Ática

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: "Ático" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Ático (desambiguação) ou Ática (desambiguação).
Grécia Ática

Ἀττική

 
  Região  
Localização
País Grécia
Administração
Capital Atenas
Características geográficas
Área total 3 808 km²
População total (2011) 3 828 434 hab.
Densidade 1 005,4 hab./km²
Outras informações
Unidades regionais Atenas Setentrional
Atenas Ocidental
Atenas Meridional
Atenas Central
Ática Oriental
Pireu
Ilhas
Ática Ocidental
Sítio www.attiki.gov.gr

Ática (em grego: Ἀττική; romaniz.:Attikḗ ou Attikī́) é uma região administrativa e histórica que engloba a cidade de Atenas, capital da Grécia. A região histórica é centrada na península Ática, que se projeta no Mar Egeu. A região administrativa moderna da Ática é mais extensa do que a região histórica e inclui as Ilhas de Salônica, Citera, e do município de Troizinia no Peloponeso. A história da Ática está intimamente ligada com a história de Atenas, que, desde o período clássico, é uma das cidades mais importantes do mundo antigo.

História[editar | editar código-fonte]

Ver artigos principais: História de Atenas e Democracia ateniense

Durante a antiguidade, os atenienses se gabavam de ser 'autóctones', o que quer dizer que eles eram os habitantes originais da área e não tinham se mudado da Ática para outro lugar. As tradições atuais no período clássico contam que, durante a Idade das Trevas Grega, Ática havia se tornado o refúgio dos jônicos,[1] que pertenciam a uma tribo do norte de Peloponeso. Supostamente, os jônicos tinham sido forçados a sair de sua terra natal pelos aqueus, que haviam sido expulsos de sua terra natal pela invasão dórica.[2] Supostamente, o jônios integraram com os Áticos antigos, que, mais tarde, se consideravam parte da tribo Jônica e falavam o dialeto Jônico. Muitos Jônicos depois deixaram a Ática para colonizar a costa do Mar Egeu, na Ásia Menor e para criar as doze cidades de Jônia.

Durante o período micênico, os Áticos viviam em sociedades agrícolas autônomas. Os principais locais onde foram encontrados vestígios pré-históricos são Maratona, Rafina, Nea Makri, Brauron, Thorikos, Agios Kosmas, Elêusis, Menidi, Markopoulo, Esparta, Aphidnae e Atenas. Todos esses assentamentos floresceram durante o período micênico.[3] Segundo a tradição, Ática era composto por doze pequenas comunidades durante o reinado de Cécrope, o rei Jônico lendário da Ática, e estas foram posteriormente incorporadas em um estado ateniense Teseu durante os reinado, o rei mítico de Atenas. Os historiadores modernos consideram mais provável que as comunidades foram sendo progressivamente incorporadas num estado ateniense durante o 8º e o 7º séculos a.C..[4]

Até o século VI a.C., famílias aristocráticas viviam vidas independentes nos subúrbios. Somente após a tirania de Pisístrato e as reformas implementadas por Clístenes que as comunidades locais perdem sua independência e sucumbem ao governo central em Atenas.[5] Como resultado dessas reformas, Ática foi dividida em cerca de uma centena de municípios, os Demos (Demoi, δῆμοι), e também em três grandes setores: a cidade (ἄστυ), que compreende as áreas do centro de Atenas, Ymittos, Aegaleo e o sopé do Monte Parnes, a costa (παράλια), que incluia a área entre Elêusis e Cabo Sunião e a área ao redor da cidade (ἐσωτερικό-μεσογαία), habitado por pessoas que vivem no norte do Monte Parnitha, Pentélico e a área leste da montanha de Hymettus. Principalmente, cada unidade cívica que incluim partes iguais de habitantes da cidade, marinheiros e agricultores. Os "trittýs" ("terceiro") de cada setor constituía uma tribo. Consequentemente, Ática era composta por dez tribos.

Localização[editar | editar código-fonte]

Vista aérea da cidade de Rafina, Ática.

Está localizada na região centro-oriental da parte continental[6] do país e faz fronteira com as periferias da Grécia Central, a noroeste, e do Peloponeso em duas seções, uma a oeste, no istmo de Corinto e outra no extremo oriental do Peloponeso, onde se encontra a ilha de Poros e a cidade de Métana. A Ática é uma península montanhosa entre o Mar Egeu e o Golfo Sarónico.[6] A ilha de Cítera, ao largo da extremidade sul da península do Peloponeso e considerada parte das ilhas Jónicas, é também administrada dentro desta periferia. A periferia de Ática compreende quatro prefeituras, Atenas, Pireu, Ática Oriental e Ática Ocidental.

Densidade demográfica[editar | editar código-fonte]

Esta periferia tem uma área de 3 800 km² e uma população de 3 700 000 habitantes, dos quais mais de 95% vivem em Atenas. A esta periferia pertencem ainda as ilhas de Salamina, Egina, Poros, Hidra, Spetses, e Anticítera, no Golfo Sarónico (não confundir com o Golfo de Salónica, no noroeste do país).

Referências

  1. Waldman, Carl; Mason, Catherine (2006). Encyclopedia of European Peoples (em inglês). [S.l.]: Infobase Publishing. p. 418. ISBN 1438129181 
  2. W. H. S. Jones. «Arcadia, Mysthical history» (em inglês). Theoi E-Texts Library. Consultado em 7 de novembro de 2013 
  3. «History» (PDF). Democritus University of Thrace (em grego). Prefecture of Attica. Consultado em 7 de novembro de 2013 
  4. Ancient History until 30 BC (Ιστορία των αρχαίων χρόνων ως το 30 πΧ), L. Tsaktsiras, M. Tiverios, schoolbook for A' Gymnasiou, 13ª edição, Atenas, 1994, p. 115
  5. Garland, Robert. Daily Life of the Ancient Greeks. Greenwood Press, 1998. ISBN 0313303835
  6. a b World and Its Peoples. "Attica". Marshall Cavendish, 2010. pp. 1449. ISBN 0761479023

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ática