44º Batalhão de Infantaria Motorizado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
44º Batalhão de Infantaria Motorizado
Estado  Mato Grosso
Subordinação 13ª Brigada de Infantaria Motorizada
Sigla 44º B I Mtz
Criação 1842
Comando
Comandante Saulo Ramos de Carvalho Cavalcanti
Sede
Endereço Avenida Lava-Pés, 177


O 44º Batalhão de Infantaria Motorizado (44º B I Mtz), conhecido como Batalhão Laguna, é uma unidade do exército brasileiro, localizado no município de Cuiabá, no Mato Grosso. É subordinada à 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada na mesma cidade. Sua denominação histórica é uma referência à Retirada da Laguna, da qual o batalhão fez parte.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Oriundo do Batalhão de Caçadores Provisório, organizado pelo governo imperial para guarnecer São Paulo, em 1842. Em 1847, torna-se o Corpo Fixo da Guarnição de São Paulo. Em 1865 junto com o corpo de Minas Gerais, forma o 21º Batalhão de Infantaria, sediado em Uberaba.

Em 1867, toma parte nas batalhas da Guerra do Paraguai no sul de Mato Grosso. Participou de várias batalhas e da Retirada de Laguna. É transferido para Corumbá em 1869. Em 1908, passa a ser denominado 13º Batalhão de Infantaria.

Em 1920, passa a denominar-se 16º Batalhão de Caçadores, mudando sua sede para Cuiabá. Durante a Segunda Guerra Mundial, mandou alguns de seus efetivos para a Força Expedicionária Brasileira. Em 1978, passa a ter a atual denominação e atual subordinação.

Em 1986, recebe o estandarte e a denominação histórica. Em 2006, enviou 56 militares para compor a Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti.

Emprego[editar | editar código-fonte]

Além das atividades de Garantia de Lei e Ordem e subsidiárias, possui Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva, além de formação de efetivos para operações no cerrado e do Estágio de adaptação no Pantanal.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]