Île du Levant

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Île du Levant
Île du Levant
Praia na Île du Levant
Île du Levant está localizado em: França
Île du Levant
Coordenadas: 43° 3' N 6° 28' E

A zona a vermelho no mapa da Île du Levant denota a zona militar, e ocupa mais de 90% da área da ilha
Geografia física
Arquipélago Îles d'Hyères
Ponto culminante 138 m (Réserve des Arbousiers)
Área 10,019  km²
Geografia humana
População 100 (2014)
Densidade 10  hab./km²

Île du Levant, por vezes referida como Le Levant, é uma ilha da França no Mar Mediterrâneo ao largo da costa da Riviera Francesa, perto de Toulon. É uma das Îles d'Hyères. Tem 8 km de comprimento, 2 km de largura, com um total de pouco mais de 10 km² e 100 habitantes (2004), e fica no Golfo de Lião. Cerca de 90% da área da ilha está fechada ao público, sendo área militar e centro de ensaio de mísseis (Centre d'Essais de Lancement de Missiles) desde 1948.

Em 1931, Gaston Durville e André Durville, ambos médicos, estabeleceram a estância de Héliopolis, a primeira na Europa dedicada ao naturismo, no extremo ocidental da ilha, em zona de colinas dominada pelo Forte Napoleão. Há uma pequena escola, e uma delegacia ou representação da polícia, uma loja de comida (Le Bazar d'Héliopolis) e lojas de roupa que oferecem variedades de "le minimum", o código de vestes local. Há hotéis e bed-and-breakfasts, todos para naturistas.

O Bain de Diane e a Plage des Grottes (uma praia naturista) estão reservados para naturistas; a nudez é obrigatória nessas zonas. Estar nu é permitido e normal na área pública da ilha, exceto na vizinhança imediata do porto e da praça da vila[1]. Nesses locais é preciso usar o que os franceses chamam "le minimum", normalmente um pareo ou uma tanga.

Além de Héliopolis, a atração turística principal é é o Domaine des Arbousiers, uma reserva natural. A ilha atinge-se por barco de Hyères e de Le Lavandou. Não há automóveis na ilha (exceto quatro veículos de serviço).

A Île du Levant é a maior (à direita) do arquipélago das Îles d'Hyères.
Cartaz à entrada da zona naturista

Referências

Outras informações[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]