Íbis-terrestre-de-reunião

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaÍbis-terrestre-de-reunião
Hipotética aparência baseada nas evidências disponíveis.

Hipotética aparência baseada nas evidências disponíveis.
Estado de conservação
Status iucn3.1 EX pt.svg
Extinta  (início do século XVIII) (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes
Família: Threskiornithidae
Género: Threskiornis
Nome binomial
T. solitarius
(Sélys, 1848)

O Íbis-terrestre-de-reunião ou íbis-sagrado-de-reunião (Threskiornis solitarius) é uma espécie de ave extinta nativa da ilha de Reunião. Os seus parentes existentes mais próximos são o íbis-sagrado, o íbis-sagrado-de-madagáscar e o íbis-pescoço-de-palha.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

A história taxonômica do íbis-sagrado-de-reunião é complicada e complexa, devido às informações escassas e ambíguas que estavam disponíveis para os cientistas até pouco tempo atrás. Sabe-se hoje que o suposto "dodô branco" de Reunião é, na verdade, uma conjectura errada com base nos poucos relatos contemporâneos que descreveram o íbis, combinado com pinturas de dodôs brancos de Maurício pelos pintores holandeses Pieter Withoos e Pieter Holsteyn (e derivados) a partir de 1600 que foram redescobertos no século XIX.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.