2º Batalhão de Polícia Militar (PMERJ)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
2° Batalhão de Polícia Militar
2BPM.gif
Brasão
País  Brasil
Estado  Rio de Janeiro
Corporação Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Subordinação 1º Comando de Policiamento de Área
Missão policiamento ostensivo e manutenção da ordem pública
Sigla 2° BPM
Criação 14 de janeiro de 1890
Sede
Sede Rio de Janeiro
Bairro Botafogo
Endereço São Clemente nº 345

O Segundo Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) é uma Organização Policial Militar (OPM) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Ele está subordinado ao 1º Comando de Policiamento de Área (1º CPA).

Histórico[editar | editar código-fonte]

O 2º BPM foi criado pelo decreto nº. 155 assinado pelo então Governador Provisório Marechal Manoel Deodoro da Fonseca, no dia 14 de janeiro de 1890. Foi primeiramente sediado na Rua General Caldwell, atrás da Casa da Moeda, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

No ano de 1898, a Lei nº. 490 reorganizou a Corporação, sendo transferida a sede para o então Quartel General; hoje, Regimento Marechal Caetano de Faria.

Em 1910, o 2º BPM foi transferido para o bairro de Botafogo, aquartelando-se na Rua Rui Barbosa, hoje Rua São Clemente nº. 345, em um antigo prédio, que acabou por ser demolido para dar lugar a uma nova construção, que atualmente contém um pavilhão de comando com sete pavimentos e um prédio com quatro pavimentos para as companhias.

Área de atuação[editar | editar código-fonte]

O batalhão é resposável pelo patrulhamento dos bairros cariocas de Botafogo, Cosme Velho, Glória, Flamengo e o Aterro do Flamengo.