonhos lúcidos e terror noturno. Apesar de a artista afirmar, em diversas ocasiões, que o álbum transita pelos mais diversos gêneros, a crítica especializada o tem descrito como pop, avant-pop, art pop e electropop, sendo notada, ainda, a influência de outros estilos como hip hop e música industrial.
Leia mais...
 ver · editar Canção selecionada
"You Should See Me in a Crown" é uma música da cantora estadunidense Billie Eilish, lançada em 18 de julho de 2018, através da Darkroom e da Interscope Records.
O título da música foi inspirado em uma cena do terceiro episódio da segunda temporada da série de televisão Sherlock da BBC, onde o vilão Jim Moriarty diz as palavras "... querida, você deveria me ver em uma coroa". Eilish e O'Connell, que são fãs da série, pensaram que a frase era "narcótico" e decidiram escrever uma música em torno da citação. A música "Human" da cantora iraniana-holandesa Sevdaliza também foi citada como uma das influências da faixa. A canção é uma trap com influencias electropop música com Eilish cantando sobre um "estridente sintetizador e chimbal. A NME descreveu a música como um "hino pop chocante". O som de abertura é uma gravação das facas de afiar do pai dos compositores. Os vocais de Eilish foram descritos como "sussurrados" e "murmurados". Liricamente, a música apresenta os planos de Eilish para dominar o mundo.
Leia mais...
 ver · editar Imagens selecionadas
 ver · editar Artigo selecionado
Not My Responsibility é um curta-metragem escrito e produzido pela cantora estadunidense, Billie Eilish. O curta-metragem retrata a cantora se desvestindo durante comentários feitos por si mesma, referindo-se à órgãos públicos os criticando, que envergonharam ela e outras pessoas. Eilish também fala sobre as opiniões negativas sobre seu corpo e escolha de suas roupas, antes de mergulhar em uma substância escura.
O curta foi originalmente exibido durante um show da turnê Where Do We Go? World Tour, em março de 2020, como um interlúdio visual. Nos primeiros cinco dias após o lançamento, o vídeo constou com 28 milhões de visualizações no YouTube e 18 milhões no Instagram, sendo recebido de forma positiva por fãs e críticos, que elogiaram o assunto e como foi retratado.
Leia mais...
 ver · editar Tópicos
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia