Óleo de melaleuca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
MelaleucaAlternifoliaEssOil.png

O óleo de melaleuca é uma substância retirada das folhas de Melaleuca alternifolia, que é nativa da Nova Gales do Sul, Austrália. É utilizado na medicina como antisséptico[1] e no tratamento de algumas doenças da pele, como acne.

Origem e História[editar | editar código-fonte]

Da melaleuca é extraido o óleo aromático com propriedades antissépticas, que é usado para desinfecções e pequenas curas.

Devido às suas qualidades curativas, o óleo de melaleuca é usado por aborígenes da Austrália há milhares de anos. No uso tradicional as folhas da melaleuca eram esmagadas com lama, resultando em uma pasta que é aplicada no tratamento de cortes e infecções da pele.

Existem relatos de histórias sobre uma lagoa mágica com poderes medicinais, onde aborígenes se banhavam para curar feridas e afecções. Este local, na verdade, tratava-se apenas de um alagadiço onde caíam as folhas de melaleuca, possibilitando banhos com suas propriedades medicinais.[2]

Embora o óleo de melaleuca seja utilizado por povos da Oceania desde tempos remotos, o uso só foi registrado oficialmente na década de 1920, quando as análises efetuadas conprovaram a sua eficácia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados australianos usavam-no como desinfetante de ferimentos provocados no combate.

Uso anti-acne[editar | editar código-fonte]

O óleo de melaleuca possui ação antimicrobiana ampla e, consequentemente, eficácia cientificamente comprovada no uso em formulações de tratamentos anti-acne.[2]

Para entender a ação do óleo de melaleuca sobre a acne, é importante saber que a acne é causada pelo aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas em conjunto com o acúmulo de células mortas que leva à obstrução dos poros da pele.

Sem ser expelido, o sebo acumulado libera algumas substâncias que causam irritação da pele e inflamação local: um meio propício para bactérias se desenvolverem – em especial a Propionibacterium acnes que é a causadora da acne.

A ação antimicrobiana do óleo de melaleuca elimina bactérias como o Propionibacterium acnes, por isso é efetiva no tratamentos de casos de acne vulgar.

Referências

  1. Journal of Hospital Infection (2004; 56:283–286), cited in Beauchamp, Kimberly. 2004. "Tea Tree Oil and Staph". Bastyr Center for Natural Health.
  2. a b Multi Vegetal Blog (2010) "Óleo de Melaleuca".


Ícone de esboço Este artigo sobre fármacos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.