2,4,5-T

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
2,4,5-Trichlorophenoxyacetic acid
Alerta sobre risco à saúde
2,4,5-T.svg
Nome IUPAC (2,4,5-Trichlorophenoxy)acetic acid)
Outros nomes 2,4,5-Trichlorophenoxyacetic acid
2,4,5-T
Trioxone
Identificadores
Número CAS 93-76-5
Número RTECS AJ8400000
SMILES
Propriedades
Fórmula molecular C8H5Cl3O3
Massa molar 255.49 g/mol
Aparência Off-white to yellow crystalline solid
Densidade 1.80 g/cm³, 20 °C
Ponto de fusão

154-158 °C

Solubilidade em água 238 mg/kg (30 °C)
Riscos associados
Frases R 22-36/37/38-50/53
Frases S 24-60-61
Compostos relacionados
Compostos relacionados 2,4-D
auxin
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

Ácido 2,4,5-Triclorofenoxiacético ou simplesmente 2,4,5-T é um composto organoclorado de formula é um composto cristalino branco sem cheiro quando puro, quando impuro possui um cheiro de vinagre e com cristais de coloração amarelada, laranja para marrom, seu ponto de ebulição o decompõe, podendo ser destilado a vácuo, é um agente insolúvel e água e tende logo a reagir com ela, o agente em ambiente é bem persistente podendo ficar por vários dias, semanas ou até meses.

Exposição[editar | editar código-fonte]

Exposição ao agente pode causar em curto prazo tonturas, náuseas, dor de cabeça,fraqueza, dor abdominal, hipotensão, lesão renal e hepática, em médio prazo pode levar o vomito, convulsões e ao coma e em longo prazo a Cloracne. O ácido entra em contato com a água dos tecidos, reage com ela e produz Cloreto de hidrogênio, o 2,4,5-T não é classificado como agente carcinogênico, porém uma impureza presente nele, a dioxina, ela pode ser a causa de varias relações do 2,4,5-T em causar câncer.

Efeito biológico[editar | editar código-fonte]

Os agentes Aromáticos halogenados são altamente solúveis em gordura e tendem a impregnar-se nela, por ser um agente halogenado ele acaba agindo como um Hapteno e ativando vários receptores que possuem o papel de proliferar macrófagos o que causa em um aumento de neutrófilos(neutrofilia) e levando a uma resposta inflamatória generalizada na pele.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Pessoas intoxicadas pelo agente ou que teve contato com ele devem retirar as roupas e se lavar em água corrente ou lavar a parte exposta. Infecções pela cloracne devem ser tratadas com isotretinoína e sintomático mas o tratamento pode ser difícil já que a cloracne resiste a entrada de agentes na região.

Degradação[editar | editar código-fonte]

O 2,4,5-T possui ligações entre C-Cl que são facilmente quebradas por agentes como a água, Hidróxido e Carbonatos. Em ambiente o agente é degradado por reações fotoquímicas.

Usos[editar | editar código-fonte]

Era o principal composto ativo no conhecido agente laranja, muito usado na guerra do Vietnã, juntamente com o napalm. Duas armas altamente mortais. O uso de ambas foi proibido pela crueldade das consequências que provoca.

Produção[editar | editar código-fonte]

O processo de produção começa-se com 50 gramas de 1,3-Butadieno 99% em reação com 165,9 gramas de Tetracloreto de etileno 99% em temperatura de 80 graus Celsius, a reação terá terminado quando a solução ter cristalizado, logo coloca-se para reagir com 40 gramas de Hidróxido de sódio a 140 graus Celsius até que se começa a emissão de Cloreto de hidrogênio, a reação irá ter terminado quando não haver a emissão do gás, logo coloca-se o material para reagir com 94,6 gramas de Ácido cloroacético 99% em temperatura de 110 graus Celsius, termina-se a reação quando a solução haver cristalizado totalmente, separa-se o Cloreto de sódio por meio de uma solução de Etanol e água 50% a -40 graus Celsius.

Produção do 2,4,5-T método 1 e 2.png

Ícone de esboço Este artigo sobre um composto orgânico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.