Émile Gagnan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Émile Gagnan (novembro de 1900 - 1979) foi um engenheiro francês e co-inventor, juntamente com a Marinha francesa e o scubadive Jacques-Yves Cousteau, do regulador de mergulho (válvula de demanda usada para formar o primeiro equipamento Scubadive o "Aqua Lung") em 1943.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Gagnan nasceu na região francesa de Borgonha, e graduou-se na escola técnica no início de 1920. Ele foi contratado como engenheiro especializado em design de alta pressão pneumática pela grande Liquid Air fornecedora de gás. A primeira produção "Scaphandre Autonome '- ou' Aqualung 'foi lançada na França em 1946 sob o código de identificação "CG45", "C" para Cousteau,"G" para Gagnan e "45" para 1945, ano da patente.

Um ano depois, em 1947, Émile Gagnan e sua família migraram para Montreal, com transferência para a Liquid Air canadense, aonde montou um laboratório e passou a engenheiro design de protótipo e patentes, a partir desta data surgiram novas tecnologias nesta área, incluindo o regulador Scubadive que ainda é comum hoje em dia.

Referências

  1. «Inventor of the Week: Archive». web.mit.edu. Consultado em 21 de maio de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço relacionado ao Projeto Biografias. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.