Saltar para o conteúdo

Pura sangre (1994)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre a telenovela venezuelana de 1994. Para novela colombiana, veja Pura sangre.
Pura sangre
Pura sangre (1994)
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Criador(es) Julio César Mármol
Elenco ver
País de origem  Venezuela
Idioma original espanhol
Episódios 168
Produção
Produtor(es) Henry Márquez
Alejandro Sánchez L
Roteirista(s) Reinaldo Rodríguez
Armando Coll
Julio César Mármol Jr.
Constantino Estévez
Manuel González
Tema de abertura "Enfurecida", por Luis Silva
Exibição
Emissora original Venezuela RCTV
Transmissão original 8 de outubro de 1994 - 26 de maio de 1995
Cronologia
Alejandra
El desafío
Programas relacionados La fiera (1978)

Pura sangre é uma telenovela venezuelana, produzida e exibida pela RCTV entre 8 de outubro de 1994 e 26 de maio de 1995.

A trama é original de Hugo Alberto Morales e foi adaptada por Julio César Mármol.

Foi protagonizada por Lilibeth Morillo e Simón Pestana e antagonizada por Carlos Villamizar, Guillermo Ferrán, Victoria Roberts, Lilian Rentería e Reina Hinojosa[1].

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Abraham Paredes é um homem despótico, egoísta, desavergonhado e ganancioso, um mulherengo inveterado que só se casou uma vez, mas tem filhos de várias mulheres: primeiro, com um mudo chamado Belinda de Sousa, ele teve um filho, seu filho primogênito, Aaron De Sousa . Em segundo lugar, ele teve Anastasio com uma mulher que estava chateada devido à ira de Abraão, um menino doente de epilepsia devido a uma queda de cavalo quando ele era pequeno. E, em último lugar, Damián, Derián e Eloisa nasceram no casamento com a falecida Eloísa.

Por outro lado, Numa Pompilio Sarmiento é a cabeça da outra família; seus filhos e inúmeros sobrinhos o apoiam em sua luta contra os Muros. Mauricio é o filho mais velho, vingativo como Rafael, o sobrinho favorito de Numa Pompilio. Seu filho Abelardo, o mais jovem, recentemente chegado da capital, apaixona-se por Eloisa Paredes. Depois, há Yomira, a única filha de Numa Pompilio e a maça de seus olhos, que sofre pela memória de seu antigo caso de amor com Damián Paredes, que agora retornou da capital para se tornar padre para salvar sua família, acrescentando esse conflito ao relacionamento .

E, no meio deste confronto de poderes e intrigas familiares, em uma cidade chamada San Rafael del Limón, surgiu Corazón Silvestre, um belo herdeiro camponeso da pobreza desta guerra e da dureza da vida na planície Zulia. Lá está ela; de caráter indomável, mas de beleza e inocência celestial. Aaron, quando ele encontra-se, é atraído pela personalidade particular da menina e se torna um tipo de professor que, como na peça "Pygmalion" tentará transformar o coração rebelde em uma senhora, só o amor às vezes texe suas redes de uma forma muito sutil e quando a consciência a descobre, instalada na alma, pode ser muito tarde. Mas Aaron não pode cumpri-lo, porque ele se comprometeu com uma bela e refinada mulher.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Versões[editar | editar código-fonte]

  • La fiera - Novela venezuelana produzida pela RCTV em 1978 e protagonizada por Doris Wells e José Bardina.
  • Piel salvaje - Adaptado por Martín Hahn em 2015, produzida pela RCTV e protagonizada por Irene Esser e Carlos Felipe Álvarez.

Referências

  1. «Lilibeth Morillo vive su sueño». La Verdad. 8 de julho de 2015. Consultado em 25 de novembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]