Ècole Nationale des Chartes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Escola Nacional de Cartas (École Nationale des Chartes)
Ècole Nationale des Chartes
Atual localização da escola, no número 65 da rua de Richelieu
Fundação 22 de fevereiro de 1821 (203 anos)
Instituição mãe Campus Condorcet
PSL Research University
Tipo de instituição Estabelecimento público de caráter científico, cultural e profissional
Localização Paris, Ilha de França, França

A Escola Nacional de Cartas (École Nationale des Chartes) é uma grande escola francesa e uma faculdade constituinte da PSL Research University especializada em ciências históricas. Foi fundada em 1821 e foi localizada em primeiro lugar nos Arquivos Nacionais, depois na Sorbonne (5º distrito). Em outubro de 2014, mudou-se para o número 65 da rua de Richelieu, em frente ao sítio Richelieu-Louvois da Biblioteca Nacional da França.

A escola é administrada pelo Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Pesquisa. Ele detém o status de "grande estabelecimento". Seus alunos, que são recrutados por meio de concurso e possuem o status de trainee civil, recebem a qualificação de arquivista-paleógrafo após concluir uma tese. Eles, geralmente, seguem carreiras como curadores de patrimônio nos campos de arquivos e visuais, como curadores de bibliotecas ou como professores e pesquisadores nas ciências humanas e sociais. Em 2005, a escola também introduziu mestrados, para os quais os alunos foram recrutados com base em um arquivo de inscrição e, em 2011, doutorados.

História[editar | editar código-fonte]

A Escola Nacional de Cartas é uma das principais instituições de ensino superior na França. Na vanguarda da pesquisa histórica, cujos métodos ela renovou em profundidade desde a sua fundação em 1821, continuou a acompanhar a progressão dos métodos históricos e a modernização dos negócios de conservação, incluindo as aplicações digitais a esses setores.

Depois de mais de cem anos no coração da Sorbonne desde 1897, a Escola atravessou, em outubro de 2014, uma nova etapa em sua história, instalando-se no local Richelieu, com bibliotecas, museus e galerias, ao lado da Biblioteca Nacional da França, do Instituto Nacional de História da Arte, do Instituto do Patrimônio Nacional, perto da Escola do Louvre, do Ministério da Cultura e do Departamento Interministerial de Arquivos e Arquivos Nacionais do Marais. Desempenha um papel decisivo no coração das instituições patrimoniais.

A escola em alguns números[editar | editar código-fonte]

  • Mais de cem alunos e estudantes (150 em 2016-2017)
  • 1 250 euros de salário mensal líquido para funcionários públicos estagiários
  • 95% de inserção profissional
  • 2 000 auditores a cada ano em educação continuada
  • 50 livros publicados por ano (incluindo os de Cths) e publicações eletrônicas

Referências