Ársaces I da Pártia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Moedas com a representação do Rei da Pártia, Ársaces I

Ársaces I da Pártia (? — 211 a.C.) foi o primeiro rei da Pártia e fundador da Dinastia arsácida, tendo governado entre cerca de 250 e 211 a.C..

Ársaces era o chefe de uma tribo (os citas ou dahai) do deserto a leste do Mar Cáspio. Uma tradição posterior, presenvada por Arriano, derivam Ársaces e o seu irmão Tiridates do rei Artaxerxes II, mas esta ideia não tem grande fundamento histórico.

Ársaces, procurando refúgio junto do rei Diodoto I da Báctria, invadiu a Pártia, então província do Império Selêucida, por volta de 250 a.C.. De acordo com Arriano, Ársaces foi então morto e sucedido pelo seu irmão. Modernos historiadores acreditantam no entanto que ele terá governado a Pártia até ao ano 221 a.C., quando terá sido sucedido pelo seu filho Ársaces II da Pártia. O nome Ársaces, na língua desse povo, é pronunciado 'ršk (Aršak). Em grego é escrito como Αρσακης. Com algumas excepções, apenas o nome Αρσακης ocorre em moedas dos reis da Pártia (no genitivo ΑΡΣΑΚΟΥ, juntamente com outros epítetos), e o lado oposto da moeda normalmente mostra uma figura sentada do fundador da dinastia, segurando na mão um arco de flechas. O Império Parto foi finalmente derrubado em 226, por Artaxes I, fundador da Dinastia Sassânida.

Em chinês antigo, o nome da Pártia era "Anxi" (Ch:安息, lido como ansik). Anxi foi descrito pelo Zhang Qian, um enviado da China, que visitou as terras circundantes da Báctria e Sogdiana, em 126 a.C.. Escreveu então o primeiro registo chinês acerca da Pártia.

Precedido por
-
Rei da Pártia
c. 247 a.C.211 a.C..
Sucedido por
Ársaces II