Åtvidaberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Åtvidaberg
Cidade da Suécia
Sede de Município
Antigas instalações da Facit.
País  Suécia
Província histórica Östergötland vapen.svg Östergötland
Condado Östergötlands läns vapen.png Östergötland
Comuna Åtvidaberg vapen.svg Åtvidaberg
População 7 014 (2 015)

Åtvidaberg (PRONÚNCIA APROXIMADA ôt-vida-béri) é uma cidade industrial e sede da comuna de Åtvidaberg, Gotalândia Oriental (Östergötland), Suécia.

História[editar | editar código-fonte]

Com o cobre descoberto na Idade Média, a região converteu-se num pólo mineiro, tendo a cidade de Åtvidaberg por centro. Através de investimentos feitos nos séculos XIX e XX, Åtvidaberg tornou-se um moderno centro industrial.

No início da década de 1970, a indústria local era dominada pela fabricante de calculadoras mecânicas Facit, maior patrocinadora do Åtvidabergs FF, um dos mais fortes times suecos de futebol dos anos 1970 (e onde joga hoje o brasileiro Ricardo Santos). Quando a Facit faliu em meados da década, a perda do patrocínio fez com que o time também entrasse em decadência.

O Brasil em Åtvidaberg[editar | editar código-fonte]

A convite da Facit, a Seleção Brasileira de Futebol esteve na cidade no verão de 1966, onde disputou uma partida amistosa contra o Åtvidabergs FF e teve contato com a cultura local (figurantes em trajes "viquingues" e uma apresentação da cantora Lill Lindfors). Os futebolistas brasileiros também aproveitaram a ocasião para fazer um churrasco de confraternização.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Cidades da Suécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.