Ágora Corretora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ágora Investimentos
Ágora Corretora
Razão social Ágora Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.
Atividade Investimentos
Gênero CTVM
Fundação 1993 (31 anos)
Fundador(es) Roberto Campos Rocha
Selmo Nissenbaum
Ricardo Stabille
Sede São Paulo
Proprietário(s) Bradesco
Produtos Ações
Derivativos
Commodities
Fundo de investimento
Fundo de Investimento Imobiliário
Renda fixa
Tesouro Direto
Website oficial www.agorainvestimentos.com.br

A Ágora Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. é uma corretora de valores brasileira, fundada em 1993, sendo uma das maiores instituições financeiras do país, detendo a terceira maior fatia de mercado.

História[editar | editar código-fonte]

1993[editar | editar código-fonte]

A Ágora Corretora de Títulos e Valores Mobiliários foi fundada em 1993 por Roberto Campos Rocha e Selmo Nissenbaum e iniciou suas atividades no mercado de capitais com foco no investidor institucional estrangeiro, mas ampliou sua área de atuação, passando a atender também ao investidor institucional doméstico.

2000[editar | editar código-fonte]

A Ágora lança a ferramenta para a realização de operações na Bolsa, através da Internet, a VipTrade.

2001[editar | editar código-fonte]

A Corretora fundiu suas atividades com a Sênior Corretora, empresa fundada em 1987. Surgindo então a Ágora Senior Corretora de Títulos e Valores Mobiliários.

2002[editar | editar código-fonte]

A Ágora Senior abre sua primeira filial em Ribeirão Preto.

2004[editar | editar código-fonte]

Nova filial da Ágora Senior em Campinas e em Belo Horizonte (Ex Exata). Absorção das operações da Égide Corretora de Títulos e Valores Mobiliários, e conseqüentemente, suas filiais: Centro e Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, e Juiz de Fora. Consolidação do projeto de expansão com a abertura de novas filiais: Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.

2005[editar | editar código-fonte]

Parceria com a Opus Participações, que passou a deter 23% do capital da Ágora Senior. Mudança de endereço da Matriz: do Leblon para Botafogo. União dos sites Ágora Senior e VipTrade, formando o Portal Ágora. Encerramento das atividades na filial Porto Alegre.

2006[editar | editar código-fonte]

As cores e a logomarca passaram de Ágora Senior para apenas Ágora. Abertura de nova filial em Nova Iorque. Aumento na participação societária da Opus, que passa a deter 53% do capital da Ágora e a mesma passa a obter 47% da Opus Gestão de Recursos, empresa de gestão de recursos do Grupo Opus. Encerramento das atividades nas filiais Curitiba, Ribeirão Preto e Barra da Tijuca / RJ.

2007[editar | editar código-fonte]

A Ágora é certificada pela BM&F em todas as categorias em que atua: Web Broker, Execution Broker, Carrying Broker and Retail Broker.

2008[editar | editar código-fonte]

O Banco Central aprova a aquisição da Ágora Holdings pelo Banco Bradesco de Investimento (BBI) no dia 5 de setembro.[1][2]

2019[editar | editar código-fonte]

O Bradesco anunciou a retomada da operação da corretora Ágora, investindo R$ 150 milhões para relançar a plataforma que passa a ser a plataforma de investimentos para os clientes pessoas físicas do banco.[3][4]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.