Águia-calçada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaÁguia-calçada
Hieraaetus pennatus
Hieraaetus pennatus

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes
Falconiformes
Família: Accipitridae
Género: Hieraaetus
Espécie: H. pennatus
Nome binomial
Hieraaetus pennatus
(Gmelin, 1788)
Distribuição geográfica

A águia-pequena, águia-calçada ou águia-de-botas (Hieraaetus pennatus) é uma ave de rapina grande. Tem cerca de 47 cm de comprimento e uma envergadura de 120 cm. É a menor das verdadeiras águias europeias, apresentando um tamanho e formas semelhantes aos da águia-de-asa-redonda (Buteo buteo). Como todas as águias, está classificada na família Accipitridae.[2]

O voo da águia-de-botas é mais semelhante aos das águias verdadeiras, seguindo uma trajectória mais direta.

Águia-pequena no inverno indiano

Ela habita o sul da Europa, norte da África e grande parte da Ásia. É uma ave migratória e passa o inverno na África subsariana e no sul da Ásia. Esta águia põe 1 a 2 ovos em um ninho de árvore ou rochedo.

É uma espécie de área arborizada, muitas vezes encontrada em montanhas ou campos abertos. Caça pequenos mamíferos, répteis e outras aves.

É mais pequena que a águia-de-asa-redonda, mas tem um formato mais aquilino que a outra. Machos adultos tem cerca de 700 g de peso e as fêmeas podem chegar a 1 kg. Existem dois tipos de plumagens: a pálida tem predominância do cinza-claro com a cabeça e as penas de vôo negras; a outra forma tem plumagem com um marrom-médio com penas de vôo em cinza-escuro.

O pio é um guincho kli-kli-kli. Recentes pesquisas de DNA na águia-pequena a moveram do gênero Aquila para o Hieraaetus.

Hieraaetus pennatus - MHNT

Conservação[editar | editar código-fonte]

Em termos europeus encontra-se na categoria SPEC 3 (SPEC corresponde a Species of European Conservation Concern – espécies que suscitam preocupações de conservação a nível europeu).

O critério para a inclusão desta espécie nesta categoria prende-se com o fato de ser uma espécie rara na Europa com uma população inferior a 10 mil casais.

Os decréscimos registados parecem dever-se a factores relacionados com a degradação e destruição dos habitats. A caça furtiva e a mortalidade devida a electrocussão nos postes eléctricos, também parecem constituir importantes factores de ameaça.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

A espécie é monotípica (não são reconhecidas subespécies).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «IUCN red list Hieraaetus pennatus». Lista vermelha da IUCN. Consultado em 19 de abril de 2022 
  2. «Hieraaetus pennatus». Fauna Europaea (em inglês). Consultado em 30 de agosto de 2021