Área de serviço

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Exemplo de uma área de serviço.

A área de serviço,[1] lavanderia (português brasileiro) ou lavandaria (português europeu) é o espaço de uma residência no qual são lavadas e passadas as roupas. No local são instalados o tanque, a máquina de lavar roupa e/ou a máquina de secar roupa, o varal e a mesa ou tábua de engomar. Este lugar pode estar o mesmo lugar no sótão de casa, isto não é muito comum no Brasil, mas é mais comum nos países da América do Norte, como Estados Unidos da América e Canadá.

Lavagem de Roupas pelo Mundo[editar | editar código-fonte]

Mulheres trabalhando em área de serviço (1913)

No Brasil o termo lavanderia é geralmente utilizado para as lojas que prestam serviço de lavagem de roupa. O espaço reservado para: a máquina de lavar/secar, o tanque e demais itens de suporte para os produtos de limpeza , roupas sujas e acabamento das peças já limpas, geralmente é chamado de área de serviço. Diante da perda de espaço da área de serviço dos apartamentos as lojas chamadas lavanderias vêm ganhando espaço. E também as lavanderias compartilhadas, onde os moradores de prédios fazem o uso comum dessa área[2].

Na Irlanda e em vários países da Europa não há tanques e nem um espaço dentro da casa como área de serviço. Normalmente a máquina de lavar roupas fica na cozinha, no fundo da residência ou no quintal, em um local chamado shelter[3].

Detalhe de uma área de serviço
Cesto confeccionado em bambu para armazenar as roupas sujas na área de serviço.

Referências

  1. REGO, Rita de Cássia Franco; BARRETO, Maurício L.; KILLINGER, Cristina Larrea. "O que é lixo afinal? Como pensam mulheres residentes na periferia de um grande centro urbano". Cadernos de Saúde Pública Rio de Janeiro, v. 18, n° 6, dezembro de 2002.
  2. «OMO Lavanderia Compartilhada adquire grande empresa do segmento». Mercado&Consumo. 18 de agosto de 2020. Consultado em 2 de abril de 2021 
  3. «Casa sem tanque e outras coisas que os brasileiros estranham no exterior». www.uol.com.br. Consultado em 2 de abril de 2021 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.