Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The featured content star
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

A tartaruga-marinha-comum (Caretta caretta) também chamada de tartaruga-amarela, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-meio-pente ou tartaruga-mestiça, é uma espécie de tartaruga marinha pertencente à família Cheloniidae. Habita no oceano Atlântico, Pacífico e Índico, e no Mediterrâneo. Actualmente é a única espécie do género Caretta. Passa a maior parte da sua vida em habitats marinhos e estuarinos, e as fêmeas só vêm à praia para desovar. O seu potencial de reprodução é extremamente baixo; as fêmeas põem em média quatro ninhadas de ovos e posteriormente passam por um período de aquiescência no qual não põem ovos durante dois ou três anos. A tartaruga marinha comum atinge a maturidade sexual entre os 17 e os 33 anos e a sua expectativa de vida é de 47 a 67 anos.

As tartarugas adultas medem em média 90 cm de comprido e têm um peso médio de 135 kg, embora também se tenham registado exemplares maiores com um comprimento de até 213 cm e um peso de até 545 kg. A cor da pele varia entre amarelo e castanho, e a carapaça (concha) é tipicamente castanha–avermelhada. A diferença mais clara entre machos e fêmeas adultos é que os machos têm caudas mais grossas e carapaças mais curtas do que as fêmeas. Não existe dimorfismo sexual entre fêmeas e machos juvenis.

É uma espécie omnívora, que se alimenta principalmente de invertebrados que vivem no leito marinho. As suas mandíbulas são grandes e poderosas e servem como uma ferramenta eficaz para desfazer as presas. As tartarugas recém-nascidas têm vários predadores e os ovos são especialmente vulneráveis aos predadores e organismos terrestres. Quando atingem a idade adulta, o seu enorme tamanho faz com que os seus predadores se limitem basicamente aos grandes animais marinhos, como os tubarões. (leia mais...)

Lista destacada aleatória

Trazendo a Arca é uma banda brasileira de música cristã contemporânea criada em 2002 por Marcus Gregório, pastor do Ministério Apascentar, que na época criou o grupo Toque no Altar, onde Luiz Arcanjo, Ronald Fonseca, André Mattos, Deco Rodrigues, Verônica e Davi Sacer faziam parte de sua primeira formação, sendo a sua base. Desde 2003, ano em que foi gravado o álbum de estreia, o Toque no Altar recebeu notoriedade nacional. Em 2006, Ronald Fonseca trouxe de Recife o guitarrista Isaac Ramos para que fizesse parte do conjunto.

No final daquele ano, ocorreram divergências entre os membros do grupo e Marcus Gregório, fazendo com que os seis integrantes, base do Toque no Altar e Isaac Ramos se separassem da banda, fundando o Trazendo a Arca. Inicialmente foram várias as especulações de que os membros do Trazendo a Arca não poderiam gravar e nem tocar em shows as canções do Toque no Altar, que em sua maioria eram escritas por Davi Sacer, Luiz Arcanjo e Ronald Fonseca.

Imagem destacada aleatória

Lagarta Ardices canescens comendo uma folha de abóbora.

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais Tópicos