3%

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TV Future Icon.svg
3% é uma série em exibição.
As informações podem mudar rapidamente. Editado pela última vez em 20 de agosto de 2017.
3%
Informação geral
Formato Série
Gênero Drama
Thriller
Ficção científica
Duração 38–49 minutos
Desenvolvedor(es) Pedro Aguilera
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Produtor(es) executivo(s) César Charlone
Tiago Mello
Elenco Bianca Comparato
João Miguel
Michel Gomes
Vaneza Oliveira
Viviane Porto
Zezé Motta
Rodolfo Valente
Rafael Lozano
Empresa(s) de produção Boutique Filmes
Exibição
Emissora de televisão original Netflix
Formato de exibição 4K (Ultra HD)
Transmissão original 25 de novembro de 2016 (2016-11-25) – presente
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 8

3% é uma série de televisão brasileira de drama e ficção científica desenvolvida por Pedro Aguilera para a Netflix, estrelada por Bianca Comparato e João Miguel. A série foi oficializada no segundo semestre de 2015,[1] com ordem de 8 episódios para a primeira temporada, que estreou em 25 de novembro de 2016.[2]

Desenvolvida a partir de um episódio piloto independente lançado no YouTube em 2009,[3] 3% é a primeira produção brasileira original da Netflix e a segunda produzida na América Latina, depois de Club de Cuervos.[4]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A série apresenta um mundo pós-apocalíptico, depois de diversas crises que deixaram o planeta devastado. Num lugar não especificado do Brasil, a maior parte da população sobrevivente mora no Continente, um lugar miserável, decadente, onde falta tudo: água, comida, energia e outros recursos. Aos 20 anos de idade, todo cidadão tem direito de participar do Processo, uma seleção que oferece a única chance de passar para o Maralto, onde tudo é abundante e há oportunidades de uma vida digna. Mas somente 3% dos candidatos são aprovados no Processo, que testa os limites dos participantes em provas físicas e psicológicas, e os coloca diante de dilemas morais.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Lançamento original
1 8 25 de novembro de 2016 (2016-11-25)

1ª temporada[editar | editar código-fonte]

Em um futuro pós-apocalíptico, o planeta é um lugar devastado. Num lugar não especificado do Brasil, a maior parte da população sobrevivente mora no Continente, um lugar miserável, decadente e escasso de recursos. Aos 20 anos de idade, todo cidadão recebe a chance de passar pelo Processo, uma rigorosa seleção de provas físicas, morais e psicológicas que oferece a chance de ascender ao Maralto, uma região onde tudo é abundante e as oportunidades de vida são extensas. Entretanto, somente 3% dos inscritos chegarão até lá.

2ª temporada[editar | editar código-fonte]

Em 4 de dezembro de 2016, a Netflix confirmou a segunda temporada da série, prevista para estrear em 2018.[5][6]

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Temporadas
1 2
Bianca Comparato Michele Santana Principal
João Miguel Ezequiel Principal
Michel Gomes Fernando Carvalho Principal
Rodolfo Valente Rafael Moreira Principal
Vaneza Oliveira Joana Coelho Principal
Viviane Porto Aline Principal
Celso Frateschi O Líder da Causa Principal
Sérgio Mamberti Matheus Principal
Zezé Motta Nair Principal
Rafael Lozano Marco Alvarez Principal
Mel Fronckowiak Julia Principal

Recorrente[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Temporadas
1 2
Luciana Paes Cássia Recorrente
Rita Batata Denise Recorrente
Leonardo Garcez Daniel Recorrente
Clarissa Kiste Luciana Recorrente
Julio Silverio Otavio Recorrente
Thiago Amaral Alvaro Recorrente
Geraldo Rodrigues Geraldo Recorrente
Ediana Souza Ediana Recorrente
Luana Tanaka Ágata Recorrente
Cesar Gouvea Cesar Recorrente

Episódios[editar | editar código-fonte]

1ª temporada (2016)[editar | editar código-fonte]

em
geral
na
temporada
Título Dirigido por Escrito por Lançamento
1 1 "Capítulo 01: Cubos" César Charlone Pedro Aguilera 25 de novembro de 2016
Em um futuro distante, a maioria da população vive na pobreza (o Continente), enquanto os que estão no Maralto vivem em um paraíso virtual. Todos os anos, cada pessoa que completa 20 anos de idade tem uma chance de ir para o Maralto através de uma série de testes chamados de "Processo", mas apenas 3% conseguem. Michele é uma delas, que vai com sua melhor amiga, Bruna. O chefe do Processo, Ezequiel, é observado por uma mulher do Maralto chamada Aline. A primeira prova é uma entrevista, onde um dos candidatos se suicida quando não passa no teste. Depois de serem colocados em grupos, uma candidata chamada Joana percebe que outro candidato, Rafael, falsificou seu registro. A segunda prova é onde cada pessoa deve montar nove cubos de vários blocos. Rafael trapaça, roubando um cubo de outro candidato, mas Ezequiel o deixa continuar no Processo. Michele consegue montar apenas oito cubos, mas um candidato em uma cadeira de rodas, chamado Fernando, monta um nono cubo com vários de seus cubos, permitindo que os dois passem na prova. Joana monta onze cubos. Eventualmente, Michele e Bruna são levadas para um lugar isolado dos outros candidatos, pois o Maralto suspeita que um infiltrado de um grupo revolucionário conhecido como "Causa" está entre os candidatos. Michele convence Bruna a atacar a interrogadora, mas Bruna morre ao fazer isso. Os funcionários do Processo deduzem que ela era a infiltrada da Causa. Então, é revelado que a infiltrada é Michele, que cai em lágrimas por deixar sua amiga morrer. 
2 2 "Capítulo 02: Moedas" Daina Giannecchini & Jotagá Crema Cássio Koshikumo & Denis Nielsen 25 de novembro de 2016
Quando é examinado fisicamente, Fernando descobre que suas pernas podem ser curadas no Maralto, mas diz para Michele que deseja permanecer em sua cadeira de rodas, pois sua vida não seria mais a mesma sem ela. A terceira prova do Processo é uma cena de crime falsa que parece ter acontecido no Maralto. O grupo deve descobrir o que aconteceu. A princípio, parece que a mulher manequim está simplesmente sufocando, mas Fernando acredita que a mulher está sufocando porque foi envenenada. O grupo concorda, mas Rafael mostra que as pistas são enganosas, e que, na verdade, a mulher está tendo uma reação alérgica à prata. Fernando acaba concordando, e eles passam na prova graças a teoria de Rafael. Aline procura Ezequiel, que desaparece no momento de acompanhar a quarta prova. A próxima prova envolve votar em alguém do grupo para ser expulso do Processo. Os que forem escolhidos para ficar têm que pegar moedas para provar que ficarão. Apesar dos argumentos, Marco sugere que eles façam um sorteio com lenços. Quem tirar o lenço mais curto será o que estará fora do Processo. Joana tira o mais curto, mas rouba a moeda de Lucas e acaba passando na prova, fazendo com que ele seja expulso. 
3 3 "Capítulo 03: Corredor" Dani Libardi Ivan Nakamura & Denis Nielsen 25 de novembro de 2016
O grupo deve andar por um corredor escuro juntos, mas um gás que causa alucinações é liberado. Cada um tem uma alucinação diferente, mas Joana consegue acompanhar todos até o outro lado, fazendo com que eles passem na prova. Após serem levados aos seus dormitórios para passarem a noite, Fernando e Michele se beijam. Apesar dos efeitos serem temporários, Ágata continua alucinando, e tenta matar Joana, mas Rafael a impede. Enquanto isso, Ezequiel é mostrado saindo do Processo para ver um menino chamado Augusto, que vive no Continente. Em flashbacks, é revelado que Joana também falsificou seu registro depois de, acidentalmente, matar o filho de um gângster. Rafael percebe seu registro falso, e os dois chantageiam um ao outro. Quando o menino Augusto entra no Processo e é quase pego por Aline, Ezequiel diz para ele nunca mais voltar. Quando todos acordam na manhã seguinte, Joana percebe que as saídas foram bloqueadas, prendendo os candidatos dentro dos dormitórios. 
4 4 "Capítulo 04: Portão" Jotagá Crema Cássio Koshikumo, Ivan Nakamura & Jotagá Crema 25 de novembro de 2016
Os candidatos continuam presos nos dormitórios. Enquanto procura uma saída, Marco pensa na história de sua família, pois cada integrante de sua família foi para o Maralto. Ele organiza todos os outros candidatos para conseguirem comida e passarem na prova. Quando todos eles passam, Ezequiel fica incomodado e para de enviar a comida. Eventualmente, Marco e alguns outros homens utilizam objetos do local como armas, para tentarem abrir o portão. Quando percebem que não há saída, eles atacam os outros para roubar suas comidas. Marco mata uma garota no Processo para provar seu poder. Michele e os outros fazem uma barricada contra eles, enquanto Joana encontra Ágata, que morreu de desnutrição. Então, ela sobe pelo respiradouro de onde a comida veio, mas encontra Ezequiel, que diz a ela que ela ainda pode salvar os outros. Joana volta, salvando e libertando os candidatos que Marco tentou atacar. Todos se voltam contra ele e seus homens, matando alguns. O portão se abrem e todos saem. Marco acorda sangrando antes do portão se fechar, e rasteja até ele. No entanto, o portão se fecha exatamente no momento em que Marco passa, esmagando-o e matando-o. Enquanto isso, Aline é pega espionando as coisas de Ezequiel. É revelado que Rafael participou do Processo no ano passado mas não passou, então, roubou o registro de seu irmão inconsciente para participar pela segunda vez. Mais tarde, ele revela para Michele que também é um infiltrado da Causa. 
5 5 "Capítulo 05: Água" César Charlone Pedro Aguilera 25 de novembro de 2016
Cinco anos antes do início da série, Ezequiel vira o supervisor principal do 99º Processo e em diante. Ele é casado com uma supervisora, Julia, que auxilia na primeira prova, a prova da entrevista. Durante a primeira vez de Ezequiel no comando, Julia desqualifica uma candidata que não tinha feito nada de errado—a candidata simplesmente admitiu ter um filho. Mais tarde, ela e Ezequiel monitoram um ataque, onde um menino é visto nas filmagens. Julia cai em lágrimas ao ver o menino, e, mais tarde, revela para Ezequiel que ele é Augusto, o filho que ela abandonou quando passou no Processo. Durante todo o tempo de Ezequiel como supervisor principal, o comportamento de Julia fica cada vez mais estranho, até que ela tenta fugir para o Continente para ver Augusto. Ezequiel a impede e tem seu compromisso com o Centro de Reabilitação e Tratamento, onde ela entra no oceano e se afoga, cometendo o primeiro suicídio da história do Maralto. Então, Ezequiel decide conhecer Augusto, iniciando um relacionamento com o garoto em segredo, que continua até os dias atuais. Ao longo dos flashbacks, os candidatos relaxam na grama da instalação de testes, antes de serem levados para seus quartos individuais. 
6 6 "Capítulo 06: Vidro" Daina Giannecchini & Dani Libardi Cássio Koshikumo, Denis Nielsen, Ivan Nakamura & Jotagá Crema 25 de novembro de 2016
Ao receberem seus próprios quartos, as famílias de cada candidato são trazidas, dando aos candidatos uma opção: continuar no Processo, ou desistir e levar uma grande quantidade de dinheiro para casa para sustentar sua família. Michele e Rafael passam; Joana é confrontada por um capanga enviado pelo pai do menino que ela matou, que entrou em seu quarto passando-se por seu pai. Ele diz que ela pode ficar lá e ser morta, ou sair com ele e ficar viva, já que o Processo está oferecendo mais dinheiro do que o preço que foi exigido dela anteriormente. Ela decide ficar, e o homem se revela ser um cidadão do Maralto, que diz que ela passou. Fernando passa por uma experiência inversa, pois seu pai tenta convencê-lo a ficar, mas ele está disposto a ir para casa. Ele decide continuar quando seu pai lhe diz que ele não terá para onde ir se decidir voltar. Os candidatos restantes vão para seus testes finais individuais: Michele deve contar para os pais de Bruna que ela está morta, e mesmo assim, convencê-los a deixar a filha mais nova do casal participar do Processo; Fernando deve projetar um novo teste para o Processo; e Rafael deve procurar a ajuda de outro candidato para apertar dois botões ao mesmo tempo. Todos eles passam; Rafael passa com a ajuda de Fernando, depois de revelar para ele que ele e Michele são infiltrados da Causa. Ezequiel diz para Augusto que não pode mais vê-lo, e Aline concorda em manter o segredo de Ezequiel. Michele abre um ferimento em seu braço, e retira uma pequena cápsula que estava escondida debaixo de sua pele. 
7 7 "Capítulo 07: Cápsula" Daina Giannecchini Cássio Koshikumo 25 de novembro de 2016
Um jantar comemorativo é realizado para os candidatos antes do último passo do Processo, o ritual de "purificação". Michele envenena a bebida de Ezequiel usando o veneno da cápsula que tirou de sua pele, mas ele e Cesar acabam trocando suas taças de vinho, o que faz com que Cesar morra em seu lugar. Sabendo que ele era o verdadeiro alvo, Ezequiel interroga todos os candidatos individualmente, e Rafael, que viu as ações de Michele, joga a cápsula vazia em um vão. Ezequiel e Cássia fazem uma falsa confissão, dizendo que o membro infiltrado da Causa foi capturado, na qual ele denomina Aline como a infiltrada, fazendo-a ser presa como suspeita do assassinato. Em uma última tentativa de provar sua inocência, ela tenta enviar alguns arquivos que incriminam Ezequiel para o conselho, mas Nair se intromete e manda para eles um relatório positivo sobre ele. Michele volta para seu quarto, mas encontra Ezequiel esperando por ela, com a cápsula na mão. 
8 8 "Capítulo 08: Botão" César Charlone Denis Nielsen & Pedro Aguilera 25 de novembro de 2016
Ezequiel diz para Fernando que Michele foi eliminada, então, ele decide sair para encontrá-la. Enquanto isso, a verdade é que Michele está sendo torturada com afogamento e com um pau de arara. Ezequiel diz para ela que a única razão pela qual ele ainda não a matou, é porque ele também era membro da Causa e sabe o que é estar em seus sapatos. Ele também mostra para ela algumas imagens de seu irmão vivo e bem no Maralto, dizendo-lhe que ela foi enganada. Michele finalmente revela onde encontraria o líder da Causa, e ele é preso, enquanto ela ainda é permitida ir para o Maralto. É revelado que o ritual de "purificação" é um procedimento de esterilização para que a herdabilidade seja completamente substituída pela meritocracia. No início, Rafael fica chocado, mas continua mesmo assim, hesitantemente. Joana abandona o Processo quando tem que escolher entre assassinar um membro da quadrilha que está atrás dela ou juntar-se à elite de Ezequiel. Quando sai, ela encontra Fernando e os dois expressam sua frustração com o Processo. Os candidatos aprovados são vistos pela última vez à caminho do Maralto. 

Produção[editar | editar código-fonte]

O edifício oeste da Arena Corinthians foi usado como cenário na série

Em 11 de março de 2016, a Netflix anunciou o início das gravações da série, no estado de São Paulo.[7][8][9] Em 10 de outubro de 2016, a Netflix divulgou a data de estreia e um teaser da série, junto de imagens do elenco.[10][11]

Os criadores da série estudaram juntos na Universidade de São Paulo (USP), lá mesmo na universidade, Pedro Aguilera fez seu roteiro para série aos 20 anos de idade.[12] Após acabar o roteiro fez com seus amigos três episódios pilotos para a série 3%. Dez emissoras negaram a proposta de exibição da série, até que os produtores decidiram então postar os três episódios pilotos no YouTube.

Quando a série chegou no YouTube impressionou muita gente, atingindo até 1 milhão de visualizações. Foi feito um abaixo-assinado via internet para que a série continuasse sendo produzida pela Netflix. O abaixo-assinado foi um fracasso chegando a apenas 36 assinaturas. Porém isso não impediu que no dia 11 de março de 2016 o Netflix anunciasse a produção. A série foi regravada tendo a maioria das cenas gravadas na Arena Corinthians, escolhida por seu design luxuoso e futurista e nas periferias de São Paulo, como nos bairros Heliópolis, Vila Madalena, Parque da Juventude e Ocupação Cine Marrocos.[12]

Criada por Pedro Aguilera, a série é dirigida por César Charlone, Daina Giannecchini, Dani Libardi e Jotagá Crema e tem no elenco Mel Fronckowiak e Bianca Comparato. É filmada em resolução 4K.[13][14]

Em 17 de julho de 2017, a Netflix anunciou que a segunda temporada da série estava começando a ser gravada, e divulgou os novos membros do elenco da segunda temporada.[6]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Nomeados Resultado Ref.
2010 FICTV Prize Produção Seriada para TVs Públicas Pedro Aguilera Venceu [15]
Festival Internacional de Televisão  Séries de Ficção Venceu
2011 Top 5 da MTV Awards Melhores Séries Brasileiras Venceu

Referências

  1. «Netflix anuncia sua primeira série brasileira: 3%, um suspense fututista». Minha Série. 5 de agosto de 2015 
  2. «Showatch». The Futon Critic. 25 de novembro de 2016 
  3. «Assista ao piloto de 3%, nova produção brasileira de ficção científica». Minha Série. Consultado em 24 de maio de 2011 
  4. «Netflix's newest original series is a dystopian thriller in Brazil». The Verge. 5 de agosto de 2015. Consultado em 5 de agosto de 2015 
  5. «Série brasileira 3% é renovada pela Netflix para a 2ª temporada». Minha Série. 4 de dezembro de 2016 
  6. a b «Começam as filmagens da segunda temporada da série "3%"». Folha PE. 17 de julho de 2017. Consultado em 17 de julho de 2017 
  7. «Começam gravações da série 3%, primeira produção brasileira de Netflix». Diario de Pernambuco. Consultado em 9 de setembro de 2016 
  8. «Elenco de 3% inicia filmagens da primeira série original brasileira - Netflix». Netflix. Consultado em 9 de setembro de 2016 
  9. «Começam gravações da série 3%, primeira produção brasileira de Netflix». Diario de Pernambuco. 11 de março de 2016. Consultado em 11 de março de 2016 
  10. «3% - 3 por cento - Teaser – Facebook». Facebook. 10 de outubro de 2016. Consultado em 10 de outubro de 2016 
  11. «Série brasileira '3%' tem teaser e data de estreia divulgadas pela Netflix». Lançamentos Netflix. Consultado em 17 de outubro de 2016 
  12. a b «15 curiosidades sobre "3%", primeira produção totalmente brasileira da Netflix, que vão te deixar com vontade de assistir à série». Oba Oba. Consultado em 1 de dezembro de 2016 
  13. «Bianca Comparato e João Miguel vão fazer '3%', 1ª série do Netflix no Brasil». Pop & Arte. Consultado em 30 de março de 2016 
  14. «Netflix Brasil terá Bianca Comparato e João Miguel em '3%', sua 1ª série». Pop & Arte. Consultado em 30 de março de 2016 
  15. «Prémios – Web Series». blogs.ua.pt. Consultado em 13 de agosto de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]