1.ª Brigada de Infantaria de Selva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
1ª Brigada de Infantaria de Selva
Estado  Roraima
Subordinação Comando Militar da Amazônia
Sigla 1ª Bda Inf Sl
Criação 1784
Comando
Comandante Gen Bda Gustavo Henrique Dutra de Menezes[1]
Sede
Endereço Avenida Marques de Pombal, s/n, Cep: 69308-515

A 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), também conhecida como Brigada Lobo D’Almada, é uma das Brigadas do Exército Brasileiro. Formada por militares indígenas da região e por militares profissionais especialistas em guerra na selva, faz parte da elite do Exército Brasileiro.

Sua sede localiza-se em Boa Vista, em Roraima. É administrado pelo Comando Militar da Amazônia, com sede em Manaus. Seu nome histórico faz referência ao coronel engenheiro Manoel da Gama Lobo D’Almada, comandante do Comando Militar do Alto Rio Negro em 1784, ano em que os portugueses chegaram à região.

Até 13 de novembro de 1991, a brigada era conhecida como a 1ª Brigada de Infantaria Motorizada, então situada em Petrópolis, sendo desativada e realocada em Boa Vista.

Em entrevista ao jornal Folha de Boa Vista (30 de janeiro de 2015) o atual comandante da 1a Bda Inf Sl, General de Brigada Carlos Alberto Mansur, apresentou projetos para a Brigada, a serem brevemente executados em Boa Vista: (1o) criação de um Batalhão de Infantaria Mecanizado, (2o) ativação de uma Companhia Anti-carros, e (3o) a transformação do atual 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (Esq C Mec) em um Regimento de Cavalaria Mecanizado, para o que já foram recebidos novos blindados EE-9 Cascavel e EE-11 Urutu, a comporem um 2º Esq C Mec. Além destas expansões da Brigada encontra-se em etapa de projeto é a transformação do Posto Médico em Hospital de Guarnição Militar.

Organizações Militares Subordinadas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências