Saltar para o conteúdo

Taça de Komast

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Exemplo de uma taça de Komast

A taça de Komast é um formato de taça do início do desenvolvimento das cílices de beber na Ática[1].

Taças de beber foram introduzidas na Grécia pelos predecessores de Levante. Taças de Komast são um aperfeiçoamento das taças de levante, comuns especialmente na Jônia e Corinto. Assim como outros pintores de vasos da época, os pintores da Ática foram fortemente influenciados pelos pintores de vasos de Corinto[1].

O nome é derivado do tema preferido do artista, o komos, motivo vinculado a pintura de vasos Arte etrusca que representa uma procissão de bebedores[2], conhecidos como komasts (κωμασταί, kōmastaí)[1], que percorria as ruas em festividades na Grécia antiga.

A forma hemisférica com um lábio angulado e um pé baixo de apenas 1-2 centímetros de altura foi um desenvolvimento ático[1]. São pintados de preto o pé, o exterior das alças e o interior das taças, mantendo apenas uma estreita faixa ou uma faixa abaixo do lábio na cor base da argila. Os primeiros peças eram bastante grandes, mas durante todo o período de sua produção as taças foram ficando gradualmente menores.

Os principais pintores de taças de komast também são conhecidos como Grupo Komast, onde pode-se apontar Pintor KX como o membro mais significante.

Referências

  1. a b c d «Komast cup». Beazley. Consultado em 18 de novembro de 2016 
  2. DE ARGOS, João Esteiam. Vinho e pedra: Dioniso e a expressão material do teatro no urbanismo da Grécia arcaica e clássica. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. Suplemento, n. supl. 12, p. 24, 2011.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • MANNACK, Thomas. Griechische Vasenmalerei: eine Einführung. Theiss, 2002.
  • BEAZLEY, John Davidson. Attic black-figure vase-painters. Clarendon Press, 1956.
  • ROBERTSON, Martin. The art of vase-painting in classical Athens. Cambridge University Press, 1992.
  • CLARK, Andrew J.; ELSTON, Maya; HART, Mary Louise. Understanding Greek vases: a guide to terms, styles, and techniques. Los Angeles, The J. Paul Getty museum, 2002.

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Cerâmica da Grécia Antiga

Cerâmica de figuras negras

Arte da Grécia Antiga