Ōmetsuke

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde agosto de 2009). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.

Ōmetsuke (大目付, Ōmetsuke?), ou censores, eram como policiais da era Edo. Foi a principal forma que o Shogunato Tokugawa manteve a ordem e zelou pela paz.

Os Ōmetsuke não eram agentes secretos. Eram investigadores da mais alta importância da corte do daimyo para o qual, foi enviado para servir. Não podia se manter secreto como os ninjas de seu tempo. O seu cargo, como representante do shogun provavelmente tornou ainda mais complicado que se adequasse a qualquer tipo de disfarce. Um metsuke[1] era raramente antagônico aos seus senhores para qual trabalhavam e observavam. Eram perspicazes e tinham uma boa relação com todos. Um exemplo de metsuke vem do filme "Sanjuro", de Akiro Kurosawa, estrelando Toshiro Mifune.

O metsuke do período Edo mantiveram as inspeções tomavam notas enquanto trabalhavam e abertamente enviavam mapas e coisas parecidas que eles reuniam para o shogunato. Todos trabalhos em fortificações tinham que ser aprovados e monitorados por representantes do shogun e eles tomavam notas bem detalhadas quando qualquer inspeção ou construção estava em curso. Naquela ocasião, o metsuke cumpria a função de agente investigativo. Mas isso era muito claro para todos, não havia dissimulações.[2]

Algumas vezes o shogunato desejava destruir algum clã problemático e precisava de uma desculpa fornecida pelo metsuke para tal. Mas, mais freqüentemente o shogunato temia o resultado de um grande número de samurais subitamente relegados ao status de ronin, de modo que comumente o shogunato trabalhava com os anciões dos clãs para perseguir e corrigir problemas antes que esses ocorressem. Em alguns casos, o que era bom para um clã não era o melhor para o senhor no poder e às vezes os clãs poderiam forçar o seu próprio daimyo corrupto a abdicar e empossar seu herdeiro.[3]

Lista de ōmetsuke[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. Ōmetsuke, Metsuke, Ō-metsuke ou censor: eram as quatro maneiras de referir-se ao agente/policial da era Edo
  2. Roley, Don; Gustavo Fráguas (Tradução). «A Historia da Koga Ryu» (Web). Tradução de "History of the Koga Ryu " de Don Roley. Consultado em 3 de agosto de 2009. 
  3. Roley, "History of the Koga Ryu "
  4. Beasley, William G. (1955). Select Documents on Japanese Foreign Policy, 1853-1868, p. 341.
  5. Beasley, p. 342.
  6. Beasley, p. 332.
  7. a b Beasley, p. 334.
  8. Beasley, p. 340.
  9. Beasley, p. 336.
  10. Beasley, p. 338.
Ícone de esboço Este artigo sobre o Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.