.name

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
.name
.name domain name logo.png
Introduzido2001
Tipo de TLDDomínio de Topo Genérico
StatusActivo
RegistoVeriSign
Patrocinador(a)Não
Intenção de usoSites pessoais de indivíduos
Realidade de usoEle é utilizado da forma como foi previsto, mas não cresceu tão rápido quanto .biz, .com e .info
Restrições de registoNenhum, mas os registos podem ser contestados, caso o nome do site seja um nome
EstruturaOriginalmente inscrições tiveram que ser no terceiro nível, na forma john.smith.name, porém mais tarde os diretos de utilizar o segundo nível foram autorizados
DocumentosICANN registry agreement
Website de registoVerisign.com - .name Domain Name

O .name é um domínio genérico de primeiro nível (gTLDs) no Sistema de Nomes de Domínios da Internet. É destinado a ser utilizado por indivíduos de representação de seus nomes pessoais, apelidos, nomes de tela, pseudônimos, ou outros tipos de etiquetas de identificação.[1] Domínios pode ser registrado no segundo nível (john.name) e terceiro nível (john.doe.name). Também é possível registrar um endereço de e-mail: john@doe.name. Um endereço de e-mail é uma conta de encaminhamento, e exige um outro endereço de e-mail como o endereço do destinatário.

Quando um domínio está registrado no terceiro nível (john.doe.name), o segundo nível (doe.name neste caso) é compartilhado, e não pode ser registrado por qualquer pessoa. Outros domínios de segundo nível como johndoe.name permanecem inalterados. Quando o TLD < tt>.name foi lançado, as inscrições eram somente de terceiro nível (e encaminhado endereços de correio electrónico) estavam disponíveis. Em janeiro de 2004, os registos de segundo nível se tornaram disponíveis. A estrutura original dos nomes de domínio .name foi: primeiro.ultimo.name, de modo que um indivíduo podesse obter um domínio correspondente ao seu nome real.

Em novembro de 2009, nomes de domínio internacionalizados (IDNs) tornaram-se disponíveis para o segundo e terceiro nível de domínios de nome .name. IDNs são nomes de domínio que são representados por aplicações de usuários no caráter nativo conjunto da língua local. Como um identificador pessoal, único e memorável, endereços de nomes estão cada vez mais sendo usados como um endereço natural para aplicações de identificação digital.

O serviço WHOIS do .name está disponível no http://whois.nic.name. Os registros de nomes de domínio estão disponíveis a partir de registradores credenciados pela ICANN.

Referências

  1. «.name Domain Name Registrar - Personal Domain Name Registration - Verisign». www.verisigninc.com. Consultado em 28 de abril de 2012 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.