Saltar para o conteúdo

Usuário:Fasouzafreitas/Minha Opinião sobre a cisão da Wikipédia Lusófona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Neste pequeno artigo apresento a minha opinião sobre a cisão da Wikipédia Lusófona.

Sou absolutamente favorável à cisão, mas tenho senso de realidade e sei que dificilmente concederão essa alforria para o pt-PT e o pt-BR, inclusive por que Jimmy Wales prefere - compreensivelmente, diga-se - adotar uma postura conservadora a ser inovador e permitir a criação de perigosos precedentes que em última instância podem afetar o próprio projeto da Wiki. Como assim? Simples: a criação de um precedente que em pouco tempo pode aumentar em centenas ou milhares o número de novas Wikipédias locais. Contudo, creio que isto não seja tão peremptório assim. Os brasileiros e os portugueses (sobre os outros países nem falo) têm interesses diferentes, valores diferentes e objetivos diferentes, sem contar o uso de numerosas opções ortográficas, lexicais e locais que frequentemente causam estranhamento, rejeições e ódios mútuos, o que só favorece a existência dos trolls, aqueles seres cuja diversão é aborrecer os outros.

Os defensores de uma só Wikipédia vivem a dizer que temos muito a perder. Será que temos mesmo? É uma grande dúvida minha, mas sou levado a crer que há interesses escondidos que preferem as pelejas, as guerras, as ofensas e as disputas a deixar "cada um no seu quadrado", o que seria mais salutar para todos. Mas compreendo as razões de quererem pôr todos juntos, ainda que isto renda maneirismos inexistentes em outras Wikipédias.

Ortografia é uma coisa só. Léxico é uma coisa só. E a diferença entre as variantes da língua portuguesa é grande demais para querer que todos coexistam sob o mesmo guarda-chuva. Vivemos uma situação infeliz e desagradável. É como cão e gato atacando-se dentro de uma caixa na qual os dois foram presos. Isso é justo? Isso é correto ("correcto" é coisa que não existe no Brasil, letras mudas aqui são lembrança da ortografia pseudoetimológica, ao passo que "correto" inexiste em Portugal e nos demais países, que dão valor a letras que abrem a vogal posterior)? Não, é totalmente errado!

Nesta própria página na Wikipédia Babel eu coloco que minha língua é o português brasileiro (ptbr ou pt-BR). Se o português fosse uma coisa só de verdade, não haveria essa opção. E há, o que simboliza uma certa propensão a considerar a existência de duas variantes que na atual condição hostilizam-se além da conta. Os portugueses mais radicais continuarão a dizer que a "língua brasileira" é uma versão deturpada e barbarizada de sua língua e que na condição de donos e criadores da língua todos lhes devem obediência e não devem satisfações a ninguém. Os brasileiros, por sua vez, continuarão a achar o português europeu feio, esquisito, estranho, exótico e em boa parte incompreensível, com um monte de letras sobrando e acentos errados.

Infelizmente, há poucos utentes dos dois lados que têm o mínimo de respeito pela outra variante e a respeitam. Dou-lhes o meu respeito e a minha compreensão, mas infelizmente pessoas tão conscientes da realidade global da língua portuguesa são poucas. É uma pena, mas as coisas são assim. Continuarei a respeitar o português europeu, mas ainda terei de defender muito a minha expressão linguística de quem lhe nega validade. Respeito só vale se for recíproco.

Ortografia unificada é ilusão, com ou sem Acordo. O custo é alto, a dor de cabeça é grande e ninguém vai ceder novamente. Chega de mudanças! O Acordo Ortográfico de 1945, que tinha essa pretensão, não passava de ato colonializante de Portugal sobre o Brasil. Imposição unilateral. O Acordo Ortográfico de 1990 é bem-intencionado, mas só presta para o Brasil, país para o qual os seus princípios foram estabelecidos e que, enfim, não mudou muita coisa na grafia.

A Secessão da Wikipédia lusófona é o fim dos nossos maiores e mais graves problemas (haverá outros, mas como estaremos apenas e somente entre brasileiros, tudo será mais simples de resolver)! Todos nós teremos muito a ganhar e a aproveitar, pois só haverá uma e apenas uma ortografia válida em cada uma delas. Nós, brasileiros, não teremos de aguentar palavras exóticas e que estão em desacordo com as nossas regras. Muito melhor será aprender a lidar com diferenças regionais (tais como funilaria, lanternagem e chapiscagem, cobrador e trocador, encanador e bombeiro, etc.) do que com diferenças internacionais. Entre brasileiros, nós de certa forma estaremos muito melhores. A lusofonia - como a querem - não passa de devaneio e sonho. Essa ideia mal-intencionada de crer que só exista o "português" é que leva a tantas guerras aqui na Wikipédia, pois sufoca - mal - as diferenças e incompreensões que borbulham sob a aparente camada de paz wikipediana.

Os estudantes não se "desencaminharão" com palavras erradas, pois teremos um lugar onde poderemos nos expressar como somos na nossa completude. O Brasil merece seguir livre a alçar voo independente, pois falando o "português", o "português brasileiro" ou mesmo o "brasileiro" nossas palavras não mudarão uma letra - continuarão a ser aquilo que são.

A libertação mútua é o caminho da felicidade para nós todos.