Saltar para o conteúdo

Łagów

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Łagów
Łagów

Igreja paroquial de Łagów
Voivodia Santa Cruz
Condado Kielce
Comuna Łagów
Área 8,2191 km²
População (2011) 1 650[1][2] habitantes
Densidade 201 hab/km²
Código telefônico (+48) 41
Matrículas de automóveis TKI
Localização
Localização de Łagów na Polónia 50° 46' 36" N 21° 05' 06" E
Cidade da Polónia

Łagów é um município da Polônia, na voivodia de Santa Cruz, condado de Kielce e sede da comuna de Łagów. Estende-se por uma área de 8,2191 km², com 1 650 habitantes, segundo os censos de 2011, com uma densidade de 201 hab/km².[1][2]

Foi uma cidade do bispado de Włocławek na voivodia de Sandomierz no último quarto do século XVI.[3] Nos anos de 1975 a 1998, Łagów pertenceu administrativamente à voivodia de Kielce. Ela recuperou seus direitos de cidade em 1 de janeiro de 2018.[4]

Localização geográfica

[editar | editar código-fonte]

Łagów está localizada nas montanhas Świętokrzyskie, na extremidade leste da depressão de Kielecko-Łagowski. Ao sul de Łagów, a serra Orłowiński se estende. Na direção noroeste, encontram-se a colina de Małacentów e a serra Bieliński. A cidade é atravessada pelo rio Łagowica.

A estrada nacional n.º 74, de Kielce a Zamość, e a estrada da voivodia n.º 756, de Starachowice a Stopnica, passam por Łagów.

A primeira menção de Łagów apareceu no século XI. De acordo com Jan Długosz em suas crônicas, em 1086, Ladislau I Herman, através da intercessão de sua esposa Judite, entregou a vila ao capítulo Kujawy, que organizava a sede do castelão (provavelmente havia um castelo aqui, mas nenhum vestígio dele sobreviveu até hoje). A 5 km de Łagów para o sudeste na vila de Nowy Staw fica o "Monte do Castelo". É nesse monte que deveria ser a antiga localização de Łagów. A localização do castelo neste local é altamente provável, porque a colina é cercada por um vale de rio, o que poderia dificultar a captura do castelo). Em 1375, a rainha da Polônia e Hungria, Elżbieta, concedeu um privilégio em Sandomierz, permitindo que o mestre de Łagów, o bispo Zbylut convertesse a vila em cidade. Este privilégio foi confirmado em 1390 por Ladislau II Jagelão. Em 1502, a cidade foi incendiada pelos tártaros. No século XV, a cidade se tornou um famoso centro de artesanato, principalmente de olaria. Minério de ferro e chumbo foram extraídos aqui. Em 1870, Łagów perdeu os direitos de cidade.[5].

Durante a Segunda Guerra Mundial, a vila estava localizada na zona de fronteira do eixo Baranów-Sandomierz, sofrendo assim danos consideráveis.

Pontos e atrações turísticas

[editar | editar código-fonte]
  • Igreja paroquial de São Miguel Arcanjo, de nave única do XVI. O presbitério é mais antigo e data do final do século XV. Construídos nos anos de 1581 a 1600, os pórticos góticos tardios e as abóbadas em forma de estrela das capelas dos séculos XVII e XVIII formam uma espécie de corredor.
  • Desfiladeiro de Dule, um calcário a céu aberto de renome mundial, rico em fósseis devonianos (Famenianos) de goniatitas e clymeniida.[6].
  • Caverna de Zbójecka, com cerca de 160 m de comprimento, tipicamente "jurássica". Mencionado em publicações geográficas do final do século XIX e início do século XX, geralmente sob o nome Caverna Łagowska. As lendas locais ligam a caverna aos ladrões que lá viviam. Dentro da caverna existem, entre outros: aranhas raramente encontradas na Polônia - Porrhomma egeria, besouro - Cholera agila e inseto sem asas - Arrhopal ites pymagenes, além de três espécies de morcegos: Myotis daubentonii, Myotis myotis e Rhinolophus hipposideros.
  • Área do antigo cemitério judeu - um bosque de álamos na estrada para Zarębów, desprovido de vestígios de túmulos.
  • Cemitério e capela paróquial da primeira metade do século XIX.

Łagów é o ponto de partida da trilha turística azul que leva a Chęciny, da trilha turística verde que leva a Nowa Słupia e da ciclovia verde que conduz pelas áreas ao redor da cidade.

Há um clube de futebol ŁKS Łagów na cidade, fundado em 1979.

Referências

  1. a b «Łagów (Santa Cruz) mapas, imobiliário, GUS, acomodações, escolas, região, atrações, códigos postais, desemprego, salário, ganhos, educação, tabelas, demografia, jardins de infância». Polska w liczbach (em polaco). Consultado em 26 de janeiro de 2020 
  2. a b GUS. «Área e população no perfil territorial em 2016». stat.gov.pl (em inglês). Consultado em 26 de janeiro de 2020 
  3. Województwo sandomierskie w drugiej połowie XVI wieku. ; Cz. 2, Komentarz, indeksy, Varsóvia 1993, p. 112.
  4. «Rozporządzenie Rady Ministrów z dnia 24 lipca 2017 r. w sprawie ustalenia granic niektórych gmin i miast, nadania niektórym miejscowościom statusu miasta, zmiany nazwy gminy oraz siedzib władz niektórych gmin». isap.sejm.gov.pl. Consultado em 18 de junho de 2020 
  5. Postanowienie z 24 października (5 listopada) 1869 (Dziennik Praw, rok 1869, tom 69, nr 239, str. 419
  6. J. Czarnocki, 1989. Klimenie Gór Świętokrzyskich, Prace PIG, CXXVII, Varsóvia.
  • Tadeusz Dybczyński, Przewodnik po Górach Świętokrzyskich, Varsóvia 1912.
  • Ryszard Garus, Znakowane szlaki turystyczne woj. kieleckiego, Kielce 1983.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Łagów
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Polónia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.