Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Bandeirante é a principal aeronave empregada nos ETA´s.

O 5º Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA) ou Esquadrão Pégaso é uma unidade aérea da Força Aérea Brasileira. Cada esquadrão de transporte aéreo está subordinado a um Comando Aéreo Regional, assim, o 5º ETA fornece apoio aéreo ao V COMAR. Sua missão é realizar missões de transporte aéreo e de tropa, ligação de comando e evacuação aeromédica.

Está sediado na Base Aérea de Canoas e opera aeronaves C-95B/CM (Embraer EMB-110 Bandeirante), C-97 Brasília e C-98A Gran Caravan.

Os ETA's tem importante função logística na força, permitindo o fluxo de material e pessoal, dando capilaridade ao transporte realizado pelos Grupos de Transporte que operam aeronaves de grande porte. Também executam ações em proveito de outros órgãos da administração pública federal, atendendo também aos governos estaduais e municipais, nos casos de calamidade pública, transporte de enfermos e ações de cunho social.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.