À Primeira Vista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre uma canção. Para o filme com Val Kilmer, veja À Primeira Vista (filme). Para o programa de TV, veja À Primeira Vista (reality show).
"À Primeira Vista"
Canção de Chico César
do álbum Aos Vivos
Gênero(s) MPB
Duração 3:27
Gravadora(s) Sony BMG
Composição Chico César
Produção Chico César

"À Primeira Vista" é uma canção gravada originalmente pelo cantor e compositor brasileiro Chico César para seu álbum Aos Vivos (1995).

Composição[editar | editar código-fonte]

Em entrevista ao Canal Bis, o cantor e compositor Chico César disse: "'À Primeira Vista' tem um nascimento muito curioso. Me ocorreu uma coisa de 'quando'. O primeiro verso era 'Quando eu não tinha nada eu quis' e o último era 'quando vi você me apaixonei'. Mas pelo meio tinha vários 'quandos' bizarros. 'Quando bebi demais vomitei', 'quando ouvi Hendrix pirei'. Aí eu pensei, 'Poxa, esse primeiro verso e esse último têm a ver. Todos esses que tão no meio, eram uns trinta, são tudo loucura da minha cabeça. Aí eu falei 'Isso é uma canção de amor'", e musicou a faixa, incluindo-a em seu álbum Aos Vivos (1995).[1] "À Primeira Vista" é uma balada romântica.[2] A canção também é reconhecida por citar os artistas Salif Keita e Prince.

Versão de Daniela Mercury[editar | editar código-fonte]

"À Primeira Vista"
Single de Daniela Mercury
do álbum Feijão com Arroz
Lançamento 1996
Formato(s)
Gênero(s) MPB
Duração 4:45
Gravadora(s) Epic
Composição Chico César
Produção Alfredo Moura
Cronologia de singles de Daniela Mercury
"Por Amor ao Ilê"
(1994)
"Rapunzel"
(1997)

"À Primeira Vista" é uma canção gravada pela artista musical brasileira Daniela Mercury, para seu quarto álbum de estúdio Feijão com Arroz (1996). Foi produzida por Alfredo Moura e lançada como o primeiro single do álbum em 1996 pela Epic Records.

Antecedentes e gravação[editar | editar código-fonte]

Quando a irmã mais nova de Daniela Mercury foi morar em São Paulo, César deu-lhe uma cópia do disco Aos Vivos, e sua irmã acabou mandando uma fita com a canção para Mercury. Assim que a ouviu, a cantora ficou "completamente chapada", e não conseguia sair do carro onde estava. Após César ter prometido à Mercury a música, as cantoras Maria Bethânia, Elba Ramalho e Zizi Possi também ficaram interessadas em gravar a canção. Ramalho comentou: "'À Primeira Vista' foi a música que mais me pegou. Quando eu escutei eu falei: 'Vou nela'".[1][3] Quando a faixa foi lançada por Mercury como primeiro single de Feijão com Arroz (1996), César comentou: "Eu sintonizei na Musical FM, e começou a tocar 'Primeira vista'. Foi um choque para mim: 'Poxa, estão tocando a minha música!'", exclamou ele.[4] A cantora comentou: "Há uns dois anos, teria lançado o disco com 'Rapunzel', ou outra música dançante. Mas, agora, não tenho mais necessidade de provar nada. Desta vez, o que está em foco é a canção. É a melodia que comove. Podem enjoar da música, mas o disco tem outras canções."[5]

Análise da crítica[editar | editar código-fonte]

A revista Rhythm: Global Sounds and Ideas chamou a canção de "uma canção de amor tocante".[6]

Apresentações ao vivo[editar | editar código-fonte]

Mercury apresentou a canção na maioria de suas turnês, além do Rock in Rio III em 2001.[7] A cantora também cantou a faixa no Música Boa Ao Vivo do canal pago Multishow com o cantor Thiaguinho em 2014, e na final do The Voice Kids português em 2015.[8][9]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Indicação Resultado
1996 Melhores do Ano Música do Ano Venceu

Notas e referências

Notas

Referências