2004
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
| Ano completo |
|---|
|
Ano bissexto com início à quinta-feira |
| SÉCULOS: | Século XX — Século XXI — Século XXII |
| DÉCADAS: | 1950 • 1960 • 1970 • 1980 • 1990 • 2000 • 2010 • 2020 • 2030 • 2040 • 2050 |
| ANOS: | 1999 • 2000 • 2001 • 2002 • 2003 • 2004 • 2005 • 2006 • 2007 • 2008 • 2009 |
| Calendário gregoriano | 2004 MMIV |
| Ab urbe condita | 2757 |
| Calendário arménio | N/A |
| Calendário chinês | 4700 – 4701 |
| Calendário judaico | 5764 – 5765 |
| Calendários hindus - Vikram Samvat - Shaka Samvat - Kali Yuga |
2059 – 2060 1926 – 1927 5105 – 5106 |
| Calendário persa | 1382 – 1383 |
| Calendário islâmico | 1425 – 1426 |
| Calendário rúnico | 2254 |
2004 (MMIV, na numeração romana) foi um ano bissexto do Século XXI que começou numa quinta-feira, segundo o calendário gregoriano. As suas letras dominicais foram DC. A terça-feira de Carnaval ocorreu a 24 de fevereiro e o domingo de Páscoa a 11 de abril. Segundo o Horóscopo Chinês, foi o ano do Macaco, começando a 22 de janeiro.
| 2004 por tópico: |
|---|
| Arte |
| Arte – Cinema – Jogos eletrônicos - Literatura - Música - Televisão |
| Política |
| Eleições – Política – Relações Internacionais |
| Ciência |
| Arqueologia – Ciência – Paleontologia – Exploração espacial |
| Esporte |
| Desporto – Atletismo – Automobilismo – Tênis - Futebol |
| Categorias de nascimentos e mortes |
| Nascimentos – Mortes |
Celebraram-se naquele ano:
- Ano Iberoamericano do Portador de Deficiência
- Ano Internacional do Arroz (pelas Nações Unidas)
- Ano Internacional para Comemorar a Luta Contra a Escravidão e a sua Abolição (pela UNESCO)
Índice
Eventos[editar | editar código-fonte]
8 de Fevereiro - O robô Opportunity da NASA recolhe imagens de um sistema rochoso, em Marte, que indica a existência de água no planeta.
8 de Fevereiro - O presidente americano George W. Bush admite que o presidente iraquiano Saddam Hussein não possuía armas de destruição em massa, numa entrevista à estação de televisão NBC.
29 de Fevereiro - O presidente do Haiti, Jean-Bertrand Aristide, é deposto. Na foto com o presidente americano Bill Clinton, em 1994.
- Ano Internacional para Celebrar a Luta contra a Escravidão e sua Abolição e Ano Internacional do Arroz, pela ONU.
- Celebração do IV Centenário da Irmandade de São Pedro ad Vincula, com a construção de raiz de uma sede social própria, fora do edifício da Sé Catedral de Angra do Heroísmo.[1]
Janeiro[editar | editar código-fonte]
- 1 de Janeiro - Em Portugal, é criada a freguesia de Corvite, no conselho de Guimarães.
- 9 de janeiro - Priscila Belfort, irmã do lutador de MMA Vítor Belfort, foi dada como desaparecida. Até hoje não há pistas, e Priscila foi dada como morta pelos policiais.
- 24 de Janeiro - Criada a rede social Orkut (Site de relacionamentos do Google).
- 24 de Janeiro - Fundação do Luverdense Esporte Clube.
- 28 de janeiro - Chacina de Unaí, em Minas Gerais, que deixou quatro auditores fiscais mortos.
- 28 de Janeiro - Estreia do desenho italiano Winx Club
Fevereiro[editar | editar código-fonte]
- Carnaval - A Beija-Flor de Nilópolis conquista o bicampeonato do carnaval do Rio de Janeiro e a Mocidade Alegre conquista o campeonato do carnaval de São Paulo.
- Estreia da série Lost.
- 4 de Fevereiro Foi criada a rede social Facebook.
- 6 de Fevereiro - Explosão do metrô de Moscou.
- 8 de Fevereiro - O robô Opportunity da NASA recolhe imagens de um sistema rochoso, em Marte, que indica a existência de água no planeta.
- O presidente americano George W. Bush admite que o presidente iraquiano Saddam Hussein não possuía armas de destruição em massa, numa entrevista à estação de televisão NBC.
- Bill Clinton, Mikhail Gorbachev e Sophia Loren são premiados com um Grammy pela narração do disco contando a história de Pedro e o Lobo em moldes modernos.
- 13 de Fevereiro - Primeira crise política do presidente Lula no Brasil.
- 15 de Fevereiro - Foi criado o site de compartilhamento de vídeos em formato digital YouTube.
- 25 de Fevereiro - A Líbia começa a destruir cerca de 3 300 bombas preparadas para receberem ogivas químicas.
- 29 de Fevereiro - O presidente do Haiti, Jean-Bertrand Aristide, é deposto.
Março[editar | editar código-fonte]
- 2 de Março - Invasão do Iraque: a Organização das Nações Unidas conclui que o Iraque não possui armas de destruição em massa, contrariando George W. Bush e Tony Blair, para justificar a invasão daquele país.
- 11 de Março - Atentado terrorista em Madri, Espanha.
- 14 de Março - José Luis Rodríguez Zapatero do PSOE vence as eleições parlamentares espanholas.
- 24 de Março - Se forma no Atlântico sul o Furacão Catarina, que três dias depois viria a atingir parte do litoral do sul brasileiro.
- 27 de março - Ocorre o Furacão Catarina. O alerta de furacão foi dado pelos EUA com uma semana de antecedência, mas os meteorologistas do Brasil ficaram por receio, provavelmente por ser um evento nunca antes registrado.
- 31 de Março - A Radiotelevisão Portuguesa se torna a Rádio e Televisão de Portugal, e ganha uma nova sede em Cabo Ruivo, Lisboa.
Abril[editar | editar código-fonte]
- 30 de Abril - É criada a Minustah pela ONU.
Maio[editar | editar código-fonte]
- 1º de Maio - República Checa, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta e Polônia aderem à União Europeia.
- 4 de Maio - Garçon à la pipe, um quadro de Pablo Picasso, torna-se o quadro mais caro do mundo, ao ser vendido em um leilão por 104,1 milhões de dólares.
- 6 de Maio- Ultimo episodio da serie Friends
- 14 de Maio - Casamento Real de Frederico, Príncipe Herdeiro da Dinamarca e Mary Elizabeth Donaldson
- 22 de Maio - Casamento Real de Felipe, Príncipe das Astúrias e Letizia Ortiz
Junho[editar | editar código-fonte]
- 1 de Junho - A australiana Jennifer Hawkins é eleita Miss Universo.
- 4 de Junho - Lançamento do filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban da escritora britânica J. K. Rowling
- 7 de Junho - Estreia a terceira temporada do programa Teca na TV no Canal Futura.
- 11 de Junho - A sonda Cassini-Huygens atinge a máxima aproximação de Febe.
- 12 de Junho - Inicia-se a Euro 2004, em Portugal.
- 24 de Junho - É anunciado o primeiro vírus para telefones celulares: Cabir.
- 26 de Junho - O Brasil pára para saber "Quem Matou Lineu", no último capítulo da novela Celebridade, exibida pela Rede Globo, que neste dia registrou uma das maiores audiências da televisão brasileira nesta década, sendo comparada até à final da Copa do Mundo de 2002.
- 27 de Junho - o filme Shrek 2 é lançando na América
Julho[editar | editar código-fonte]
- 1º de Julho - Horst Köhler substitui Johannes Rau como Presidente da Alemanha.
- 1º de Julho - O site Millsberry é lançado no ar.
- 1º de Julho - A Sonda Cassini,da NASA,chega no Planeta Saturno após 7 anos de Viagem.
- 17 de Julho - Pedro Santana Lopes toma posse como primeiro-ministro do XVI Governo Constitucional em Portugal.
- 28 de Julho - Início da 4ª edição da Minho Campus Party.
Agosto[editar | editar código-fonte]
- 20 de Agosto - Lançamento do jogo Def Jam Fight for NY.
- 24 de Agosto - Um Tupolev Tu-154B2 (RA-85556) da S7 Airlines, em rota de Moscovo para Sochi explodiu devido a um atentado terrorista. 46 pessoas morreram.
Setembro[editar | editar código-fonte]
- 1º de Setembro - Separatistas chechenos invadem escola de Beslan, na república russa da Ossétia do Norte.
- 17 de Setembro - Lançamento do The Sims 2
- 28 de setembro - Lançamento do jogo Dragon Ball Z: Buu's Fury
Outubro[editar | editar código-fonte]
- 3 de outubro - Eleições para prefeitos e vereadores de todo o Brasil.
- 4 de outubro - Lançamento do jogo Mortal Kombat: Deception.
- 5 de outubro - Lançamento do anime Bleach
- 24 de outubro - A brasileira Priscilla Meirelles vence o Miss Terra 2004 e faz do Brasil como o primeiro país do mundo a vencer todos os quatro maiores concursos de beleza;e ainda encerra um jejum de 33 anos desde a última vez que o país venceu um concurso internacional,quando Lúcia Petterle foi coroada Miss Mundo 1971.
- 26 de outubro - Lançamento do jogo Grand Theft Auto: San Andreas
Novembro[editar | editar código-fonte]
- 1 de novembro - A UIPAC, aprova oficialmente o elemento 111 da tabela periódica como roentgênio
- 2 de novembro - O presidente americano, George W. Bush, é reeleito.
- 9 de novembro - Lançado o navegador Mozilla Firefox 1.0.
- 16 de novembro - É Lançado o jogo Half-Life 2
- 19 de novembro - Lançado o The SpongeBob SquarePants Movie
- 21 de novembro - É lançado nos Estados Unidos o Nintendo DS.
- 23 de novembro - É lançado na América do Norte o videogame World of Warcraft
- 30 de novembro - O Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio anuncia a decisão de dissolver a Assembleia da República e como consequência o governo em funções.
Dezembro[editar | editar código-fonte]
- 4 de Dezembro - A peruana María Julia Mantilla García é eleita Miss Mundo.
- 9 de Dezembro - As vilas portuguesas de Anadia, Costa da Caparica, Estarreja, Mêda, Reguengos de Monsaraz, Sabugal, Tarouca, Trancoso e Valbom são elevadas a cidade; Gafanha da Encarnação, Pardilhó, Salreu e Santa Maria do Bouro são elevadas à categoria de vila.
- 12 de Dezembro - É lançado no Japão o vídeo game PlayStation Portable.
- 26 de Dezembro - Um terremoto no Oceano Índico, seguido de Tsunamis provoca a destruição nos países do Sudeste Asiático. Estimou-se o número de mortos em 400.000 pessoas.
- 28 de Dezembro - Lançamento do jogo Gran Turismo 4
- 29 de Dezembro - Criação da Diocese de Castanhal.
- 31 de Dezembro - Com 509 metros de altura, o Taipei 101, o 3º prédio mais alto do mundo, é inaugurado, em Taiwan.
Falecimentos[editar | editar código-fonte]
Ver também: Mortes em 2004
5 de Junho - Ronald Reagan, actor e político norte-americano, 40º presidente dos Estados Unidos (n. 1911).
- 9 de Janeiro - Norberto Bobbio, filósofo italiano (n. 1909)
- 25 de Janeiro - Miklós Fehér, futebolista Húngaro (n. 1979)
- 4 de fevereiro - Hilda Hilst, poetiza, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira. (n.1930)
- 14 de Fevereiro - Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício, humorista brasileiro (n. 1916)
- 17 de fevereiro - José López Portillo, presidente do México de 1976 a 1982 (n. 1920).
- 26 de fevereiro - Boris Trajkovski, presidente da República da Macedônia (n. 1956)
- 19 de Março - António de Sommer Champalimaud, empresário português. (n. 1918)
- 20 de março - Rainha Juliana dos Países Baixos (Juliana Emma Louise Wilhelmina van Oranje-Nassau), rainha dos Países Baixos de 1948 a 1980 (n. 1909).
- 22 de Março - Ahmed Yassin, fundador da Hamas. (n. 1936).
- 18 de abril - Kamisese Mara, político das ilhas Fiji (n. 1920).
- 26 de Maio - Renato Master, ator e dublador brasileiro (n. 1939).
- 28 de Maio - Umberto Agnelli, empresário italiano (n. 1934).
- 3 de Junho - Frances Shand Kydd, mãe de Diana, Princesa de Gales (n. 1936)
- 3 de Junho - Quorthon, fundador e principal compositor da banda sueca Bathory. (n. 1966)
- 5 de Junho - Ronald Reagan, actor e político norte-americano, 40º presidente dos EUA (n. 1911).
- 9 de Junho - Sousa Franco, político português (n. 1942).
- 10 de Junho - Lino de Carvalho, político português (n. 1946)
- 19 de Junho - Oscar Bento Ribas, escritor e etnólogo angolano (n. 1909)
- 21 de Junho - Leonel Brizola, político brasileiro, ex-Governador dos estados do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro (n. 1922)
- 24 de Junho - Carlos Alberto Lacoste, militar e presidente interino da Argentina em 1981 (n. 1929).
- 1 de Julho - Marlon Brando, ator estadounidense.
- 3 de Julho - Andrian Nikolayev, cosmonauta russo (n. 1929).
- 5 de Julho - Hugh Shearer, político jamaicano (n. 1923)
- 6 de julho - Thomas Klestil, foi um político austríaco e presidente da Áustria de 1992 a 2004 (n. 1932)[2].
- 10 de Julho - Maria de Lourdes Pintasilgo, política portuguesa, única mulher a ocupar o lugar de primeiro-ministro no país (n. 1930)
- 17 de Julho - Agenor Miranda, babalorixá do candomblé e escritor (n. 1907)
- 20 de Julho - Ray Charles, cantor e pianista americano (n. 1930)
- 28 de Julho - Francis Crick, cientista britânico, vencedor do Prémio Nobel da Medicina (n. 1916)
- 2 de agosto - Henri Cartier-Bresson, importante fotógrafo do século XX, co-fundador da Agência Magnum (n. 1908).
- 16 de Agosto - Luís de Castro Faria, antropólogo brasileiro (n. 1913)
- 26 de Agosto - Laura Branigan, cantora e atriz estadunidense (n. 1957)
- 1 de Setembro - Enéas Eugênio Pereira Faria , político brasileiro (n. 1940)
- 11 de Setembro - Marino Gomes Ferreira, médico brasileiro (n. 11 de maio de 1907).
- 23 de Setembro - José Carlos dos Reis Encina, criminoso brasileiro (n. 1956).
- 28 de Setembro - Giulio Massarani, professor universitário brasileiro de Engenharia Química (n. 1937).
- 6 de outubro - Veríssimo Correia Seabra, presidente da Guiné-Bissau em 2003 (n. 1947).
- 9 de Outubro - Jacques Derrida, filósofo francês (n. 1930)
- 10 de Outubro - Christopher Reeve, ator norte americano (n. 1952)
- 11 de Outubro - Fernando Sabino, escritor e jornalista brasileiro (n. 1923).
- 2 de Novembro - Zayed bin Sultan Al Nahayan, presidente dos Emirados Árabes Unidos de 1971 a 2004 (n. 1918).
- 11 de Novembro - Yasser Arafat, presidente da Autoridade Palestiniana (n. 1929)
- 12 de Novembro - Tamara Shakryl, lingüista, professora e defensora dos direitos humanos abecásia (n. 1925 ou 1926)
- 13 de Novembro - Harry Lampert, um dos criadores do super-herói Flash da DC Comics. (n. 1916)
- 18 de novembro - Borjalo, ator e cartunista brasileiro (n.1925)
- 20 de Novembro - Celso Furtado, economista brasileiro (n. 1920)
- 27 de Novembro - Fernando Valle, fundador do Partido Socialista português. (n. 1900)
- 8 de Dezembro - Dimebag Darrell, músico, guitarrista do Pantera (banda). (n. 1966)
- 19 de Dezembro - Geraldo Calabria Lapenda, filólogo, autor da gramática da língua yathê falada pelos índios Fulniô (1968) professor titular e ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (1993)brasileiro (n. 1925)
- 28 de dezembro - Susan Sontag, crítica estadunidense. (n.1933)
Por tema
Paz - Wangari Maathai, ambientalista e activista dos direitos humanos queniana, "por sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, democracia e paz".
Prémio Nobel[editar | editar código-fonte]
- Física - David J. Gross, H. David Politzer e Frank Wilczek, "pelo descobrimento de liberdade assimptótica na teoria da intensa interação."
- Química - Aaron Ciechanover, Avram Hershko e Irwin Rose, "pela descoberta da degradação de proteínas mediada pela ubiquitina."
- Nobel de Fisiologia ou Medicina - Linda B. Buck e Richard Axel, "por suas descobertas de receptores de odor e a organização do sistema do olfato."
- Literatura - Elfriede Jelinek
- Paz - Wangari Maathai, ambientalista e activista dos direitos humanos queniana, "por sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, democracia e paz."
- Prémio do Banco da Suécia em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel - Finn E. Kydland e Edward C. Prescott
Epacta e idade da Lua[editar | editar código-fonte]
| Epacta gregoriana | 8 |
| Idade da Lua | Letra h |
Referências
- ↑ Boletim Paroquial de São Salvador, Novembro de 2010, pág. 3. Ano XI nº 2
- ↑ «Klestil, Thomas» (em inglês). Consultado em 21 de janeiro de 2011
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Conteúdo relacionado com 2004 no Wikimedia Commons
