12.ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
12.ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)
Estado  São Paulo
Subordinação 2.ª Divisão de Exército
Sigla 12.ª Bda Inf L (Amv)
Criação 1995
Comando
Comandante Gen Bda Rolemberg Ferreira da Cunha[1]
Sede
Endereço Rua Marquês do Herval, 109


A 12.ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) - 12.ª Bda Inf L (Amv) é uma das Brigadas do Exército Brasileiro. Sua sede localiza-se em Caçapava, em São Paulo. Sua área de influência compreende todo o país. É enquadrada pela 2ª Divisão de Exército/Comando Militar do Sudeste, com sede em São Paulo.

Está organizada, equipada e adestrada para cumprir missões em curto prazo e em qualquer ponto do território nacional. Podendo deslocar-se por via aérea, em aviões de empresas civis e aviões e helicópteros da Força Aérea, mas, seu principal meio de transporte são as aeronaves de asa rotativa do comando de aviação do exército. A partir das bases situadas nas proximidades de seus quartéis, seu principal meio de transporte é o helicóptero, meio de transporte pelo qual executa sua principal função, o assalto aeromóvel, a Brigada Leve constitui-se num eficaz instrumento de alcance estratégico, permanentemente à disposição da Força Terrestre, sendo uma unidade integrante da Força de Ação Rápida e Estratégica (FAR) do Exército Brasileiro.

História[editar | editar código-fonte]

Em 18 de junho de 1919 foi criada a 4.ª Brigada de Infantaria, com sede na cidade de São Paulo, que após sucessivas transformações deu origem à atual Brigada Leve. Em setembro de 1919 a Brigada foi transferida para Caçapava, tendo sido extinta provisoriamente em novembro de 1930. Em outubro de 1932 o Comando da 4.ª Bda Inf foi reativado e em maio de 1934 passa a ser orgânica da 2.ª Divisão de Infantaria.

Em 1938, surge o Comando da Infantaria Divisionária (ID/2), em substituição à 4.ª Bda Inf, que é extinta. Permanece com esta denominação até 1971, quando ocorre a mudança para 12.ª Brigada de Infantaria e passa a integrar a 2ª Divisão de Exército.

Quinze anos depois teve seu nome novamente alterado, passando a constituir-se na 12.ª Brigada de Infantaria Motorizada, que finalmente, pela Portaria Ministerial Reservada N.º 023, de 19 de junho de 1995, foi transformada na 12.ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), mantendo sua sede na cidade de Caçapava.

Organizações Militares Subordinadas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligação externas[editar | editar código-fonte]