Êta Mundo Bom!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Êta Mundo Bom!
The Good Side of Life (EN)[1]
¡Qué Vida Buena! (ES)[2]
Êta Mundo Bom!
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero comédia romântica
Duração 40 minutos
Estado Finalizada
Criador(es) Walcyr Carrasco
Baseado em Candinho, de Abílio Pereira de Almeida
Cândido, ou O Otimismo, de Voltaire
Elenco
País de origem Brasil
Idioma original português
Episódios 190
Produção
Diretor(es) Jorge Fernando
Câmera multicâmera
Roteirista(s)
Tema de abertura "O Sanfoneiro Só Tocava Isso", Suricato
Composto por Geraldo Medeiros e Haroldo Lobo
Tema de encerramento "O Sanfoneiro Só Tocava Isso", Suricato
Exibição
Emissora original TV Globo
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 18 de janeiro – 26 de agosto de 2016
Cronologia
Além do Tempo
Sol Nascente
Programas relacionados Candinho (1954)

Êta Mundo Bom! é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e exibida de 18 de janeiro a 26 de agosto de 2016 em 190 capítulos.[4] Substituiu Além do Tempo e foi substituída por Sol Nascente, sendo a 87.ª "novela das seis" exibida pela emissora.

Escrita por Walcyr Carrasco, com colaboração de Maria Elisa Berredo, Daniel Berlinsky, Márcio Haiduck, Cláudia Tajes, Nelson Nadotti e Vinícius Vianna. A direção foi de Ana Paula Guimarães, Marcelo Zambelli e Diego Morais, sob a direção geral e artística de Jorge Fernando.[5][6]

A trama foi livremente baseada nos contos Cândido, ou O Otimismo, publicado em 1759 pelo filósofo iluminista Voltaire e que deu origem ao filme brasileiro Candinho, de Abílio Pereira de Almeida em 1954; os contos foram adaptados em uma radionovela intitulada Herança de Ódio, adaptação homônima de Oduvaldo Vianna exibida na Rádio Globo três vezes por semana.[7]

Contou com as atuações de Flávia Alessandra, Sergio Guizé, Débora Nascimento, Bianca Bin, Eriberto Leão, Eliane Giardini, Elizabeth Savalla e Marco Nanini nos papéis principais da trama.[3]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Quis trazer a discussão que sustenta a todos nós, todo o tempo. O mundo é bom? Há motivos para ser otimista? Então por que acontecem tantas coisas ruins? Vale a pena acreditar que um dia tudo vai melhorar?”.

—Comentou Walcyr Carrasco sobre sua novela.[8]

A trama conta a história de Candinho, que foi separado da mãe logo após seu nascimento e acolhido pelo casal Cunegundes e Quinzinho, donos da decadente fazenda Dom Pedro II, perto da cidade fictícia de Piracema, por volta dos anos 20. O casal, que há tempos tenta um herdeiro sem sucesso, decide ficar com o bebê. Mas não demora para Cunegundes finalmente engravidar e ganhar três filhos legítimos: Filomena, a Filó, Mafalda e Quincas. Candinho vai sendo deixado de lado pelos pais adotivos, mesmo com a proteção de Eponina, irmã de Quinzinho, e Manuela, a empregada da fazenda. O professor de Filosofia Pancrácio, amigo da família, também está sempre por perto, apoiando Candinho. Muito sábio, esperto e generoso, ele acompanha a vida do rapaz desde que chegou à fazenda e se interessa por sua origem, com a intenção de ajudá-lo. Mas após o nascimento dos filhos de Cunegundes, Candinho é rebaixado a "faz-tudo" do local e passa a morar no casebre de Manuela. No início da história, Candinho é expulso da fazenda ao ser flagrado por Cunegundes beijando a primogênita Filomena, por quem é apaixonado desde criança.

Pancrácio aconselha Candinho a seguir para a capital em busca da mãe biológica, Anastácia, que ele nunca conheceu. Assim, Candinho viaja junto de seu inseparável amigo, o burro Policarpo, tendo como lembrança da mãe, apenas um velho medalhão com uma fotografia dela quando jovem. A mãe, a esta altura, é uma viúva milionária proprietária da fábrica de sabonetes Aroma, e que também está à procura do filho na capital. Ela conta com a ajuda do detetive Jack, de Emma, sua melhor amiga, estilista e dona de uma boutique prêt-à-porter, e de Araújo, advogado e seu "braço-direito". Anastácia não faz ideia de que a sobrinha Sandra fará de tudo para atrapalhar esse encontro, pois teme perder a posição de herdeira. Na frente de Anastácia, Sandra é doce e generosa, mas por trás é gananciosa, traiçoeira e sem escrúpulos.

Candinho é um homem que sempre carrega um grande otimismo, mesmo com as dificuldades da vida. Seu lema é "Tudo o que acontece de ruim na vida da gente é pra meiorá". Sem se deixar abater, enfrenta as mais diversas situações para sobreviver na cidade grande, onde conhece seu fiel amigo, o garoto Pirulito. Com o pouco dinheiro que ganhou de Eponina e Manuela, Candinho é aconselhado por Pirulito a alugar um quarto na pensão da adorável D. Camélia, e os dois passam a morar juntos. Mas o dinheiro acaba e Camélia fica com o burro Policarpo como garantia de pagamento. Na esperança de reaver o animal de estimação, Candinho acaba reencontrando Pancrácio, que a essa altura usa sua veia artística e poética, fantasiando-se dos mais cômicos disfarces e pedindo esmolas nas ruas, por não ter achado um bom emprego como professor na cidade grande. O professor acolhe Candinho e Pirulito em sua casa e os dois passam a vender pipoca na praça, conseguindo reaver Policarpo. Além da busca incessante pela mãe, Candinho também luta pelo amor de Filomena, que agora mora na capital e vive uma relação com o possessivo Ernesto. Astuto e bom dançarino, Ernesto conheceu Filomena e a convenceu a fugir com ele para a capital, com a promessa de se casar com ela. Mas o mundo de Filó desaba quando os dois chegam em São Paulo. Ernesto diz que não vai mais se casar e praticamente obriga a moça a se tornar dançarina em uma espécie de cabaré. E o pior, Ernesto fica com a maior parte do dinheiro que ela ganha no local. Filó então começa a trabalhar no dancing club da misteriosa Paulina, lá Filó ganha a amizade da dançarina desengonçada Clarice e começa a sofrer com os tormentos de Diana, uma dançarina ambiciosa que tem um caso com o mau-caráter Severo, dono de uma loja de tecidos. Diana então passa a viver na casa de Severo para tentar dar um golpe no homem com a ajuda de seu amante e filho de Severo, Braz, que quer vingar a morte da mãe causada indiretamente pelo pai. Mas o que a moça não sabe é que ela vai virar uma dona de casa e sofrer nas mãos do autoritário companheiro.

Em paralelo, há a história de Maria, uma jovem que engravidou do noivo, morto em um acidente de carro antes do casamento. Filha de Severo que a expulsou de casa temendo ficar mal falada por ser mãe solteira, ela é acolhida por Anastácia e vai trabalhar em sua casa como empregada, mas enfrenta a hostilidade dos irmãos Sandra e Celso, que querem vê-la fora da casa. No entanto, Celso se apaixonará por ela e os dois irão viver uma história de amor conturbada pela ambiciosa Sandra, que envolve-se com Ernesto para impedir o reencontro de Candinho e Anastácia, e ainda roubar todo o dinheiro da tia.

Apesar dos golpes de Sandra para impedir o reencontro de mãe e filho, Anastácia e Candinho acabam se conhecendo e logo desenvolvem uma relação fraternal. A vilã ainda tenta seduzir o caipira, de quem chega a se tornar noiva, mas ele a abandona no altar graças aos esforços de Maria e Pancrácio, que fazem Candinho descobrir que Filomena espera um filho seu. A dançarina, temendo ficar mal falada, aceita se casar com o milionário comendador Fragoso, frequentador assíduo do dancing, e que não esconde sua paixão pela moça. O casamento não dura nada, pois Fragoso morre e seus filhos deixam Filó na miséria. Ao saber que o casamento de Candinho e Sandra se aproxima, Filomena parte rumo à fazenda dos pais, com medo de que o ex-namorado tome a guarda de seu filho. Ardilosa, Sandra não desiste de abocanhar a fortuna de Anastácia e seduz Araújo, que administra a fábrica da milionária. Faz com que ele se separe da mulher e o convence a dar um golpe em Anastácia, fazendo-a assinar, sem perceber, documentos de transferência de bens. Mesmo sendo honesto, Araújo se vê impelido a colaborar com Sandra quando descobre que seu filho, o pequeno Cláudio, pode voltar a andar se fizer uma cara cirurgia nos Estados Unidos. Como o plano não dá certo, Sandra e Ernesto decidem falsificar a assinatura de Anastácia e a vilã toma posse de todos os bens da tia, expulsando-a junto a Candinho, Maria e Pirulito da mansão. Todos passam a morar na humilde casa de Pancrácio, que pode enfim vencer as barreiras sociais que o separavam de Anastácia e se casar com a amada. Contando com a ajuda de Celso – e mais tarde de Araújo, que se arrepende ao perceber que foi usado por Sandra – Anastácia e Candinho conseguem vencer o processo contra Sandra. A vilã foge com a ajuda de Ernesto, enquanto o detetive Jack localiza Filomena, fazendo acontecer o reencontro emocionado entre a ex-dançarina e Candinho. Os dois se reconciliam e mais tarde celebram o nascimento do primeiro filho.

Filó decide então voltar para São Paulo para se casar com o amado, mas Sandra e Ernesto sequestram a moça e o bebê no dia do casamento e exigem uma fortuna de Anastácia como resgate. Mas o cativeiro acaba sendo encontrado pela polícia, e durante a fuga, Sandra e Ernesto sofrem um acidente de carro. O malandro morre e a vilã acaba seus dias vivendo um verdadeiro inferno na prisão. Após arrumar uma briga com as outras detentas, ela é confinada em uma solitária como punição e se desespera.[9] Anastácia decide comprar a fazenda de Cunegundes e Quinzinho para o filho viver e se muda para Piracema com Pancrácio e Pirulito, abrindo uma escola para que o marido dê aulas de teatro e filosofia. Celso se torna o administrador da fábrica de sabonetes e continua vivendo na mansão ao lado de Maria, que engravida do amado. Após pagar por seus erros, Araújo consegue o perdão de Anastácia e recupera seu emprego na fábrica, podendo ser feliz ao lado do filho, que volta a andar, e da nova mulher, Olga. Candinho e Filomena se casam na última cena da novela e terminam muito felizes.

Herança de Ódio[editar | editar código-fonte]

Os personagens da trama são ouvintes da radionovela Herança de Ódio. Ela conta a história de uma respeitada família que está em vias de perder sua fortuna e honra na pequena cidade de Trindade. Recém-chegado de São Paulo e guiado por um juramento feito ao pai, Daniel, em seu leito de morte, Adriano Trindade assume o comando das indústrias da família. Ele sabe que terá de enfrentar a fúria de inimigos incansáveis para defender seu patrimônio. Enquanto isto, Leonor, a calculista noiva de Adriano, fará de tudo para afastar Cristina, antigo amor do rapaz.[7][10]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Intérprete Personagem
Sérgio Guizé Cândido Policarpo Sampaio dos Santos / Cândido da Silva (Candinho)[11][12][13][14]
Débora Nascimento Filomena Pereira Torres (Filó)[11]
Flávia Alessandra Sandra Sampaio Carneiro[11][15]
Eriberto Leão Ernesto Dias[11]
Bianca Bin Maria Lima[11]
Rainer Cadete Celso Sampaio Carneiro[11]
Eliane Giardini Anastácia de Goytacazes Souza Sampaio[11]
Marco Nanini Professor Pancrácio[11][16]
Dr. Pandolfo[17]
Elizabeth Savalla Cunegundes Pereira Torres (Boca de Fogo)[11]
Ary Fontoura Joaquim Pereira Torres (Quinzinho)[11]
Camila Queiroz Mafalda Pereira Torres[11]
Klebber Toledo Romeu Lobato[11]
Anderson Di Rizzi José Francisco Leitão (Zé dos Porcos)[11]
Rosi Campos Eponina Pereira Torres[11]
Priscila Fantin Diana de Oliveira[11]
Tarcísio Filho Severo Lima[11]
Rômulo Arantes Neto Braz Lima[11]
Giovanna Grigio Gerusa Aguillar[11]
Arthur Aguiar Osório[11]
Ana Lúcia Torre Camélia Aguillar[11]
Flávio Tolezani Dr. Afonso Araújo (Araújo)[11]
Guilhermina Guinle Ilde Quintela de Araújo [11]
Maria Zilda Bethlem Emma[11]
Marcelo Argenta Lauro Ortiz[11]
Cleiton Morais Tobias Assis[11]
Marilu Bueno Narcisa Ortiz[11]
Miguel Rômulo Joaquim Pereira Torres Filho (Quincas)[11]
Jeniffer Nascimento Benedita (Dita)[11]
David Lucas Detetive Jack Fonseca[11]
Rodrigo Andrade Fábio Costa[11]
Maria Carol Rebello Olga Macedo[11]
Juliane Araújo Sarita Francis[18]
Marianna Armellini Clarice Fiori de Ciqueira[11]
Suely Franco Paulina Francis[11]
Flávio Migliaccio Dr. Josias de Castro[11]
Dhu Moraes Manuela[11]
Mauro Mendonça Inácio Xavier[11]
Rosane Gofman Olímpia Castelar[11]
Kenya Costta Quitéria Batista[11]
Sérgio Fonta Dr. Dantas Reis[11]
Marcio Tadeu de Lima Romualdo[11]
Cláudio Tovar Evandro[11]
Marcelo Gonçalves Cara de Cão[11]
Gabriel Canella Vermelho[11]
Pedro Farah Jacinto[11]
Werles Pajero Jairo[11]
JP Rufino Sebastião dos Santos (Pirulito)[11]
Xande Valois Cláudio Pinheiro Araújo (Claudinho)[11]
Nathália Costa Alice Lima[11]

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Intérprete Personagem
Nathalia Dill Anastácia de Goytacazes (jovem)[11]
Natália do Vale Neuza Maria Sampaio, Baronesa de Goytacazes[8]
Celso Frateschi Joaquim Sampaio, Barão de Goytacazes[11]
Leopoldo Pacheco Ernani Felipe dos Santos[11][19]
Luís Gustavo Eustáquio Fragoso (Comendador Fragoso)[20][21]
Isabela Garcia Nádia Fragoso[22]
Daniel Dias Perseu Fragoso[23]
Hélio Ribeiro Eugênio Costa[24]
Márcia Barroso Carlota Costa[24]
Ricardo Pavão Delegado Peixoto[23]
Pedro Brandão Leandro Costa[25]
Débora Olivieri Ana Maria Lima[11][26]
Cosme dos Santos Ezequiel[11][27]
Alice Borges Diva[28][29]
Léa Garcia Mazé[11]
Janine Salles Janete[30]
Daniel Dalcin Médico de Maria[11]
Claudio Amado Serginho
Alexandre Dacosta Alcides do Amaral[31][32]
Carlos Fonte Boa Ermenigildo[23]
Pedro Henrique Lopes Padre Francisco[23]
Luiz Magnelli Detetive Peçanha[23]
Jitman Vibranovski Jurado Oscar de Mello Rodrigues[23]
Anja Bittencourt Diretora Margot[23]
Paulo Carvalho Delegado Piratininga[23]
Pietro Mário Tio Walter Araújo[23]
Gustavo Ottoni grafólogo[23]
Renato Rabello Leonardo[11][33]
Marcos França Dr. Haroldo Miranda[11][34]
Adriano Peterman Tigre[11][35]
Spencer Callahan Dr. Stephen Smith
Márcia Manfredinni Dona Eufrásia[23]
Neusa Maria Faro Carpideira[nota 1]
Izak Dahora Jacinto[23]
Chico Terrah Juarez
Maria Lídia Costa Madrinha de Osório[23]
Aldo Perrota jogador de pôquer[23]
Henrique Taxman Dr. Faustino Louzada[23]
Beto Vandesteen Godofredo[23]
Andréa Dantas mulher de Inácio[23]
Silvio Matos Padre de Piracema[23]
Land Vieira Capanga de Cara de Cão[23]
Ronaldo Reis Funcionário do IML
José Araújo Capataz do Barão[11]
Luiz Felipe Mendes Capataz do Barão (jovem)[11]
Alexandre Victor Candinho (criança)[23]
Mônica Rossi Stela (personagem da radionovela Herança de Ódio)[36][37]
Ricardo Schnetzer Hércules (personagem da radionovela Herança de Ódio)[37]
Gustavo Nader Altemar (personagem da radionovela Herança de Ódio)[37]
Jéssica Marina Violeta (personagem da radionovela Herança de Ódio)[37]
Duio Botta Raul (personagem da radionovela Herança de Ódio)'[37]
Gutemberg Barros Altemar (personagem da radionovela Herança de Ódio)[37]
Well Aguiar Altemar (personagem da radionovela Herança de Ódio)[37]
Daniel Rangel Rapaz que ajuda Romeu a roubar
Zeca Assunpção Segurança do Dancing

Produção[editar | editar código-fonte]

Êta Mundo Bom! teve previsão inicial de estreia pra o segundo semestre de 2016, logo após a novela Trem Bom de Maurício Gyboski. Porém, devido a um desentendimento entre Walcyr Carrasco e Aguinaldo Silva (o supervisor de Trem Bom), a Globo resolveu adiar a estreia da trama de Gyboski e colocar a trama de Walcyr no lugar dela, estreando assim em janeiro de 2016.[38] Posteriormente, a novela de Gyboski ainda passaria sua supervisão para Lauro César Muniz, mas acabou cancelada pela emissora.[39][40] Este trabalho retomou a parceria entre Walcyr Carrasco e Jorge Fernando. O último trabalho deles foi Caras & Bocas (2009)[41]. Retoma, ainda, a volta da dupla ao horário das seis, após o estrondoso sucesso de Alma Gêmea (2005). Sob o comando dos coreógrafos Caio Nunes e Carla Martins, nos Estúdios Globo, durante três meses os atores Eriberto Leão, Débora Nascimento, Priscila Fantin, Rainer Cadete, Marianna Armellini, Klebber Toledo e Maria Carol Rebello tiveram aulas de bolero, mambo, charleston, entre outros estilos típicos da época retratada na novela (década de 1940). Camila Queiroz teve aulas de equitação para viver sua personagem Mafalda.[42]

Os atores do núcleo da fazenda Dom Pedro II – Camila Queiroz, Elizabeth Savalla, Ary Fontoura, Anderson Di Rizzi, Rosi Campos, Sérgio Guizé, Miguel Rômulo, Dhu Moraes e Jeniffer Nascimento – tiveram aulas de prosódia com a instrutora de dramaturgia Íris Gomes da Costa. O objetivo foi aprender o sotaque caipira do interior de São Paulo, onde vivem na trama. No entanto, Débora Nascimento começou a novela falando caipirês e, ao longo da trama, passou a usar a norma culta, pois, com a mudança da personagem para a cidade, aprendera a falar corretamente.[43]

O núcleo foi livremente inspirado no conto O Comprador de Fazendas, do livro Urupês, escrito por Monteiro Lobato. O conto teve uma adaptação pro cinema, em 1951, e que foi protagonizada por Agildo Ribeiro.[44][45]

Escolha do nome e logotipo[editar | editar código-fonte]

No começo dos trabalhos, a trama teve o título provisório de Candinho, devido ao nome do personagem de Sergio Guizé - o protagonista da trama. Posteriormente, foi alterado em definitivo para Êta Mundo Bom!, em referência ao bordão do personagem de Marco Nanini, o professor Pancrácio.[46]

Criada pelo departamento de publicidade da TV Globo, o logotipo exibido em suas primeiras chamadas - junto com toda a divulgação da novela em suas mídias oficiais - apresenta um acento circunflexo na interjeição "Eta", considerado um erro de ortografia por não ser citado nos dicionários de língua portuguesa. Procurados pelo jornalista Maurício Stycer, do UOL, os professores Pasquale Cipro Neto e Edna Perrotti confirmaram que não havia nenhuma regra que estabelecia o uso de acento nessa interjeição. O departamento de publicidade da emissora afirmou que usou da "liberdade artística para reforçar o acento caipira".[47] Na semana seguinte, o logotipo foi alterado e o acento virou um chapéu em miniatura colocado na ponta da letra, segundo o mesmo departamento, "para reforçar e deixar mais evidente que o acento marca o sotaque caipira".[48]

Cenografia[editar | editar código-fonte]

A trama teve cenas gravadas na Estação da Luz, em São Paulo.

A equipe da novela começou as gravações em três cidades do interior do estado do Rio de Janeiro: Paty do Alferes, Vassouras e Teresópolis. Depois seguiu para São Paulo, onde gravou em cenários como o Viaduto Santa Ifigênia, a Estação da Luz, o Parque da Luz, o Palácio dos Cedros, o Teatro Municipal, o Pátio do Colégio e o Museu da Imigração, entre outros.[49] Parte do enredo é ambientada na fazenda D. Pedro II, nos arredores da cidade fictícia de Piracema,[50] propriedade de Quinzinho e Cunegundes, herança do avô de Quinzinho, Cândido. Aqui teria dormido uma noite o Imperador D. Pedro II, facto a que os proprietários não se cansam de aludir. A fazenda foi levantada no espaço de cinco meses num terreno dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.

Para repor a grama foram usadas sementes de alpiste, após o que foram transplantados para o local árvores, pés de amora, acerola, banana e limão, entre plantações de cana-de-açúcar e aipim. Para acentuar o bucolismo do lugar, cupinzeiros e casas de joão-de-barro cenográficos foram colocados ao redor do antigo casarão, de um forno a lenha e de um galinheiro. O Centro de São Paulo, onde se passa outra parte da trama, foi também erguido nos Estúdios Globo, num espaço de 14 mil metros quadrados.[51]

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

Os protagonistas Sergio Guizé e Débora Nascimento foram confirmados como casal protagonista enquanto ainda estavam atuando na novela Alto Astral.[52] A produção marca a estreia da atriz Giovanna Grigio na Globo. Entre 2013 e 2015 ela protagonizou a novela Chiquititas no SBT.[53] A novela também retoma a parceria de Walcyr com Priscila Fantin, feita em novelas como Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea e Sete Pecados. Após os boatos sobre desentendimentos entre eles, a atriz volta a trabalhar com o autor depois de 8 anos.[54][55] Após superar o ressentimento com Flávia Alessandra, por ela não ter aceitado ter atuado em Amor à Vida, dessa vez o autor a convidou para interpretar a grande vilã da trama.[56] Malvino Salvador interpretaria o vilão Ernesto, mas foi remanejado para protagonizar Haja Coração, sendo substituído por Eriberto Leão.[57] Inicialmente escalado para interpretar Zé dos Porcos, Gabriel Godoy, foi também remanejado para o elenco de Haja Coração e o personagem ficou com Anderson Di Rizzi.[58]

A atriz Neusa Maria Faro começou a gravar como a personagem Olímpia Castelar, a radioatriz de Herança de Ódio, mas teve que se ausentar após ficar doente e suas cenas tiveram que ser refeitas por Rosane Gofman, que entrou para substituí-la.[59] Apesar disso, uma cena com Neusa ao fundo no primeiro capítulo foi mantida, como uma forma de homenagear a atriz.

Êta Mundo Bom! marca o retorno de Marco Nanini às novelas depois de 17 anos, afastado do gênero desde Andando nas Nuvens, em 1999.[60]

Vinheta de abertura[editar | editar código-fonte]

A abertura da telenovela apresenta colagens de imagens diversas, retratando os temas abordados na trama ao som de "O Sanfoneiro Só Tocava Isso", de Suricato, sendo esta uma regravação da música homônima de Tonico e Tinoco.[61] Dentre as colagens, são exibidas imagens de animais da fazenda, como galinhas e porcos, intercaladas com imagens do protagonista Sérgio Guizé com seu burro de estimação e imagens de São Paulo na década de 1940. A vinheta inicia com a narração "Rede Globo apresenta: Êta Mundo Bom!", fazendo referência as aberturas das primeiras telenovelas brasileiras. Em crítica para seu blog no UOL, Nilson Xavier reparou que a edição usada é semelhante com a vinheta de abertura da novela das sete em exibição, Totalmente Demais.[62]

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Coautora da trama, Maria Elisa Berredo foi dispensada da produção em abril de 2016 por se desentender com Walcyr, já que segundo ele, a colega estava dando pitaco demais, ditando regra em um território em que "ele é o rei", o das novelas das seis. Maria Elisa tinha autonomia para mexer no texto de Carrasco, e ele não gostou, ao contrário do que ocorreu quando escreveram Verdades Secretas (2015), e Berredo tinha experiência maior em novelas das 21 horas, pelos temas mais pesados, tendo participação decisiva no sucesso da trama. Maria Elisa também foi responsável pela troca de colaboradores, propondo a saída de Claudia Tajes e Daniel Berlinsky; entretanto, depois da troca Carrasco concluiu que o problema era Maria Elisa. A emissora argumentou que divergências acontecem quando se trabalha em grupo, e Carrasco justificou através do Twitter, que os estilos deixaram de combinar, apesar da competência de Berredo. Nelson Nadotti e Vinicius Vianna, considerados mais experientes, entraram como colaboradores.[6][63]

Exibição[editar | editar código-fonte]

O primeiro capítulo de Êta Mundo Bom! foi exibido em 18 de janeiro de 2016, na faixa de telenovelas das seis da emissora. De acordo com o Sistema de Classificação Indicativa Brasileiro, a trama é exibida desde sua estreia como "Não recomendada para menores de 10 anos" por autoclassificação da emissora.[64] Junto com a estreia na TV, a radionovela Herança de Ódio passou a ser exibida na Rádio Globo, com três capítulos semanais, dentro do Show do Antônio Carlos para o Rio de Janeiro e demais afiliadas durante a programação.[65] Além da radionovela, em uma ação inédita de parceria, o portal Gshow lançou com exclusividade o clipe oficial da música "Quem Vem de Longe", do cantor Gusttavo Lima, tema do protagonista Candinho. No vídeo, gravado na cidade cenográfica da novela, a origem humilde do artista, em Minas Gerais, é colocada em paralelo com a história de Candinho (Sergio Guizé) em Êta Mundo Bom!.[66]

Para homenagear o personagem Jeca, vivido por Mazzaropi no filme Candinho, o site Gshow lançou um documentário com depoimentos exclusivos do diretor-geral Jorge Fernando; dos atores Roberto Pirillo e André Luiz Toledo, que contracenaram com Mazzaropi; de Sergio Guizé e Anderson Di Rizzi e do pesquisador Claudio Marques. A produção mostra ainda imagens do acervo do artista, fotos e trechos de filmes, detalhes de sua vida e exemplos do legado que deixou para o cinema brasileiro.[67]

Reprise[editar | editar código-fonte]

Foi reexibida no Vale a Pena Ver de Novo de 27 de abril a 11 de setembro de 2020, em 100 capítulos, substituindo Avenida Brasil e sendo substituída por Laços de Família, sendo a primeira novela da década de 2020 na faixa.[68][69] Em 5 de maio de 2020, o final do capítulo homenageou o ator Flávio Migliaccio, que faleceu no dia anterior por suicídio.

Inicialmente, a trama estava cotada para o Vale a Pena Ver de Novo ainda em 2019, como substituta de Por Amor, de Manoel Carlos.[70] A informação foi confirmada pela jornalista Patrícia Kogut, que também divulgou que o ator Sergio Guizé havia gravado chamadas da reprise revivendo o personagem Candinho junto com o burro Policarpo.[71] O ator também chegou a usar as redes sociais para informar a novidade. Porém, dias depois, a emissora trocou Êta Mundo Bom! pela novela Avenida Brasil, para manter a boa audiência conquistada pela trama.[72] As imagens gravadas por Guizé em 2019 foram aproveitadas para divulgar a reprise confirmada posteriormente. Para a reprise, a radionovela Herança de Ódio foi reeditada e disponibilizada em formato de podcast pelo Gshow a partir da mesma data. Os capítulos eram publicados às segundas, quartas e sextas-feiras, mesma periodicidade de sua transmissão original.[73]

Êta Mundo Bom! foi a última novela das 18h a ser reprisada no Vale a Pena Ver de Novo - visto que em 2021, a TV Globo criou outro horário de novelas focado apenas em reprisar obras das 18h e das 19h. Deixando o Vale a Pena Ver de Novo exclusivamente para reprises de novelas das 20h e das 21h.[74]

Exibição internacional[editar | editar código-fonte]

Êta Mundo Bom! estreou no Uruguai, através da Teledoce, com o título ¡Qué Vida Buena! ("Que Vida Boa!", em tradução literal), em 23 de março de 2020, substituindo a telenovela mexicana Soltero con hijas no horario das 17:15hs.[75] Apesar de ter sido um sucesso, o horário foi alterado várias vezes, passando assim às 16:00, 17:30 e 18:30.

Estreou em Portugal em 27 de julho de 2020 no canal SIC, sendo substituída por Orgulho e Paixão, a partir do dia 17 de maio de 2021.[76][77] Sendo a primeira novela brasileira no horário das 19h, desde que Novo Mundo foi remanejada para as madrugadas da estação devido às más audiências. O principal motivo para a sua exibição foi o cancelamento da atração que sucederia os diários do Quem Quer Namorar com o Agricultor?.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Exibição original

O primeiro capítulo, de acordo com dados consolidados da Grande São Paulo, marcou 25,9 pontos, conseguindo a maior audiência de uma estreia de novelas da faixa das seis, desde Araguaia (2010).[78] No Rio de Janeiro, a trama registrou 29 pontos.[79] Nas duas regiões, a alta na audiência impulsionou as atrações seguintes.[80] Sua maior audiência foi de 33 pontos em São Paulo e 36 pontos no Rio de Janeiro, que se deu no capítulo em que Ernesto é desmascarado no altar.[81]

Até junho de 2016,[82] a novela acumulou média de 25,88 pontos, sendo a novela mais vista em dez anos, superando todas as suas antecessoras, perdendo apenas para O Profeta, que finalizou com 32 pontos, tornando-se o maior fenômeno da Globo na Grande São Paulo nos últimos anos. No capítulo de 10 de agosto de 2016, a novela bateu seu recorde de audiência, conseguindo a maior pontuação desde o último capítulo de O Profeta. Foram 42 pontos no Rio de Janeiro, e 36 em São Paulo.[83]

No último capítulo, a novela não bateu seu recorde, marcando 31 pontos em São Paulo.[84] No Rio de Janeiro, o capítulo registrou 36 pontos, maior audiência desde Paraíso.[85] Terminou com 27 pontos de média geral em São Paulo, sendo esta a maior audiência em dez anos.[86]

Reprise

Herdando os altos índices da reta final de Avenida Brasil, o primeiro capítulo reestreou com 23 pontos e picos de 24, tornando-se a segunda melhor estreia do Vale a Pena Ver de Novo desde 2010.[87] O segundo capítulo manteve a mesma média, repetindo o ótimo desempenho da faixa e se tornando a melhor média de um segundo capítulo desde 2004.[88] O terceiro capítulo cravou 20 pontos.[89] Em sua primeira semana acumulou uma média de 21,7 pontos, a melhor da faixa desde Corpo Dourado.[90]

Completando um mês no ar em maio, a novela acumulou uma média geral de 20 pontos na Grande São Paulo, marca que não era vista desde 2004. Já no Rio de Janeiro, a trama completou seu primeiro mês com 22 pontos, maior marca desde 2009.[91] Também ultrapassou até mesmo títulos inéditos das 18h como Lado a Lado, Joia Rara, Meu Pedacinho de Chão, Boogie Oogie, Sete Vidas, Além do Tempo e Espelho da Vida.[92]

Em 30 de julho de 2020, bate recorde com 25 pontos e picos de 28, com a exibição da cena em que Candinho e Anastácia são expulsos de casa por Sandra. Também se tornou a terceira novela mais assistida do dia, ficando atrás apenas das reprises especiais de Totalmente Demais e Fina Estampa.[93] Em 18 de agosto de 2020, bate novo recorde com 26 pontos.[94] Em 20 de agosto, chega aos 27 pontos se tornando a atração mais assistida das tardes da Globo naquele dia.[95] O penúltimo capítulo registrou 27,5 pontos, sendo essa a sua maior audiência, além de ser a segunda atração mais assistida do dia, ficando atrás apenas de Fina Estampa em 50,3% de televisores ligados.[96] O último capítulo não bateu recorde, mas registrou 25 pontos, sendo o melhor desfecho da faixa desde Alma Gêmea. Terminou com média geral de 21,65 pontos, sendo a maior audiência do Vale a Pena Ver de Novo desde a primeira reprise de Anjo Mau em 2003, que teve média de 25,8 pontos.[97]

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

A novela tornou-se um grande sucesso, chegando a ser a novela mais vista no país. No primeiro episódio, em 27 de julho de 2020, a novela conquistou 951 mil telespectadores (10,1% de audiência média e 25,5% de share). Com a liderança absoluta no horário, a história de Candinho conseguiu um feito histórico: superar todas as audiências de estreias do horário desde Cheias de Charme (2013).[98] Em 10 de novembro, teve o pior resultado desde a estreia (7,9% de audiência média e 16,3% de share).[99] Em 25 de janeiro de 2021, registou a audiência mais alta desde que estreou, conquistando 1 milhão e 56 mil espectadores (11,2% de audiência média e 19,9% de share).[100] Dois dias depois, a novela de Walcyr Carrasco alcançou mais um recorde: 11,9% de audiência e 20,4% de share, sendo vista em média por 1 milhão e 129 mil espectadores.[101] Em 11 de fevereiro bateu um novo recorde de audiência, com um milhão e 205 mil telespectadores (12,7% de média e 23,2% de share).[102] Em 9 de março, aproveitando a quebra das novelas da noite, a produção da Globo foi a novela mais vista do dia, sendo vista por 1 milhão e 77 mil espectadores (11,4% de audiência e 22,2% de share)[103]. Êta Mundo Bom entrou nos últimos episódios em 5 de maio, mantendo a liderança (10,2% de audiência média e 23,3% de share). Em 21 de maio, uma sexta-feira, a SIC exibiu um especial da novela, fazendo um retrospecto de toda a trama, o que fez com que o último episódio fosse transmitido na segunda-feira seguinte. O especial foi líder isolado no horário, marcando 9,8% de audiência média e 24,7% de share, com 927 900 telespectadores.[104] O desfecho da história de Candinho rendeu à estação cerca de 1 milhão e 24 mil espectadores e uma audiência média de 10,8% e 25.2% de share.[105]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Sergio Guizé foi aclamado pela crítica por sua atuação como Candinho e ganhou diversos prêmios. Nesta foto, durante o Melhores do Ano, que lhe rende o prêmio de melhor ator de novela.
Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado Ref.
2016
Prêmio Extra de Televisão
Venceu [106]
Indicado [106]
Indicado [106]
Melhor Ator Coadjuvante
Indicado [106]
Indicado [106]
Indicado [106]
Tema de Novela
"O Sanfoneiro Só Tocava Isso" - Suricato
Indicado [106]
Troféu APCA
Melhor Novela
Indicado [107]
Indicado [107]
Melhores do Ano
Venceu [108]
Indicado [108]
Venceu [108]
Venceu [108]
Pancrácio (Marco Nanini)
Venceu [108]
Prêmio Quem de Televisão
Indicado [109]
Indicado [109]
Melhor Ator Coadjuvante
Indicado [109]
Venceu [109]
Indicado [109]
Indicado [109]
2017
Troféu Imprensa
Venceu [110]
Troféu Internet
Melhor Novela
Indicado [111]
Melhor Ator
Indicado
Venceu
Melhor Atriz
Indicado

Música[editar | editar código-fonte]

Volume 1[editar | editar código-fonte]

Êta Mundo Bom!, Vol. 1
Êta Mundo Bom!
Trilha sonora de Vários artistas
Lançamento 11 de dezembro de 2015 (2015-12-11)
Duração 59:04
Formato(s)
Gravadora(s) Som Livre

A primeira trilha sonora da telenovela foi lançada em 11 de dezembro de 2015, quase 1 mês antes da estreia da trama. A capa apresenta o protagonista Sérgio Guizé, caracterizado como "Candinho", junto de seu animal de estimação.[112][113]

N.º TítuloArtista Duração
1. "O Sanfoneiro Só Tocava Isso"  Suricato 2:32
2. "Pé de Manacá"  Paula Fernandes 2:23
3. "O Que o Ouro Não Arruma"  Daniel 2:51
4. "Dois Pra Lá, Dois Pra Cá"  Elis Regina 4:24
5. "Se Não Vira Jazz"  Djavan 3:47
6. "Estrada Vermelha"  Victor & Leo 3:49
7. "No Rancho Fundo"  Chitãozinho & Xororó 4:14
8. "A Saudade Mata a Gente"  César Menotti & Fabiano 3:09
9. "Saudade de Minha Terra"  Zé Neto & Cristiano 3:15
10. "Quem Vem de Longe"  Gusttavo Lima 3:19
11. "Avôhai"  Zé Ramalho 4:58
12. "Distante d'Ocê"  Elba Ramalho 3:51
13. "Tico-tico no Fubá"  Cluster Sisters 2:41
14. "Vem Morena"  Os Gonzagas 2:58
15. "O Samba da Minha Terra"  Elza Soares 2:41
16. "Vida de Bailarina"  Ângela Maria 3:07
17. "Dos Meus Braços Tu Não Sairás"  Nelson Gonçalves 3:21
18. "Escandalosa"  Emilinha Borba 2:47
19. "Segredo"  Dalva de Oliveira 2:47
Duração total:
59:04

Volume 2[editar | editar código-fonte]

Êta Mundo Bom!, Vol. 2
Êta Mundo Bom!
Trilha sonora de Vários artistas
Lançamento 4 de março de 2016 (2016-03-04)
Duração 55:35
Formato(s)
Gravadora(s) Som Livre

A capa apresenta Débora Nascimento, Flávia Alessandra, Marco Nanini e Eriberto Leão, caracterizado como as personagens "Filomena", "Sandra", "Prof. Pancrácio" e "Ernesto" respectivamente.[114][115][116][117]

N.º TítuloArtista Duração
1. "O Melhor Pra Mim"  Ivete Sangalo 3:05
2. "Felicidade"  Rita Lee 2:37
3. "O Impossível Vem pra Ficar"  Lenine 2:28
4. "Êta Mundo Bão"  Renato Teixeira 3:03
5. "Meu Policarpo"  Sérgio Reis 2:27
6. "Ela é Minha Namorada"  Rodrigo Munari 2:25
7. "Casinha Branca"  Maria Bethânia 2:45
8. "Se Manca"  Ana Carolina 2:42
9. "Dengosa"  Maria Rita 2:33
10. "Atire a Primeira Pedra"  Thiaguinho 2:59
11. "Aquarela do Brasil" (Instrumental)Ray Conniff 3:03
12. "Anything Goes"  Cole Porter 3:08
13. "Moonlight Serenade" (Instrumental)Glenn Miller 3:21
14. "Besame Mucho"  Daniel Boaventura 3:44
15. "Ciúme"  Cídia 3:46
16. "O Amor Não Precisa Razão"  Jussara Silveira 2:50
17. "Tenha Pena de Mim"  Zizi Possi 2:43
18. "Eu Descobri"  Tuta Guedes 2:53
19. "Tudo Que Acontece de Ruim é Para Melhorar"  Moska 3:03
Duração total:
55:35

Instrumental[editar | editar código-fonte]

Êta Mundo Bom: Música Original de Mú Carvalho
Êta Mundo Bom!
Capa do volume 1.
Trilha sonora de Mú Carvalho
Lançamento 3 de junho de 2016 (2016-06-03)
Gênero(s) Música instrumental
Duração
  • 1:23:48 (volume 1)
  • 1:20:16 (volume 2)
  • 1:11:56 (volume 3)
Formato(s) Download digital
Gravadora(s) Som Livre

Êta Mundo Bom: Música Original de Mú Carvalho foi disponibilizado em 3 de junho de 2016 e contém trilhas instrumentais produzidas por Mú Carvalho para a trama. O material foi lançado em três volumes, contendo entre 39 a 42 faixas.[118][119][120]

Volume 1
N.º Título Duração
1. "A Pureza do Amor Mmc (Tris Bg)"   2:47
2. "A Pureza do Amor Mmc (Trisrom Full Mix)"   2:47
3. "Action Moo 1 Mmc (Ten Full Mix)"   1:25
4. "Action Moo 2 Mmc (Ten Full Mix)"   1:10
5. "Até Amanhã (Dance Orquestra)"   1:43
6. "Beijo Em Si Bemol Maior Mmc (Rom Full Mix)"   1:16
7. "Bolero Moo 1 Mmc (Dance Full Mix)"   1:16
8. "Bolero Moo 2 Mmc (Dance Nylon)"   2:13
9. "Candinho 2 Mmc (Tris Bg)"   1:50
10. "Candinho 2 Mmc (Tris Full Mix)"   1:50
11. "Candinho 3 Mmc (Outros - Tris)"   2:33
12. "Candinho 3 Mmc (Tris Vazia)"   2:33
13. "Candinho 4 Mmc (Outros - Tris)"   2:08
14. "Candinho 4 Mmc (Tris Bg)"   2:08
15. "Candinho 5 Mmc (Outros - Tris)"   2:25
16. "Candinho 5 Mmc (Tris Full Mix)"   2:32
17. "Candinho 7 Mmc (Tris Bg)"   1:39
18. "Candinho 7 Mmc (Tris Full Mix)"   1:39
19. "Candinho 8 Mmc (Tris Bg)"   1:44
20. "Candinho 8 Mmc (Tris Full Mix)"   1:44
21. "Candinho 9 Mmc (Tris Full Mix)"   2:26
22. "Candinho 9 Mmc (Tris Vazia)"   2:25
23. "Candinho Mmc (Tris Full Mix)"   1:58
24. "Candinho Sinfônico Mmc (Engten Full Mix)"   1:17
25. "Childrens Corner - Colligwoggs Cakewalk (Parte 1)"   2:33
26. "Childrens Corner - Colligwoggs Cakewalk (Parte 2)"   0:48
27. "Cigano Moo 1 Mmc (Ten Full Mix)"   6:14
28. "Cigano Moo 2 Mmc (Ten Full Mix)"   4:07
29. "Com Que Roupa (Dance Full Mix)"   1:44
30. "Diana e Braz (Romântico)"   1:47
31. "Diana e Braz (Triste)"   1:29
32. "Drama Candinho (Tenso)"   1:54
33. "Drama Grieg Mmc (Tris Full Mix)"   2:26
34. "Epico Liszt (Drama)"   3:06
35. "Etamundo 1 Mmc (Outros - Eng)"   1:36
36. "Etamundo 1 Mmc (Eng Bg)"   1:36
37. "Etamundo 2 Mmc (Outros - Eng Sus)"   1:26
38. "Etamundo 2 Mmc (Engsus)"   1:31
39. "Etamundo 3 Mmc (Outros - Eng)"   0:53
40. "Etamundo 3 Mmc (Eng Bg)"   0:52
41. "Etamundo 4 Mmc (Outros - Eng)"   0:56
42. "Etamundo 4 Mmc (Eng Bg)"   0:55
Duração total:
1:23:48

Referências

  1. «The Good Side of Life: in search of his origins, he is reunited with the love of his life». screening.globo.com. Consultado em 1 de novembro de 2017 
  2. «Que Vida Buena: buscando sus orígenes, él reencuentra a su gran amor». globotvinternational.com. Consultado em 3 de novembro de 2017 
  3. a b «Todos os personagens». GShow. Consultado em 19 de dezembro de 2016. Arquivado do original em 18 de dezembro de 2016 
  4. «Êta Mundo Bom!» 
  5. Gshow (29 de janeiro de 2016). «Créditos de 'Êta Mundo Bom!'». TV - Gshow. Consultado em 24 de março de 2016 
  6. a b Daniel Castro (25 de abril de 2016). «Carrasco briga com coautora e acaba com dupla de sucesso na Globo». UOL. Notícias da TV. Consultado em 15 de julho de 2016 
  7. a b «Gshow e Rádio Globo lançam radionovela de 'Êta Mundo Bom!'». GShow. 18 de janeiro de 2016. Consultado em 24 de janeiro de 2016 
  8. a b «Eta Mundo Bom!». Teledramaturgia. Consultado em 27 de agosto de 2016 
  9. «Araújo confessa e é preso e Sandra foge do tribunal». PurePeople 
  10. «Reveja os três primeiros episódios da 'Radionovela Herança de Ódio'». GShow. 23 de janeiro de 2016. Consultado em 24 de janeiro de 2016 
  11. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z aa ab ac ad ae af ag ah ai aj ak al am an ao ap aq ar as at au av aw ax ay az ba bb bc bd be bf bg bh Gshow (27 de novembro de 2015). «Veja o elenco da nova novela das 6, 'Êta Mundo Bom!'». TV - Gshow. Consultado em 14 de dezembro de 2015 
  12. «Sergio Guizé, o Candinho de 'Êta Mundo Bom', faz show com banda Tio Che». PurePeople. Consultado em 11 de Dezembro de 2016 
  13. «Sergio Guizé faz sucesso com personagem ingênuo em novela». O Dia. Consultado em 11 de Dezembro de 2016 
  14. «Candinho». Gshow.com. Consultado em 11 de Dezembro de 2016 
  15. «Flávia Alessandra compara vilãs de 'Alma Gêmea' e 'Êta Mundo Bom'». EGO. Consultado em 11 de Dezembro de 2016 
  16. «Relembre os disfarces do Professor Pancrácio de 'Êta Mundo Bom'». Yahoo.com. Consultado em 11 de Dezembro de 2016 
  17. «Irmão gêmeo de Pancrácio estreia em "Êta Mundo Bom"; veja primeira foto». UOL TV e FAMOSOS. Consultado em 17 de julho de 2016 
  18. Juliane Araújo fala sobre igualdade de gênero e assédio: 'Eu sei rebater' Ego
  19. «Êta Mundo Bom: Candinho se emociona ao conhecer o pai». Diário Gaúcho. Consultado em 4 de julho de 2016 
  20. «Êta mundo bom!': Luís Gustavo interpreta Fragoso, que se encanta com Filomena». Extra. Consultado em 29 de fevereiro de 2016 
  21. «Fragoso morre depois de se casar com Filomena». Correio 24 Horas 
  22. «Isabela Garcia entra em 'Êta Mundo Bom!' e garante cenas de maldade». Gshow.com. 22 de março de 2016 
  23. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t «Teledramaturgia - Eta Mundo Bom». Teledramaturgia.com. Consultado em 20 de Maio de 2017 
  24. a b «'Êta Mundo Bom!': Maria se recusa a dar o filho para os pais de Leandro criarem». Purepeople. Consultado em 28 de janeiro de 2016 
  25. «Morte trágica marca personagens de Bianca Bin e o marido em 'Êta Mundo Bom!'». Gshow.com. Consultado em 20 de janeiro de 2016 
  26. «Ana morre!». Gshow.com. 16 de março de 2016 
  27. «Reta final: Manuela se apaixona por caipira misterioso». Gshow.com. Consultado em 24 de Agosto de 2016 
  28. «Alice Borges comemora participação em 'Êta Mundo Bom!': 'Foi ótimo fazer'». Gshow.com. Consultado em 18 de maio de 2016 
  29. «Falsa mãe de Diana dá em cima de Severo». Gshow.com 
  30. «Janine Salles investe em diversos segmentos». Portal News. 17 de junho de 2016. Consultado em 30 de julho de 2020 
  31. «Depois de revelar passado das ex-esposas e ser expulso do casarão, Alcides promete vingança a Epônima e põe fogo na fazenda». Consultado em 2 de maio de 2016 
  32. «Zé dos Porcos salva a fazenda e detêm Alcides». O Fuxico 
  33. «Candinho ganha rival que promete conquistar Filomena em 'Êta Mundo Bom!'». Gshowm.com. Consultado em 29 de Julho de 2016 
  34. «Êta mundo bom!': Sandra oferece dinheiro para psiquiatra mentir sobre Anastácia». m.extra.globo.com. Consultado em 29 de julho de 2016 
  35. «Êta mundo bom! Ernesto contrata Tigre para matar Candinho». Diário de Pernambuco. Consultado em 29 de julho de 2016 
  36. «Vinte anos após o fim da TV Colosso, atriz revela: 'Tinha vontade de chorar'». Notícias da TV. UOL. 4 de janeiro de 2017. Consultado em 4 de janeiro de 2017 
  37. a b c d e f g «Elenco de 'Herança de Ódio' mostra os bastidores da radionovela de 'Êta Mundo Bom!'». Gshow.com 
  38. «Aguinaldo Silva avacalha novela e perde vaga para Walcyr Carrasco». Notícias da TV. 9 de abril de 2015. Consultado em 19 de dezembro de 2015 
  39. Daniel Castro (7 de dezembro de 2015). «Globo reprova capítulos e joga fora novela sobre universo sertanejo». UOL. Notícias da TV. Consultado em 15 de julho de 2016 
  40. Daniel Castro (5 de março de 2016). «Globo dispensa ex-autor da Record após quatro meses de contrato». UOL. Notícias da TV. Consultado em 15 de julho de 2016 
  41. Patrícia Kogut (10 de abril de 2015). «Novela de Walcyr Carrasco será dirigida por Jorge Fernando». O Globo. Consultado em 19 de dezembro de 2015 
  42. «Camila Queiroz arrasa em aula de equitação para nova novela das 6, 'Êta Mundo Bom!'». Gshow.com. Consultado em 16 de Setembro de 2016 
  43. «Atriz troca sotaque caipira por 'carioquês' no meio de capítulo de novela». 94 FM Dourados. Consultado em 16 de Setembro de 2016 
  44. Nilson Xavier (5 de fevereiro de 2016). «Divertido, núcleo caipira de "Êta Mundo Bom!" é o grande destaque da novela». UOL. Consultado em 12 de outubro de 2020 
  45. Redação (6 de maio de 2020). «"Êta Mundo Bom!": cinco motivos que explicam o sucesso da reprise em "Vale a Pena Ver de Novo"». Gauchaz. Consultado em 12 de outubro de 2020 
  46. «Próxima novela das 18h ganha título definitivo; saiba qual». RD1. 26 de setembro de 2015. Consultado em 19 de dezembro de 2015 
  47. Mauricio Stycer (15 de janeiro de 2016). «Globo promove a próxima novela das 18h com erro de português no título». UOL. Consultado em 16 de janeiro de 2016 
  48. Mauricio Stycer (15 de janeiro de 2016). «Globo não reconhece o erro, mas muda a logomarca de "Eta Mundo Bom"». UOL. Consultado em 16 de janeiro de 2016 
  49. «Cidade cenográfica de "Êta Mundo Bom" reproduz São Paulo dos anos 40». UOL Entretenimento. Consultado em 16 de Setembro de 2016 
  50. Viagem aos anos 20: Os bastidores de 'Êta Mundo Bom'
  51. «Cenógrafos revelam curiosidades dos ambientes de gravação da novela 'Êta mundo bom!'». Consultado em 23 de agosto de 2016 
  52. Flávio Ricco (23 de abril de 2015). «No ar, Débora Nascimento e Sérgio Guizé já estão reservados para novela». UOL TV e Famosos. Consultado em 15 de julho de 2016 
  53. Rafaela Santos (25 de dezembro de 2015). «Ex-'Chiquititas', Giovanna Grigio estreia na Globo e fala de cenas de beijo com Arthur Aguiar: 'Acho que serão tranquilas'». O Globo. Patrícia Kogut. Consultado em 7 de julho de 2016 
  54. Carla Bittencourt (30 de setembro de 2015). «Depois de oito anos, Priscila Fantin volta a trabalhar com Walcyr Carrasco: ela será vilã em 'Candinho'». Extra. Telinha. Consultado em 19 de dezembro de 2015 
  55. Anderson Dezan (2 de outubro de 2015). «Walcyr Carrasco sobre escalação de Priscila Fantin: 'Não ficou mágoa'». Ego. Consultado em 15 de julho de 2016 
  56. Daniel Castro (8 de julho de 2015). «Autor supera mágoa e escala Flavia Alessandra para novela das seis». UOL. Notícias da TV. Consultado em 19 de dezembro de 2015 
  57. Flávio Ricco (14 de agosto de 2016). «Eriberto Leão pegou vilão das seis aos 45 do segundo tempo e se deu bem». UOL. Consultado em 8 de julho de 2019 
  58. Carla Bittencourt (11 de julho de 2016). «Gabriel Godoy foi exigência de autor de 'Haja coração'». Extra. Consultado em 12 de outubro de 2020 
  59. «Neusa Maria Faro tem personagem alterado em Eta mundo bom». O Fuxico. 8 de julho de 2015. Consultado em 19 de janeiro de 2016 
  60. Gabriela Sá Pessoa (17 de janeiro de 2016). «Marco Nanini volta às novelas após 17 anos em 'Êta Mundo Bom!'». Folha de S.Paulo. Consultado em 18 de outubro de 2021 
  61. Vinícius Cunha (18 de janeiro de 2016). «Suricato embala a abertura de 'Êta Mundo Bom!' com clássico junino». GShow. Consultado em 24 de janeiro de 2016 
  62. Nilson Xavier (18 de janeiro de 2016). «"Êta Mundo Bom!" estreia com trilha caipira e filtro de Instagram». UOL. Consultado em 24 de janeiro de 2016 
  63. UOL SP (25 de abril de 2016). «Walcyr Carrasco explica saída de autora: "Estilos deixaram de combinar"». UOL TV e Famosos. Consultado em 15 de julho de 2016 
  64. «Classificação Indicativa - ÊTA MUNDO BOM». Ministério da Justiça. Consultado em 20 de janeiro de 2016 
  65. Carlos Massaro (19 de janeiro de 2016). «Rádio Globo vai transmitir radionovela de 'Êta Mundo Bom!' em toda sua rede». Tudo Rádio. Consultado em 24 de janeiro de 2016 
  66. «Clipe Gusttavo Lima - 'Quem Vem de Longe'». Gshow.com. Consultado em 16 de Setembro de 2016 
  67. «Gshow lança documentário 'Mazzaropi, o Pai de Candinho'». Gshow.com. Consultado em 16 de Setembro de 2016 
  68. «Eta Mundo Bom chega no fim de abril ao Vale a Pena Ver de Novo». Flávio Ricco por UOL. Consultado em 31 de março de 2020 
  69. Redação (24 de agosto de 2020). «Globo bate o martelo sobre último capítulo de Êta Mundo Bom!; veja a data». Notícias da TV. Consultado em 12 de outubro de 2020 
  70. «"Vale a Pena Ver de Novo": "Eta Mundo Bom" substituirá "Por Amor"». GaúchaZH. 12 de setembro de 2019. Consultado em 10 de outubro de 2019 
  71. «Sergio Guizé grava chamadas de 'Êta mundo bom!'». Patrícia Kogut. 13 de setembro de 2019. Consultado em 20 de abril de 2021 
  72. Gusttavo, Luís (16 de setembro de 2019). «Saiba o verdadeiro motivo da Globo decidir trocar 'Êta Mundo Bom!' por 'Avenida Brasil'». Área VIP. Consultado em 10 de outubro de 2019 
  73. «'Herança de Ódio': ouça agora o segundo capítulo da radionovela de 'Êta Mundo Bom!'». Gshow. 29 de abril de 2020. Consultado em 20 de abril de 2021 
  74. https://opopular.com.br/magazine/globo-tera-nova-faixa-de-reprises-de-novelas-apos-jornal-hoje-1.2360059
  75. «Cómo es "¡Qué vida buena!", la telenovela que llega para divertir las tardes de La Tele». 23 de março de 2020. Consultado em 23 de março de 2020 
  76. «'Orgulho e Paixão' substitui 'Êta Mundo Bom!' nos finais de tarde da SIC». Espalha-Factos. 13 de maio de 2021. Consultado em 13 de maio de 2021 
  77. «Êta Mundo Bom estreia hoje na SIC». 27 de julho 2020. Consultado em 28 de julho de 2020 
  78. Patrícia Kogut (18 de janeiro de 2016). «'Êta mundo bom!' estreia com 25 pontos». O Globo. Consultado em 19 de janeiro de 2016 
  79. Mauricio Stycer (19 de janeiro de 2016). «Estreia de "Eta Mundo Bom" provoca "efeito-cascata" e novelas batem recorde». UOL. Consultado em 19 de janeiro de 2016 
  80. Daniel Castro (19 de janeiro de 2016). «Impulsionada por nova novela das seis, Globo tem noite de recordes». Notícias da TV. Consultado em 19 de janeiro de 2016 
  81. «'Êta mundo bom!' registra recorde de audiência no Rio e em São Paulo - Patrícia Kogut, O Globo». Patrícia Kogut. Consultado em 2 de junho de 2016 
  82. [1]
  83. «"Êta Mundo Bom!": Novela das 18h da Globo bate recorde de audiência em nove anos» 
  84. «Final de "Êta Mundo Bom" não bate recorde» 
  85. Carla Bittencourt (30 de agosto de 2016). «Último capítulo de 'Êta mundo bom!' supera 'Paraíso'». Telinha. Extra. Consultado em 30 de agosto de 2016 
  86. «Eta Mundo Bom! chega ao fim com maior audiência em quase dez anos». Notícias da TV. UOL. 29 de agosto de 2016. Consultado em 29 de agosto de 2016 
  87. «Com vitória de Thelma, BBB20 bate recorde e tem melhor final do reality na década». Notícias da TV. Consultado em 28 de abril de 2020 
  88. «Encontro tem melhor audiência do ano com entrevista de Thelma, vencedora do BBB20». Notícias da TV. Consultado em 29 de abril de 2020 
  89. «Vítima do coronavírus, reality musical de Xuxa tem final triste no ibope». Notícias da TV. Consultado em 30 de abril de 2020 
  90. TV, Notícias da (4 de maio de 2020). «Êta Mundo Bom tem melhor início do Vale a Pena Ver de Novo em 16 anos» 
  91. «ÊTA MUNDO BOM BATE RECORDE DE AUDIÊNCIA NO VALE A PENA VER DE NOVO». OFuxico. 27 de maio de 2020 
  92. «Fenômeno, Êta Mundo Bom! supera ibope de sete novelas inéditas na década». Notícias da TV. Consultado em 10 de julho de 2020 
  93. «Êta Mundo Bom! bate recorde com Anastácia e Candinho expulsos de casa». Notícias da TV. Consultado em 31 de julho de 2020 
  94. REDAÇÃO (19 de agosto de 2020). «Com 'quem matou?', final de A Escrava Isaura tem recorde histórico na Record». Notícias da TV. Consultado em 8 de outubro de 2021 
  95. TV, Notícias da (21 de agosto de 2020). «Êta Mundo Bom! e filmes transformam a tarde em horário nobre na Globo». Notícias da TV. Consultado em 22 de agosto de 2020 
  96. REDAÇÃO (11 de setembro de 2020). «Êta Mundo Bom! é sintonizada por metade dos televisores ligados na Grande SP». Notícias da TV. Consultado em 8 de outubro de 2021 
  97. «'Êta mundo bom!' é a novela de maior audiência do 'Vale a pena ver de novo' dos últimos dez anos». Extra Online. Consultado em 3 de fevereiro de 2023 
  98. «Audiências. 'Êta Mundo Bom!' com melhor estreia nas tardes da SIC desde 2013». Espalha-Factos. 28 de julho de 2020. Consultado em 13 de maio de 2021 
  99. «'Viver a Vida' e 'Êta Mundo Bom!' a mínimos, RTP1 lidera fim de tarde». Espalha-Factos. 10 de novembro de 2020. Consultado em 13 de maio de 2021 
  100. «Novela 'Êta Mundo Bom!' bate recorde e derrota 'O Preço Certo'». Espalha-Factos. 26 de janeiro de 2021. Consultado em 13 de maio de 2021 
  101. «Audiências. 'Êta Mundo Bom' volta a liderar e soma recordes». Espalha-Factos. 28 de janeiro de 2021. Consultado em 13 de maio de 2021 
  102. «'Êta Mundo Bom!' e 'Viver a Vida' batem recordes de audiência nas tardes da SIC». Espalha-Factos. 12 de fevereiro de 2021. Consultado em 13 de maio de 2021 
  103. «'Êta Mundo Bom!' sobe ao segundo lugar e é a novela mais vista do dia». Espalha-Factos. 10 de março de 2021. Consultado em 13 de maio de 2021 
  104. «Audiências: Saiba quanto fez o especial de "Êta Mundo Bom!"». Zapping. 22 de maio de 2021. Consultado em 19 de setembro de 2021 
  105. «Audiências: E assim foi o último episódio de "Êta Mundo Bom!"». Zapping. 25 de maio de 2021. Consultado em 19 de setembro de 2021 
  106. a b c d e f g «Prêmio Extra de TV 2016: vote nos melhores da televisão». 22 de outubro de 2016 
  107. a b «APCA define os finalistas aos melhores da Televisão em 2016». 10 de novembro de 2016 
  108. a b c d e «'Melhores do Ano': conheça os indicados ao prêmio em 2016». 13 de dezembro de 2016 
  109. a b c d e f «Prêmio Quem 2016: Chegou a hora de votar!». 12 de dezembro de 2016 
  110. Confira todos os vencedores do Troféu Imprensa 2017
  111. «Troféu Imprensa 22/05/2016 – Definição dos premiados». TN Audiência. 22 de maio de 2016. Consultado em 10 de janeiro de 2017. Arquivado do original em 6 de agosto de 2016 
  112. «Êta Mundo Bom!, Vol. 1». iTunes Store. 11 de dezembro de 2015. Consultado em 17 de dezembro de 2015 
  113. Gshow (6 de dezembro de 2015). «Trilha sonora da nova novela das 6: Daniel e Gusttavo Lima embalam 'Êta Mundo Bom!'». TV - Gshow. Consultado em 14 de dezembro de 2015 
  114. «CD com volume 2 da trilha de 'Êta mundo bom!' tem Ana, Bethânia, Rita e Zizi». Notas Musicais. 4 de março de 2016. Consultado em 4 de março de 2016 
  115. «Êta Mundo Bom! - Vol. 2». Google Play (BR). 4 de março de 2016. Consultado em 4 de março de 2016 
  116. «Êta Mundo Bom!, Vol. 2 de Various Artists no iTunes». iTunes. Consultado em 18 de março de 2016 
  117. «Various Artists: Êta Mundo Bom! - Vol. 2 – Música no Google Play». play.google.com. Consultado em 18 de março de 2016 
  118. «Êta Mundo Bom (Música Original de Mú Carvalho), Vol. 1 no Apple Music». Apple Music. 3 de junho de 2016. Consultado em 27 de setembro de 2016 
  119. «Êta Mundo Bom (Música Original de Mú Carvalho), Vol. 2 no Apple Music». Apple Music. 3 de junho de 2016. Consultado em 27 de setembro de 2016 
  120. «Êta Mundo Bom (Música Original de Mú Carvalho), Vol. 3 no Apple Music». Apple Music. 3 de junho de 2016. Consultado em 27 de setembro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Erro de citação: Existem etiquetas <ref> para um grupo chamado "nota", mas não foi encontrada nenhuma etiqueta <references group="nota"/> correspondente