Portal:Lua/Artigo selecionado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Artigos selecionados

Aqui estão alguns artigos relacionados à Luaque foram selecionados por sua importância para este portal. Se você quiser adicionar mais um novo, para que figure na página principal com os demais, basta clicar no próximo link vermelho e criar uma nova página com o texto de tamanho semelhante ao dos demais. Depois que salvar a página, edite a página principal e onde estiver a predefinição {{Random portal component|max=5|header=Artigos selecionados|footer=Mais artigos...| subpage=Artigo selecionado}}, troque o número max para o número do artigo que você criou, para que seu texto também seja exibido na página principal.

 ver · editar Artigo selecionado/1


Portal:Lua/Artigo selecionado/1

Fotografia do lado oculto da Lua.
Fotografia do lado oculto da Lua.

O lado oculto da Lua (também chamado de lado negro da Lua ou lado escuro da Lua) é o hemisfério lunar que não pode ser visto da Terra devido ao fato de a translação e rotação lunares possuírem o mesmo tempo de duração. É a chamada órbita síncrona. Contudo, sabe-se que toda a superfície da Lua recebe iluminação do Sol, em períodos distintos, sendo que seu chamado lado escuro recebe luz durante a fase da lua nova. A Lua fica totalmente escura apenas em períodos de eclipse total lunar, quando a sombra da Terra impede que os raios solares iluminem o satélite. Coloca-se, desta maneira, que a Lua na verdade é toda escura, uma vez que não tem luz própria. Toda face iluminada se deve à luz solar. O lado escuro é, na verdade, um lado não visível da Lua, observando da superfície terrestre.

 ver · editar Artigo selecionado/2


Portal:Lua/Artigo selecionado/2

A ilustração da hipótese do impacto gigante, acredita-se ter formado pela Lua.
A ilustração da hipótese do impacto gigante, acredita-se ter formado pela Lua.

A Hipótese do grande impacto (em inglês Giant impact hypothesis ou Big Splash) é uma hipótese astronómica que postula a formação da Lua através do impacto de um planeta com aproximadamente o tamanho de Marte, conhecido como Theia, com a Terra. A teoria foi proposta pela primeira vez em 1975 por investigadores do Instituto de Ciências Planetárias de Tucson e do Instituto Harvard-Smithsonian de Astrofísica. Desde então diversos trabalhos de modelação numérica têm vindo a detalhar esta ideia, que é actualmente considerada consensual na comunidade científica. Os destroços oriundos desse impacto se condensaram e formaram um novo corpo celeste, o único satélite natural da Terra.

 ver · editar Artigo selecionado/3


Portal:Lua/Artigo selecionado/3

Uma das marcas deixadas em solo lunar pelas botas do astronauta Buzz Aldrin na missão Apollo 11 em 20 de julho de 1969
Uma das marcas deixadas em solo lunar pelas botas do astronauta Buzz Aldrin na missão Apollo 11 em 20 de julho de 1969

Apollo 11 foi a quinta missão tripulada do Programa Apollo e a primeira a realizar uma alunagem, no dia 20 de julho de 1969. Tripulada pelos astronautas Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins, a missão cumpriu a meta proposta pelo Presidente John F. Kennedy em 25 de maio de 1961.

Composta pelo módulo de comando Columbia, o módulo lunar Eagle e o módulo de serviço, a Apollo 11, com seus três tripulantes a bordo, foi lançada de Cabo Canaveral, na Flórida, às 13:32 UTC de 16 de julho, na ponta de um foguete Saturno V, sob o olhar de centenas de milhares de espectadores que enchiam estradas, praias e campos em redor do Centro Espacial Kennedy e de milhões de espectadores pela televisão em todo o mundo, para a histórica missão de oito dias de duração, que culminou com as duas horas de caminhada de Armstrong e Aldrin na Lua.

 ver · editar Artigo selecionado/4


Portal:Lua/Artigo selecionado/4

Eclipse solar total em 1999.
Eclipse solar total em 1999.

Um eclipse solar assim chamado, é um raríssimo fenômeno de alinhamentos que ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando completamente a sua luz numa estreita faixa terrestre. Do ponto de vista de um observador fora da Terra, a coincidência é notada no ponto onde a ponta o cone de sombra risca a superfície do nosso planeta. Eclipses solares estão associados a diversos eventos históricos onde a ocorrência do fenômeno provocou, por exemplo, o fim de uma guerra. Existem diversos tipos de eclipses: parcial, total, anular e híbrido. Eclipses solares podem ocorrer apenas durante a fase de Lua nova, por ser o período em que a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol.


 ver · editar Artigo selecionado/5


Portal:Lua/Artigo selecionado/5

Animação mostrando todas as fases de um eclipse lunar.
Animação mostrando todas as fases de um eclipse lunar.

Um eclipse lunar é um fenômeno celeste que ocorre quando a Lua penetra, totalmente ou parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra, em geral, sendo visível a olho nu. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos. É como se fosse um eclipse solar porém a Terra encobre a lua nesse caso. Por isso o eclipse lunar só pode ocorrer quando coincidem a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital. Este último evento também é responsável pelo tipo e duração do eclipse. A Lua não desaparece completamente na sombra da Terra, mesmo durante um eclipse total, podendo então, assumir uma coloração avermelhada ou alaranjada. Isto é conseqüência da refração e da dispersão da luz do Sol na atmosfera da Terra que desvia apenas certos comprimentos de onda para dentro da região da umbra.


Purge