Área de Relevante Interesse Ecológico Serra da Abelha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Área de Relevante Interesse Ecológico da Serra da Abelha
Categoria IV da IUCN (Área de Manejo de Habitat/Espécie)
Papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), uma das espécies da Serra da Abelha.
Localização SC, Brasil
Dados
Área 5 017 ha[1]
Criação 25 de maio de 1996
Gestão ICMBio[2]
Coordenadas 26° 47' 23" S 49° 53' 57" O
Área de Relevante Interesse Ecológico da Serra da Abelha está localizado em: Brasil
Área de Relevante Interesse Ecológico da Serra da Abelha

A área de relevante interesse ecológico da Serra da Abelha é uma unidade de conservação brasileira de uso sustentável da natureza localizada nos municípios catarinenses de Vitor Meireles e Santa Terezinha.[2]

História[editar | editar código-fonte]

A Resolução nº 005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), de 17 de outubro de 1990, propôs à Presidência da República um decreto para a criação de uma área de relevante interesse ecológico (ARIE) no município catarinense de Vitor Meireles.[3] A criação oficial da ARIE Serra da Abelha deu-se através do Decreto s/n de 25 de maio de 1996, publicado no Diário Oficial da União em 29 de maio de 1996.[1]

Caracterização da área[editar | editar código-fonte]

Abrangendo 5 017 ha, a ÁRIE Serra da Abelha está inserida no bioma da Mata Atlântica, na zona de transição entre as florestas ombrófila mista e ombrófila densa. Seus objetivos incluem a manutenção dos ecossistemas naturais da região, de grande importância científica, por sua biodiversidade e características fitossociológicas, e a regulação do uso admissível dessas áreas, de modo a conservá-lo para as gerações futuras.[1][4]

Referências

  1. a b c Área de relevante interesse ecológico Serra da Abelha. Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente. Página visitada em 30 de dezembro de 2011.
  2. a b «ARIE Serra das Abelhas - Rio da Prata». Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Consultado em 30 de dezembro de 2011. 
  3. «Resolução CONAMA nº 005 de 17 de outubro de 1990» (PDF). CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. 6 de dezembro de 1990. Consultado em 30 de dezembro de 2011. 
  4. «ARIE da Serra da Abelha». Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí. Consultado em 30 de dezembro de 2011. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.