Álvaro Gomes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Álvaro Gomes
Deputado Estadual pela Bahia Bahia
Período 1º:1 de fevereiro de 2003
até 1 de fevereiro de 2007
2º: 1 de fevereiro de 2007
até 1 de fevereiro de 2011
3º:
1 de fevereiro de 2011
até 5 de janeiro de 2015
Dados pessoais
Nascimento 8 de julho de 1958 (60 anos)
Tapiramutá (BA)
Partido PCdoB (1979- atualidade)
Profissão Farmacêutico e Bancário

José Álvaro Fonseca Gomes, mais conhecido como Álvaro Gomes CBJM(Tapiramutá, 8 de julho de 1958) é um farmacêutico, bancário, sindicalista e político brasileiro, deputado estadual da Bahia pelo Partido Comunista do Brasil.

Foi Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia, entre 2015 e 2017. Posteriormente, exerceu o cargo de Assessor Especial do Gabineto do Governador, até 2018.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de João Colombo Gomes e Diva Fonseca Gomes, realizou os cursos primário e secundário na cidade natal, concluído em 1978; completou a formação educacional diplomando-se em Farmácia pela UFBA, em 1985 e cursos em saúde coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da mesma Universidade (em 1996 e 1997).[1]

O Bancário Sindicalista

Álvaro Gomes iniciou a sua caminhada ainda muito cedo como bancário. Diante as perdas, injustiças e explorações do dia-a-dia, nasceu a vontade de lutar por melhorias para a classe. Ingressou no Sindicato dos Bancários da Bahia, compondo sua diretoria como suplente entre 1981-1984, depois como secretário e vice-presidente (1984-1987) e finalmente presidente (1987-1996 e de 1999-2002); integrou as diretorias de outras instituições sindicais e laborais, como a CUT e Confederação Nacional dos Bancários.[1]

Em sua gestão, o Sindicato dos Bancários da Bahia se tornou referência, Brasil a fora. Álvaro uutou por liberdade no exercício da atividade sindical, liderou as grandes greves e conquistas nas décadas de 80 e 90, do setor. Com uma visão revolucionária, criou o primeiro e único Jornal diário da classe bancária. Promoveu a construção do Ginásio de Esportes e a duplicação da sede da entidade e criou o Espaço Cultural Raul Seixas. Álvaro Gomes, batalhou contra a corrupção, o desmonte dos bancos públicos. Foi condenado a prisão por denunciar irregularidades no Baneb.

O Parlamentar

Eleito deputado estadual por três legislaturas (2003-2007, 2007-2011 e 2011-2015). Durante 12 anos recebeu todos os prêmios concedidos pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Apresentou mais de 1700 proposições, sendo que dessas 337 projetos de lei. Teve atuação marcante na defesa do consumidor, com destaque para a universalização da telefonia e internet. Em seu primeiro mandato, conseguiu, por meio de ação judicial, que os projetos de lei dos deputados fossem apreciados. Relator da Lei de Organização Judiciária (LOJ), assegurou a implantação das Varas de Combate à Violência Doméstica e a ampliação das Varas Especializadas do Consumidor, bem como o aumento do número de vagas de Juízes e Desembargadores.

Presidiu as comissões de Defesa do Consumidor e Trabalho, Direitos Humanos, Saúde e Educação sempre discutindo os temas mais relevantes para a população. Em 2014, implantou o Parlamento Jovem, buscando incentivar a participação do jovem na vida política. Em 2015, renunciou o mandato para ocupar o cargo de secretário de governo. No mesmo ano em que foi homenageado pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), com o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira.[1] A excelência do seu trabalho e a sua combatividade na luta social levaram a ALBA a conceder-lhe em 2018, mais um título, desta vez, a Comenda Dois de Julho, considerada também, das mais altas honrarias daquela Casa Parlamentar.

O Secretário de Rui Costa

Foi Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), do governo Rui Costa entre 2015 e 2016, construiu a base do Contrate-BA – Intermediação de mão de obra de trabalhadores autônomos, e teve papel fundamental no processo de intermediação dos Programas Partiu Estágio e Primeiro Emprego. À frente da pasta criou o Grupo Superação para inserção no mundo do trabalho de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Foi eleito e reeleito presidente do Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho (FONSET), coordenou a elaboração do Projeto de Lei do Sistema Nacional de Emprego (SINE), que facilita a transferência de recursos do programa. Álvaro Gomes priorizou o esporte como fator de inclusão social. Em sua gestão foram realizados grandes eventos internacionais, entre os quais o Campeonato Júnior de Luta Olímpica.

Coordenou a organização dos 10 jogos de futebol das Olimpíadas Rio 2016, realizados na Bahia. Viabilizou a construção da Piscina Olímpica. Deixou a Secretaria para ser Assessor Especial do Gabinete do Governador entre 2017 e 2018. Entretanto, destaca que sempre estará a serviço do povo da Bahia, na luta pela paz e justiça social.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Álvaro Gomes é autor de três livros:[1]

  • Cuba, Ilha da Resistência, 1991;
  • O Trabalho no Século XXI, Sindicato dos Bancários, 2001;
  • Paz só com Justiça Social, Sindicato dos Bancários, 2002.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d Institucional (s/d). «Dep. Álvaro Gomes». ALBa. Consultado em 27 de maio de 2016. 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.