Ânia Cornifícia Faustina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para a filha de Marco Aurélio, veja Ânia Cornifícia Faustina Menor.
Ânia Cornifícia Faustina
Nascimento 123
Morte 152
Cidadania Roma Antiga
Progenitores
Filho(s) Marcus Ummidius Quadratus, Ummidia Cornificia Faustina
Irmão(s) Marco Aurélio

Ânia Cornifícia Faustina (em latim: Annia Cornificia Faustina Major; c. 122/123 - entre 152 e 155), chamada também de Ânia Cornifícia Faustina Maior ou Ânia Cornifícia Faustina, a Velha, foi a única filha e a mais nova dos herdeiros do pretor Marco Ânio Vero e Domícia Lucila. Seus pais eram de famílias senatoriais muito ricas de status consular. Ela era irmã do imperador Marco Aurélio e ambos nasceram e foram criados em Roma.

História[editar | editar código-fonte]

Em 124, o pai de Cornifícia morreu, muito jovem. Ela e o irmão, ambos com menos de cinco anos de idade, foram criados pela mãe, Lucila, e pelo avô, o senador romano Marco Ânio Vero, que morreu em 138. As relações entre Cornifícia e o irmão parecem ter sido boas e, antes que ela se casasse, a herança do pai foi acertada entre os dois.

Cornifícia se casou com o senador Caio Umídio Quadrado Aniano Vero, que serviu como cônsul sufecto provavelmente 146[1]. Aniano Vero era descendente de uma das principais famílias aristocráticas da capital e também uma das mais influentes. Um de seus antecessores diretos era o finado cônsul sufecto Caio Umídio Dúrmio Quadrado. O casal teve dois filhos, Marcos Umídio Quadrado Aniano, cônsul em 167, e Umídia Cornifícia Faustina. Os dois foram envolvidos na tentativa fracassada de assassinar Cômodo engendrada pela irmã dele (e prima dos dois), Lucila, e foram executados em 182.

Árvore genealógica[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • "Biografia de Marco Aurélio", Anthony Richard Birley, Routledge, 2000
  • "From Tiberius to the Antonines: a history of the Roman Empire AD 14-192", de Albino Garzetti, 1974
  • "Meditações", do imperador Marco Aurélio
  • "Historia Augusta" – Vida de Marco Aurélio

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. Syme, "The Ummidii", pp. 98 ff.