Ônibus movido a etanol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ônibus movido a etanol sueco.

Um ônibus movido a etanol (português brasileiro) ou autocarro movido a etanol (português europeu) é um ônibus que utiliza o álcool etílico, ou etanol, como combustível.

Desde 2007 o Brasil tem um protótipo operando com etanol E95 no Corredor Metropolitano São Mateus - Jabaquara, em São Paulo. Este veículo de teste faz parte do Projeto BEST - BioEthanol for Sustainable Transport, com patrocínio de vários países europeus.[1]

Em 1997, a Scania sueca exportou para o Brasil dois ônibus a etanol que operaram na época. Um ônibus fez testes na empresa Auto Viação Urubupungá, na linha Osasco (Jardim Elvira) - São Paulo (Estação Armênia), e o segundo fez testes em Curitiba. Além disso o primeiro ônibus movido a álcool do mundo (um Mercedes-Benz Monobloco 0-364 rodoviário) rodou pela mesma empresa em 1979. Esses ônibus ficaram pouco tempo no país, porque o motor do ônibus não era adaptado para o álcool brasileiro, sendo necessário o álcool e aditivo sueco, o que tornou inviável financeiramente sua operação.[carece de fontes?]

Referências

  1. Institucional > Notícias. «Ônibus a etanol começa a circular em dezembro no Corredor São Mateus-Jabaquara». EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos. Consultado em 4 de maio de 2009. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.