Saltar para o conteúdo

Portal:Star Wars

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindos ao
Portal Star Wars
Logotipo da série

Star Wars (Brasil: Guerra nas Estrelas / Portugal: Guerra das Estrelas) é uma franquia do tipo space opera estadunidense criada pelo cineasta George Lucas, que conta com uma série de nove filmes de fantasia científica e dois spin-offs.[1] O primeiro filme foi lançado apenas com o título Star Wars,[2] em 25 de maio de 1977, e tornou-se um fenômeno mundial inesperado de cultura popular,[3] sendo responsável pelo início da "era dos blockbusters", que são superproduções cinematográficas que fazem sucesso nas bilheterias e viram franquias com brinquedos, jogos, livros, etc. Foi seguido por duas sequências, The Empire Strikes Back e Return of the Jedi, lançadas com intervalos de três anos, formando a trilogia original,[4][5] que segue o trio icônico formado por Luke Skywalker, Han Solo e Princesa Leia, que luta pela Aliança Rebelde para derrubar o tirano Império Galáctico; paralelamente ocorre a jornada de Luke para se tornar um cavaleiro Jedi e a luta contra Darth Vader, um ex-Jedi que sucumbiu ao Lado Sombrio da Força e ao Imperador.

Depois de 16 anos sem filmes novos, uma nova trilogia chamada de prequela[5] teve início em 1999, com The Phantom Menace. Esta volta no tempo para contar como Anakin Skywalker se transformou em Darth Vader e acompanha a queda da Ordem Jedi e da República Galáctica, substituída pelo Império. Sendo também lançada com intervalos de três anos, com o último lançado em 2005. As reações à trilogia original foram extremamente positivas, enquanto a trilogia prequela recebeu reações mistas tanto da crítica especializada como do público. Mesmo assim, todos os filmes foram bem sucedidos nas bilheterias e receberam indicações ou ganharam prêmios no Óscar.

Em 2008, foi lançado o filme de animação Star Wars: The Clone Wars, um spin-off piloto para série de animação de mesmo título. Neste ano foi divulgado a soma da bilheteria arrecadada com os seis episódios existentes, que totalizava aproximadamente 4,41 bilhões de dólares.[6] Após a estreia do episódio VII e Rogue One, este valor ultrapassou 7 bilhões, fazendo de Star Wars a terceira série cinematográfica com maior bilheteria da história, atrás dos filmes do Universo Cinematográfico Marvel e do Mundo Bruxo de J. K. Rowling.[7][8] É a maior franquia da história do cinema, com a soma dos filmes e produtos equivalente a mais que 30 bilhões de dólares.[9] Esta gerou diversos subprodutos, incluindo jogos eletrônicos, desenhos animados, livros e quadrinhos, o que resultou na criação do universo expandido da saga.[10] Em 2012, a The Walt Disney Company comprou a Lucasfilm por 4,05 bilhões de dólares e anunciou uma nova trilogia de filmes, chamada de "trilogia sequela",[5] uma sequência que continuará a saga da família Skywalker após Retorno de Jedi.[11] Esta trilogia terá um intervalo de dois anos entre os filmes, e nesses intervalos, a Disney lançará spin-offs no universo expandido, que se passam durante os episódios das trilogias. O primeiro capítulo dessa fase, sob o título de The Force Awakens, estreou em 18 de dezembro de 2015,[12] recebendo aclamação da crítica, e tornou-se a maior estreia da franquia.[13] Seguido por, Rogue One, o primeiro spin-off lançado em 16 de dezembro de 2016.

O antigo universo expandido foi construído de modo não-canônico pela Lucasfilm em 2014, e seu material agora é lançado na Disney com o selo Legends, que tenta organizar o universo expandido, que contêm histórias contraditórias. Levando em consideração a nova trilogia, que conta uma história diferente do antigo canônico, a Disney considerou apenas os sete filmes e a série Clone Wars como canônico. O novo universo expandido entrou em vigor em 2014, com o primeiro produto oficial de Star Wars após a compra pela Disney, o Star Wars Rebels. Diferente do Legends, as histórias do novo universo expandido são supervisionadas pela Lucasfilm Story Group, fundado pela Kathleen Kennedy (presidente da Lucasfilm) com objetivo de manter a continuidade entre todos os produtos (filmes, livros, séries, quadrinhos e jogos) da franquia.

Artigo selecionado

Star Trek V: The Final Frontier () é um filme norte-americano de ficção científica lançado em 1989 dirigido por William Shatner, escrito por David Loughery e produzido por Harve Bennett. É o quinto longa-metragem da franquia Star Trek e é estrelado por todo o elenco original da série de televisão da década de 1960. Na história, o capitão James T. Kirk e a tripulação da USS Enterprise-A confrontam o vulcano renegado Sybok, que está procurando um meio de chegar no centro da Via Láctea e assim encontrar Deus.

O filme foi dirigido por seu protagonista Shatner, tendo seguido o exemplo de seu companheiro de elenco Leonard Nimoy, que havia dirigido os dois filmes anteriores da série. Shatner também desenvolveu o enredo inicial em que Sybok procura por Deus mas acaba encontrando um ser alienígena. Gene Roddenberry, o criador de Star Trek, não gostou do roteiro original enquanto Nimoy e DeForest Kelley foram contra a ideia de que seus personagens, Spock e Leonard McCoy, se virariam contra o Kirk de Shatner. O roteiro passou por diversas revisões a fim de agradar o elenco e a Paramount Pictures, incluindo cortes nos efeitos de seu clímax. O estúdio iniciou as filmagens em outubro de 1988 apesar de uma greve dos roteiristas ter atrapalhado a pré-produção.

Vários veteranos da franquia Star Trek participaram da produção: o desenhista de produção Nilo Rodis desenvolveu muitos dos projetos para os locais da história, planos, personagens e figurinos, enquanto Herman Zimmerman serviu como diretor de arte, reutilizando vários cenários de Star Trek: The Next Generation. O filme foi marcado por problemas de produção nos cenários e durante as filmagens em locação no Parque Nacional de Yosemite e no Deserto de Mojave. Por as equipes da Industrial Light & Magic estarem muito ocupadas com outras produções, a empresa de Bran Ferren ficou encarregada dos efeitos visuais e especiais, que precisaram ser revisados várias vezes para manter os custos baixos. O encerramento da história precisou ser modificado por causa de reações negativas de públicos testes e o fracasso dos efeitos planejados. O compositor Jerry Goldsmith retornou para criar a trilha sonora, trazendo de volta e expandindo vários de seus temas compostos originalmente para Star Trek: The Motion Picture.

The Final Frontier foi lançado na América do Norte em 9 de junho de 1989, em meio um período lotado de outros filmes sequência e grandes sucessos de bilheteria. Mesmo assim ele estreou na primeira posição e teve a maior arrecadação do que qualquer outro filme da série até então em seu primeiro fim de semana, porém sua bilheteria caiu rapidamente ao longo das semanas seguintes. O longa acabou sendo um grande fracasso comercial e recebeu críticas mistas para negativas que, segundo o produtor executivo Ralph Winter, quase mataram a franquia. A Paramount mesmo assim optou por produzir mais um filme com o elenco original, Star Trek VI: The Undiscovered Country, que foi recebido de forma bem mais positiva.

Imagem seleccionada

Twi'lek
Cosplay de um escravo twi'lek.

Artigos destacados e bons

Dagobah é um planeta fictício e um sistema estelar homônimo que aparece nos filmes de Star Wars: O Império Contra-Ataca, O Retorno de Jedi e A Vingança dos Sith, além de outras mídias. Ele é retratado como um mundo de pântanos turvos, baías fumegantes e selva, semelhante à Terra durante o período Carbonífero. Dagobah tem 14.410 quilômetros de diâmetro e um período orbital de 341 dias. O clima e a atmosfera de Dagobah consistem em duas estações: uma estação seca, em que as terras altas se tornam quentes demais para a sobrevivência da maioria das formas de vida; e uma estação úmida, que consiste em violentas tempestades de raios, neblina densa e longos períodos de chuvas torrenciais. Os Tash eram uma espécie senciente nativa de Dagobah.

O Sistema Dagobah fica no subsetor Dagobah do setor Sluis, localizado na região do quadrante galáctico dos Territórios da Orla Externa, a 50.250 anos-luz de Coruscant. O sol foi chamado de Dagobah Prime. É conhecido por ser um dos lugares mais puros da galáxia, incrivelmente forte na força viva, e por ter sido escolhido pelo Jedi Yoda como o planeta onde se exilou para mascarar sua presença e evitar ser descoberto pelo Império Galáctico.

Sabias que...

Por onde começar...

O básico

Boas-vindas · Como contribuir · Portal comunitário · Ajuda

Normas

Os cinco pilares · O que a Wikipédia não é · Direitos de autor

Wikiprojeto principal

Star Wars

Categorias relacionadas

Tópicos


Star Wars em outros projetos de Wikimedia

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Star Wars

Outros portais
Descubra a Wikipédia utilizando portais


  1. «Disney interrompe os 'spin-offs' de 'Star Wars' após o fracasso de Han Solo». El País Brasil. 21 de junho de 2018. Consultado em 12 de outubro de 2018 
  2. «Saga "Star Wars" completa 35 anos». Globo Comunicação e Participações S.A. Consultado em 4 de janeiro de 2013 
  3. «Star Wars (1977)». Internet Movie Database - IMDb. Box Office Mojo. Consultado em 21 de fevereiro de 2019 
  4. «DVD Coleção Star Wars - A Trilogia Original». Livraria Saraiva. Consultado em 21 de fevereiro de 2019 
  5. a b c «Filmes Star Wars: qual é a ordem certa para assistir?». Méliuz Blog. Consultado em 21 de fevereiro de 2019 
  6. «"Star Wars - Box Office History"»  The-numbers.com
  7. «Movie Franchises». Nash Information Services. The Numbers. Consultado em 18 de julho de 2017 
  8. Soares, Caio (29 de dezembro de 2016). «Rogue One faz Star Wars superar James Bond no ranking de franquias mais populares do cinema». Omelete. Filmes. Consultado em 18 de julho de 2017 
  9. «Star Wars vale 30 bilhões». Consultado em 25 de Novembro de 2015 
  10. «The Legendary Star Wars Expanded Universe Turns a New Page» [O Universo Expandido do lendário Star Wars cria uma nova fase]. Portal Star Wars (em inglês). Consultado em 21 de fevereiro de 2019 
  11. «Skywalker Family Saga Continues in New Star Wars Trilogy». Slashfilm (em inglês). plus.google.com/115566387354234721983/posts. Consultado em 15 de janeiro de 2016 
  12. «Próximo "Star Wars" sai em dezembro de 2015, Diário de Notícias». Consultado em 13 de novembro de 2013. Arquivado do original em 13 de novembro de 2013 
  13. TecMundo (30 de dezembro de 2015). «O Despertar da Força é o filme de maior bilheteria da saga Star Wars». TecMundo - Descubra e aprenda tudo sobre tecnologia