Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The featured content star
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

Face inferior do chapéu de espécime jovem.

Lactarius indigo é um fungo da família de cogumelos Russulaceae. Pode ser facilmente distinguido dos outros integrantes do gênero devido à sua característica cor azul. A espécie forma corpos de frutificação cujo tronco mede até 6 cm de altura. O píleo, o "chapéu" do cogumelo, é inicialmente convexo e com as margens enroladas para baixo, mas quando o fungo amadurece ele adquire um formato semelhante a um funil. Pode atingir 15 cm de diâmetro e sua superfície, pegajosa ao toque, tem faixas concêntricas com diferentes tons de azul. A face inferior do chapéu apresenta as lamelas. Inicialmente azuis, com o passar do tempo ficam mais pálidas e manchadas de verde pelo látex que escorre quando são danificadas.

A espécie foi descrita pela primeira vez em 1822 por Lewis von Schweinitz. A princípio batizada de Agaricus indigo, teve seu nome modificado para o atual em 1838 pelo sueco Elias Magnus Fries, considerado o "pai da micologia". O epíteto específico "indigo" é derivado da palavra latina que significa "azul índigo", uma referência à cor predominante do cogumelo. Vários nomes populares do fungo também remetem a esta característica, a exemplo de blue milk mushroom em inglês, e hongo azul em espanhol. A cor lhe é conferida pela presença do pigmento azuleno. (leia mais...)

Lista destacada aleatória

O HMS Kent, membro da Subclasse Kent da Classe County, durante a Segunda Guerra Mundial
O HMS Kent, membro da Subclasse Kent da Classe County, durante a Segunda Guerra Mundial

A Marinha Real Britânica construiu uma série de cruzadores pesados entre as décadas de 1910 e 1930. As primeiras embarcações construídas foram aquelas da Classe Hawkins, originalmente desenvolvidas com o objetivo de enfrentarem navios corsários alemães na Primeira Guerra Mundial, então para este fim foram equipados para poderem operar em qualquer parte do mundo. Entretanto, eles entraram em serviço muito tarde para participarem do conflito, com um de seus membros tendo sido convertido em porta-aviões durante a construção e posteriormente usado como navio de reparos.

O Reino Unido assinou o Tratado Naval de Washington em 1922, que limitava cruzadores a no máximo dez mil toneladas de deslocamento padrão. Estas limitações influenciaram o projeto da Classe County, subdividida em quatro subclasses ligeiramente diferentes entre si. A primeira foi a Subclasse Kent, cujo projeto sacrificou blindagem em favor de autonomia e poderio de fogo. Foi sucedida pela Subclasse London, que implementou pequenos melhoramentos na blindagem, e depois pela Subclasse Norfolk, que foi equipada com torres de artilharia aprimoradas. Por fim, a última subclasse, a Subclasse Surrey, foi cancelada em 1930. A Marinha Real por fim também construiu a Classe York, projetada para ser menor e mais barata que a Classe County.

Imagem destacada aleatória

Escultura da Praça da Sinagoga (Platz der Synagoge) em Göttingen Alemanha.

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais Tópicos