Águia-de-bonelli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaÁguia-de-bonelli

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes
Falconiformes
Família: Accipitridae
Género: Aquila,Hieraaetus
Espécie: A. fasciata
Nome binomial
Aquila fasciata[1]
(Vieillot, 1822)
Distribuição geográfica
Mapa de distribuição
Mapa de distribuição
Sinónimos
Hieraaetus fasciatus
Aquila fasciata - MHNT

A águia-de-bonelli[3] também chamada, pela tradução do nome espanhol, "águia-perdigueira"[4][5][6] (Aquila fasciata, até 2014 Hieraaetus fasciatus),[7], é uma ave pertencente à família Accipitridae.

Esta ave de rapina, devido a ser uma espécie em perigo de extinção, foi classificada em Portugal com o estatuto de conservação "Em Perigo" (Livro vermelho dos vertebrados de Portugal continental) e na União Europeia com o estatuto de conservação "Pouco Preocupante".

Tem um comprimento de cerca de 60 cm e envergadura de asas de 165 cm.

Habita normalmente regiões montanhosas, onde pode ser avistada a pairar, geralmente aos pares. A sua silhueta em voo é facilmente confundida com a águia-real, mas distingue-se por ter as guias mais curtas e a cauda mais longa e direita.

Uma águia-de-bonelli jovem, em voo.

São predominantemente residentes, mas alguns indivíduos migram para zonas mais quentes no inverno.

A águia-de-bonelli está presente no emblema do Portimonense, sendo também a mascote desta equipa de futebol do Algarve.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

São reconhecidas duas subespécies:

Caracterização morfológica[editar | editar código-fonte]

Águia de tamanho médio, com uma envergadura que varia entre o 1,5 m e 1,8 m, e com peso entre 1500 a 2400 gr. Em adulta com plumagem escura nas asas, branca na parte inferior do corpo, e com mancha branca típica no centro do dorso (bem visível por ter penas muito escuras em redor). Tem uma banda negra na extremidade da cauda. Os juvenis têm uma plumagem totalmente distinta, com asas castanho escuras e restante corpo em tons castanho amarelados, cor de mel. Progressivamente, ao longo de 4 anos, vai adquirindo os padrões da plumagem adulta. Os sexos distinguem-se sobretudo pelo tamanho, cerca de 20 cm de diferença em termos de envergadura.

Em voo, as águias-de-bonelli adultas podem confundir-se com outras aves com plumagem branca (ou claro) no ventre como a águia-calçada ou a águia-cobreira. A identificação faz-se sobretudo pela detecção do contraste entre o branco do ventre e o negro das asas, muito nítido na águia-de-bonelli, mas também pela mancha branca dorsal e observação do aspecto mais pesado do voo, planando em círculos comparativamente mais abertos e lentos. A grandes distancias a sua silhueta distingue-se da águia-real pelo facto de ter a ponta das asas ligeiramente dobrada para baixo (contrariamente à águia-real).

Distribuição mundial[editar | editar código-fonte]

A águia-de-bonelli possui uma distribuição indo-africana, numa extensa área desde a Indochina, Sul da Ásia, Médio Oriente, e em África a Norte e Sul do Saara até à bacia do Mediterrâneo. No Paleárctico Ocidental encontra-se confinada à zona mediterrânica, nomeadamente na Albânia, Bulgária, Chipre, Croácia, Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal e Turquia. A águia-de-bonelli é uma espécie protegida principalmente na Península Ibérica. Adapta-se a praticamente todos os ambiente excepto desertos e florestas serradas.

A nível europeu, tem sido assinalada uma drástica redução da população em diversas regiões nomeadamente França e na metade norte da Península Ibérica.

Referências

  1. «Raptors». IOC World Bird List (em inglês). Consultado em 13 de Outubro de 2010 
  2. «IUCN red list Aquila fasciata». Lista vermelha da IUCN. Consultado em 24 de março de 2022 
  3. «Águia-de-bonelli». Consultado em 28 de junho de 2023 
  4. «Definição de 'Águia' no Dicionário Eletrónico Estraviz». estraviz.org. Consultado em 15 de junho de 2016 
  5. «Raça Águia-perdigueira. Descrição sobre raça Águia-perdigueira.». mundoentrepatas.com. Consultado em 15 de junho de 2016 
  6. «Falta de coelhos ameaça águia-perdigueira». PÚBLICO. Consultado em 15 de junho de 2016 
  7. «Aquila fasciata (Bonelli's Eagle)». www.iucnredlist.org. Consultado em 11 de dezembro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Águia-de-bonelli
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Águia-de-bonelli
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.