Émile Bernard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
Retrato de Émile Bernard, por Henri de Toulouse-Lautrec.

Émile Bernard (França, Lille, 28 de abril de 1868 - 16 de abril de 1941) foi um pintor pós-impressionista e escritor.

Segundo as biografias de Vincent van Gogh, pintor que, 10 anos mais joven que Vincent, amigo e confidente, manteve correspondência e trocou quadros até a morte do célebre pintor holandês na época em que ambos moravam em Paris. Recebeu crítica positiva do mestre impressionista sobre suas suas cores e tons.

Foi um dos poucos, assim como Theo van Gogh, que não se distanciou emocional ou mentalmente de van Gogh. Auxiliou seu irmão a realizar a primeira retrospectiva póstuma de Vincent.

Não logrou espaço célebre no meio da pintura e somente é conhecido por estudiosos de van Gogh e poucos "fãs". Seguiu pintando com afinco até a morte por natureza espontânea.

Livros publicados por Émile Bernard[editar | editar código-fonte]

  • Propos sur l'art (I), Émile Bernard ISBN 2-84049-031-5
  • Propos sur l'art (II), Émile Bernard ISBN 2-84049-029-3
  • L'Esclave nue suivi de La Danseuse persane, Émile Bernard, romance
  • Le Parnasse oriental, Émile Bernard
  • Le Voyage de l'être : poèmes d'évolution. Susurrements, Coeur nu, Sentimentalités solitaires, Sensualismes, Malaises cordiaux, Foi, Extuses et luttes, suivi de Paysages et du Livre d'hommages, Émile Bernard, poesia, 1898

Livros de consulta[editar | editar código-fonte]

  • Fred Leeman, Émile Bernard (1868 - 1941), Citadelles & Mazenod éditeurs; Wildenstein Institute Publications, 2013, 495 p. (ISBN 9782850885716)
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.