Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Sjdsc/teste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Artigo em destaque

A Revolta dos Marinheiros foi um conflito entre as autoridades da Marinha do Brasil e a Associação de Marinheiros e Fuzileiros Navais do Brasil (AMFNB) de 25 a 27 de março de 1964, no Rio de Janeiro. Os integrantes da AMFNB, uma organização assistencial e sindical, não estavam armados e insubordinaram-se para exigir mudanças na Marinha, contando com o apoio mútuo de movimentos de esquerda. A Marinha sitiou-os no Sindicato dos Metalúrgicos, e a crise propagou ao Arsenal de Marinha e navios da Armada. O desfecho, negociado pelo governo de João Goulart, indignou os realizadores do golpe de Estado de poucos dias depois, sendo assim um de seus antecedentes imediatos.

A AMFNB fazia parte dos movimentos de praças (baixas patentes militares) do início dos anos 60, responsáveis também pela Revolta dos Sargentos de 1963, da qual participaram muitos de seus membros. Era associação de classe para uma categoria pobre, com difíceis condições de trabalho, desprovida de direitos como o voto e casamento e marcada pela diferença social em relação aos oficiais. (Leia mais…)

Sabia que...

Aldous Huxley (imagem) usou seus ganhos como roteirista de Hollywood para financiar a remoção de intelectuais judeus da Alemanha Nazista para os Estados Unidos?

… na década de 1950, a Escola Técnica do Exército Brasileiro desenvolveu o projeto Félix I, cujo objetivo era lançar um gato no espaço sideral?

… em 1992, Ayrton Senna participou de testes na Fórmula Indy pela equipe Penske no Arizona e sua melhor volta foi mais rápida do que a registrada pelo experiente piloto da categoria, Emerson Fittipaldi?

… a primeira possível descrição de um fóssil de Megalosaurus foi chamado de Scrotum humanum pela ilustração do espécime lembrar testículos humanos?

… o paleontólogo estadunidense Jack Horner propôs um projeto para trazer os dinossauros de volta à vida por meio de engenharia genética reversa usando DNA de galinha?

arquivo