16.º Congresso Nacional do Partido Comunista da China

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
16º Congresso Nacional do Partido Comunista da China
s: 中国共产党第十六次全国代表大会

t: 中國共產黨第十六次全國代表大會

16.º Congresso Nacional do Partido Comunista da China
Bandeira do Partido Comunista da China
Cidade(s) China Pequim, China
Data 8 de novembro a 14 de novembro de 2002
Participantes 2.114 delegados (mais 40 convidados) representando 66 milhões de membros do partido
Cronologia
15º Congresso Nacional do Partido Comunista da China
17º Congresso Nacional do Partido Comunista da China

O 16º Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês foi realizado em Pequim entre 8 e 14 de novembro de 2002. Foram convidados 2.114 delegados e 40 delegados especialmente convidados, que elegeram os 356 membros do 16º Comitê Central do Partido Comunista, bem como os 121 membros da Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCID). O Congresso marcou a transição nominal de poder entre Jiang Zemin e Hu Jintao, que substituiu Jiang como Secretário-Geral, bem como a nova formação do Comitê Permanente do Politburo. A transição institucional seria completada pelo Congresso Nacional do Povo em março de 2003. Jiang, no entanto, permaneceria como líder da Comissão Militar Central, de modo que, na prática, a transição de poder não foi completa. O Congresso Nacional examinou e adotou a emenda à Constituição do Partido Comunista, proposta pelo 15º Comitê Central do Partido, que entrou em vigor a partir da data de sua adoção. Uma emenda à Constituição da China foi aprovada pelo Congresso Nacional do Partido, com a ideologia assinatura de Jiang Zemin, as "Três Representações", sendo inserida no documento.

16.º Congresso Nacional do Partido Comunista da China
Chinês tradicional: 中國共產黨第十六次全國代表大會
Chinês simplificado: 中国共产党第十六次全国代表大会
Abbreviated name
Chinês: 十六大

Membros do Comitê Central do Partido[editar | editar código-fonte]

O 16º Comitê Central do Partido Comunista foi composto por 198 membros titulares e 158 membros suplentes, além de uma Comissão Central de Inspeção Disciplinar de 121 membros.

Hu Jintao foi eleito Secretário-Geral no 16º Congresso, embora Jiang Zemin tenha mantido sua posição como líder da Comissão Militar Central e portanto como o Líder Supremo da China.

Democracia interna no Partido Comunista[editar | editar código-fonte]

Dos quase 200 Comitês Centrais regionais eleitos pelo Congresso, é possível julgar pelo número de votos favoráveis aqueles delegados que não tiveram apoio no partido. Huang Ju, que se tornou vice-primeiro-ministro em 2003, teve o menor número de votos a favor, com mais de 300 delegados votando contrários. Outros entre os sete piores, em ordem de menor popularidade, foram Li Changchun (chefe de propaganda), Zhang Gaoli (então líder do partido em Shandong), Jia Qinglin (presidente da CCPPC ), Xi Jinping (então líder do partido em Zhejiang), Li Yizhong e Chen Zhili (feito Conselheiro de Estado). O líder do partido em Xangai, Chen Liangyu, ficou em décimo lugar, enquanto o líder do partido em Pequim, Liu Qi, ficou em décimo segundo lugar.[1]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]