4º Pelotão de Polícia do Exército

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde janeiro de 2017).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
4º Pelotão de Polícia do Exército
Estado  Mato Grosso do Sul
Subordinação 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada
Sigla 4º Pel PE
Criação 1986
Sede
Endereço BR 463 - Km 8


O 4º Pelotão de Polícia do Exército (4º Pel PE) é uma Organização Militar de Polícia do Exército (OMPE) do exército brasileiro, localizado no município de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul.

{{O Serviço de Polícia do Exército teve início em 6 de dezembro de 1943, com a criação do Pelotão de Polícia Militar, que era subordinado à 1ª Divisão de Infantaria. Participou da 2ª Guerra Mundial, no Front Europeu, integrando o 1º Escalão da Força Expedicionária Brasileira. → O 4º PELOTÃO DE POLÍCIA DO EXÉRCITO foi criado em 1° de dezembro de 1986, com a finalidade de apoiar o Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Guaicurus, na segurança e manutenção do patrimônio sob a sua responsabilidade e, também, manter o elevado grau de disciplina dos seus integrantes. → No seu dia a dia, o 4° Pelotão de Polícia do Exército se mantém em condições de cumprir diversas missões, tais como: - Realizar a prevenção ao crime e efetuar investigações normais no âmbito do Exército; - Prender desertores e prisioneiros foragidos; - Realizar a segurança de instalações; - Realizar a guarda, escolta e condução de presos; - Executar a escolta e segurança de comboios e de autoridades; - Prover a segurança de materiais sensíveis; - Efetuar o balizamento e controle de trânsito; - Realizar a fiscalização do pessoal militar, assegurando o respeito e o estrito cumprimento às leis, ordens e regulamentos militares em vigor; - Controlar o acesso e circulação de veículos e pessoas; - Atuar em operações específicas de garantia da lei e da ordem pública; - Combater como infantaria, quando a situação assim o exigir; e - Atender e cumprir às ordens emanadas pelo Escalão Superior.

→ A partir de 2005, passou a fazer parte do QCP do 4° Pelotão de Polícia do Exército a “Seção de Cães de Guerra”, hoje possuindo 3(três) cães que são adestrados por militares da OM habilitados com Estágio. → O 1º comandante do 4° Pelotão de Polícia do Exército foi o 1º Tenente de Infantaria JORGE HUGO CAMINHA SEVERO, no período de 27 de abril de 1987 à 11 de janeiro de 1990. → Até o presente momento já passaram pelo comando do Pelotão 09 (nove) oficiais de infantaria. → Atualmente, o 4° Pelotão de Polícia do Exército possui 01(um) Oficial, 06(seis) Sargentos e 31(trinta e um) cabos e soldados, sendo comandado pelo 1° Tenente de Infantaria NÉLIO GUILHERME COSTA H. DILON.