Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Ana Carolina Brito/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Miçangas[editar | editar código-fonte]

As Miçangas são compostas por materiais diversos e consideradas pela maioria das pessoas como um material barato e acessível. Suas cores e diferentes formas são muito utilizadas na área da moda, artesanato e decoração para compor peças únicas. Sua história apresenta grande importância também para os povos indígenas e é muito utilizada em diversas culturas do mundo.

Contexto Histórico[editar | editar código-fonte]

Miçanga é derivada de [masanga], palavra de origem africana que significa “contas de vidro miúdas”[1].As miçangas possuem uma ligação direta com as artes indígenas seguindo tradições da cultura, onde também utilizam com elas o uso de sementes diversas, penas, dentes, ossos, caroços de frutas, conchas,pedras e contas de diversos materiais como madeira e cristais. Para os povos indígenas, seu significado não é puramente estético, para eles existe uma questão ligada à ancestralidade e corporalidade[2].

Os objetos artesanais índigenas, como pulseiras, braçadeiras,bandoleiras tornozeleiras e brincos, normalmente eram produzidos pelas mulheres da aldeia. Elas escolhiam o material, as core a tecnica e combinações graficas, possuindo um estilo próprio[3]. Seu Design gráfico contém um destaque visual, principalmente pelo seu sistema de padronagem com cores, formas e desenhos que a compõem. Para essas produções são utilizadas diferentes técnicas, com algodão cru ou envira[1]

Contexto atual:[editar | editar código-fonte]

"Se as miçangas foram apropriadas pelos povos indígenas desde os primeiros contatos com os viajantes, vemos que hoje ela retorna para o mundo do branco, na moda e no design. As miçangas tecem caminhos entre mundos e através delas podemos pensar a relação entre os mais diferentes povos."[4]Atualmente são utilizadas como adereços mais ligados à moda, artesanato e decoração,tendo uma preocupação mais focada na estética. Seu Design, em sua maioria, costuma ser bastante diverso, com diferentes tamanhos, cores, materiais, formas e formatos.Sendo então, possível realizar uma série de combinações, formando estilos mais neutros ou coloridos, utilizados para serem itens como colares, pulseiras, chaveiros, brincos e itens mais ligados a tecidos como top, saia e até mesmo bolsas.

A Miçanga como tendência e sua influência na moda[editar | editar código-fonte]

Durante os anos, a miçanga ganha um lugar especial no coração de diversos públicos, sendo eles do infantil ao público idoso. Nesta linha entre miçanga e o seu consumo, há de se rever um grande crescimento durante os anos. Temos destaques na parte de moda, onde no ano de 2022 essas miçangas foram importantes para a fabricação das famosas beaded bags.

Beaded bags são bolsas feitas à mão, com um intuito de fugir do óbvio e da realidade, tornando-se uma fuga para o lúdico. Este acessório surge com a estratégia de dar mais destaque à vestimenta.

Bolsa ''Beaded Bag'' Modelo 2022, feita à mão com miçangas
Bolsa ''Beaded Bag'' Modelo 2022, feita à mão com miçangas
Bolsa ''Beaded Bag'' feita em miçanga redonda vista por detalhes
Bolsa ''Beaded Bag'' feita em miçanga redonda vista por detalhes
Bolsa ''Beaded Bag'' de miçangas pretas
Bolsa ''Beaded Bag'' de miçangas pretas
Beaded bags e o “Faça você mesmo”[editar | editar código-fonte]

Seu sucesso se tornou mundial, e hoje pode-se encontrar diversos vídeos na rede social conhecida como Tik Tok, com conteúdos explicativos sobre como fazer esta bolsa à mão. Seu grande sucesso vem da facilidade em fabricar essas peças a mão, e durante a pandemia ( COVID-19), essas peças foram muito confeccionadas por conta da presença das pessoas em suas casas durante este período.

Ambientes comuns[editar | editar código-fonte]

Os Materiais artísticos produzidos por artesãos podem ser facilmente encontrados em em praias, praças, feiras de artesanato e eventos culturais, sendo vendidos, em sua maioria, por preços acessíveis e em diversas técnicas diferentes.

Pulseiras de contasMaterial: madeira, plástico e elástico.
Contexto religioso:[editar | editar código-fonte]
  • Práticas Católicas

As contas também são utilizadas em um contexto religioso, encontradas em Rosários de religião católica, onde contém contas grandes e pequenas, totalizando 150 contas e os Terços, que totalizam 50 contas, onde sua função é servir como auxiliar para a pessoa ao fazer sua conexão, ou seja, serve como instrumento de reza, tais como orações da Misericórdia, Mariano, entre outros.

  • Práticas Budistas

Esse tipo de colar auxiliar também encontra-se no Budismo, onde é conhecido como Japamala, onde sua função é servir como um auxiliar para a contagem do número de repetições ao fazer um mantra ou oração, sendo então um utensílio próprio para a prática.

  • Práticas tradicionais Muçulmanas:

O colar, conhecido como: Masbaha [ou Misbaha], é um colar de contas utilizado por muçulmanos, em que serve para ser auxiliar de orações ou rezas, em que apresenta dois colares diferentes, um deles comporta o total de 33 contas e outro com 99 contas.

Em sua maioria todas essas peças podem ser encontradas em materiais como: madeira, pedras preciosas e plástico.

Principais referências[editar | editar código-fonte]