Ágar MRS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O ágar De Man, Rogosa e Sharpe, frequentemente abreviado para MRS, é um meio de cultura seletivo projetado para favorecer o crescimento profuso de lactobacilos para estudo laboratorial. Desenvolvido em 1960, este meio foi nomeado por seus inventores. Ele contém acetato de sódio, que suprime o crescimento de muitas bactérias competidoras (embora algumas outras bactérias ácido-láticas, como Leuconostoc e Pediococcus, possam crescer). Este meio tem uma cor marrom claro.[1]

Composição típica[editar | editar código-fonte]

O ágar MRS geralmente contém (m/v):[2]

Os extratos de levedura / carne e peptona fornecem fontes de carbono, nitrogênio e vitaminas para o crescimento bacteriano geral. O extrato de levedura também contém vitaminas e aminoácidos especificamente exigidos pelos lactobacilos. Polissorbato 80 é um surfactante que auxilia na absorção de nutrientes pelos lactobacilos. Sulfato de magnésio e sulfato de manganês fornecem cátions usados no metabolismo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Ágar MacConkey (meio de cultura concebido para cultivar bactérias Gram-negativas e diferenciá-las para fermentação de lactose).

Referências

  1. EMD Chemicals, MRS Agar Arquivado em 2009-04-30 no Wayback Machine, 2002.
  2. MAN, Johannes Cornelis de; ROGOSA, Morrison; SHARPE, Margaret Elisabeth (abril de 1960). «A medium for the cultivation of Lactobacilli». Oxford. Journal of Applied Bacteriology (em inglês). 23 (1): 130–135. doi:10.1111/j.1365-2672.1960.tb00188.x. Consultado em 6 de abril de 2019. (pede subscrição (ajuda))