Étienne Pascal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Étienne Pascal
Étienne Pascal
Étienne Pascal, détail d'une chromolithographie Liebig
Nascimento 2 de maio de 1588
Clermont-Ferrand (Reino da França)
Morte 24 de setembro de 1651 (63 anos)
Paris
Cidadania França
Progenitores
  • Martin Pascal de Mons
  • Marguerite Pascal de Mons
Cônjuge Antoinette Begon
Filho(a)(s) Blaise Pascal, Jacqueline Pascal, Gilberte Périer
Alma mater
  • Faculdade de Direito de Paris
Ocupação jurista, matemático, tax collector

Étienne Pascal (francês: [ etjɛn paskal ]; 2 de maio de 1588 - 24 de setembro de 1651) foi um chefe fiscal da França e pai de Blaise Pascal.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Pascal nasceu em Clermont; pai e mãe foram Martin Pascal, o tesoureiro da França, e Marguerite Pascal de Mons.[1] Ele também teve três filhas, duas das quais sobreviveram à infância: Gilberte (1620–?) e Jacqueline (1625 – 1661). Sua esposa, Antoinette Begon, morreu em 1626. Ele era um fiscal, advogado e membro rico da petite noblesse , que também tinha interesse em ciências e matemática. Ele se formou em direito em Paris e se formou em direito em 1610. Nesse mesmo ano, ele voltou para Clermont e comprou o cargo de conselheiro para Bas-Auvergne, a área ao redor de Clermont.

Em 1631, cinco anos após a morte de sua esposa,[1] Étienne Pascal mudou-se com seus filhos para Paris. A família recém-chegada logo contratou Louise Delfault, uma empregada doméstica que acabou se tornando um membro instrumental da família. Étienne, que nunca se casou novamente, decidiu que ele seria o único a educar seus filhos, pois todos eles demonstraram extraordinária habilidade intelectual, principalmente seu filho Blaise.

Étienne Pascal serviu em um comitê científico (cujos membros incluíam Pierre Hérigone e Claude Mydorge) estabelecido para determinar se o esquema de Jean-Baptiste Morin era prático para determinar a longitude do movimento da Lua.

O Limaçon foi estudado e nomeado pela primeira vez por Étienne Pascal e, portanto, esta curva matemática é freqüentemente chamada de Limaçon de Pascal.

Ele morreu em Paris.

Referências

  1. a b O'Connor, J.J.; Robertson, E.F. (agosto de 2006). «Étienne Pascal». University of St. Andrews, Scotland. Consultado em 5 de fevereiro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]