Åtvidaberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Åtvidaberg
Cidade da Suécia
Sede de Município
Antigas instalações da Facit.
País  Suécia
Província histórica Östergötland vapen.svg Östergötland
Condado Östergötlands läns vapen.png Östergötland
Comuna Åtvidaberg vapen.svg Åtvidaberg

Åtvidaberg (PRONÚNCIA APROXIMADA ôt-vida-béri) é uma cidade industrial e sede da comuna de Åtvidaberg, Gotalândia Oriental (Östergötland), Suécia.

História[editar | editar código-fonte]

Com o cobre descoberto na Idade Média, a região converteu-se num pólo mineiro, tendo a cidade de Åtvidaberg por centro. Através de investimentos feitos nos séculos XIX e XX, Åtvidaberg tornou-se um moderno centro industrial.

No início da década de 1970, a indústria local era dominada pela fabricante de calculadoras mecânicas Facit, maior patrocinadora do Åtvidabergs FF, um dos mais fortes times suecos de futebol dos anos 1970 (e onde joga hoje o brasileiro Ricardo Santos). Quando a Facit faliu em meados da década, a perda do patrocínio fez com que o time também entrasse em decadência.

O Brasil em Åtvidaberg[editar | editar código-fonte]

A convite da Facit, a Seleção Brasileira de Futebol esteve na cidade no verão de 1966, onde disputou uma partida amistosa contra o Åtvidabergs FF e teve contato com a cultura local (figurantes em trajes "vikings" e uma apresentação da cantora Lill Lindfors). Os futebolistas brasileiros também aproveitaram a ocasião para fazer um churrasco de confraternização.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Cidades da Suécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.