Índice de bolsa de valores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Índice de Bolsa de Valores)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Os movimentos de uma bolsa de valores são captados através de índices de bolsa de valores.

Tais índices englobam o valor em moeda corrente de determinada carteira de ações, consideradas mais representativas no movimento total do mercado, de empresas atuantes em determinados setores da economia ou que se diferenciam devido alguma característica específica. A variação do índice espelha a tendência da bolsa - de alta ou de baixa - em um determinado momento do pregão, ou ao final dele, comparando-se com o índice do dia anterior.

Os índices de ações servem como um termômetro para o mercado, pois as ações tendem seguir um movimento em grupo, desvalorizando-se ou valorizando-se conjuntamente, principalmente nos casos onde o índice sofre variações bruscas. Os índices podem englobar as ações mais negociadas no mercado a que se referem, as de maior ou menor capitalização, de um setor específico ou mesmo aquelas que se diferenciam e algum aspecto (como por exemplo os índices de dividendos, governança corporativa ou sustentabilidade Empresarial). Eles podem se referir a um mercado específico, um grupo de mercados ou uma região (como mercados emergentes, desenvolvidos, BRICS, etc).

Outra função importante dos índices é servir como referencial de rentabilidade para fundos e carteiras de ações, que podem buscar replicá-los (gestão indexada) ou superá-los (gestão ativa). Com o surgimento dos ETFs, que em sua maioria possuem gestão passiva, esta função tornou-se especialmente relevante e houve a proliferação de diferentes índices criados para serem o benchmark deste tipo de produto.

Os índices podem ser ponderados de diferentes forma, sendo a mais usual o valor de mercado das empresas que os compõem (market cap weighted indices). Há, no entanto, algumas exceções representativas, como o Ibovespa (ponderado pela negociabilidade de cada ação) e o Dow Jones (composto por uma ação de cada empresa).[1]

Diferentes mercados possuem índices mais ou menos representativos, que podem ser calculados pelas próprias Bolsas de valores ou por empresas especializadas, como MSCI,[2] S&P ou FTSE. Seguidamente indicam-se alguns dos principais índices mundiais:

Principais índices de Ações[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. LEITE, Helio de Paula, SANVICENTE, Antonio Zoratto. (1995). Índices Bovespa: Um padrão para os Investimentos Brasileiros. [S.l.]: Editora Atlas S.A. 
  2. «MSCI». www.msci.com 
  3. «Índices de Ações do Mercado Brasileiro». www.bmfbovespa.com.br