50 Fábulas da China Fabulosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


50 Fábulas da China Fabulosa
50 Fábulas da China Fabulosa.jpg
País  Brasil
Género Antologia
Tradutor Sérgio Capparelli
Editora L&PM
Lançamento 2007

O livro 50 Fábulas da China Fabulosa (em Chi - "五十寓言中國神話般的") traz 50 fábulas de vários períodos da civilização chinesa. Sérgio Capparelli e Márcia Schmaltz foram os autores. Sérgio traduziu as fabulas, e Márcia as organizou. Fábula é um gênero literário popular, que tem origem em histórias transmitidas oralmente, de geração em geração.

Enredo[editar | editar código-fonte]

- O velho louco que removeu as montanhas: a fábula conta a história de um velho, onde todos o achavam louco, pois ele tinha a ambição de mover as montanhas da frente de sua aldeia.

- A moça que queria comer no leste e dormir no oeste: a fábula conta a história de uma jovem que iria se casar mas estava indecisa entre dois homens, um do leste e outro do oeste.

- Esperando um coelho: a fábula conta a história de um camponês que não queria trabalhar e eles esperava que seus suprimentos caíssem do céu.

- O velho e o arqueiro: a fábula conta a história de um famoso general que acreditava que ninguém lhe era superior.

- O pássaro de nove cabeças: a fábula conta a história de um pássaro de nove cabeças onde cada cabeça disputava o alimento e acabava ficando sem se alimentar.

- A direção errada: a fábula conta a história de um homem que queria chegar no reino de Chu, porém estava indo pela direção errada, mas mesmo assim ele se convencia que iria chegar ao lugar certo.

- O homem que vendia lanças e escudos: a fábula conta a história de um vendedor de lanças e escudos que acreditava que suas armas eram as melhores, e que nada poderia derrotá-las. Até que alguém o questiona.

- Confundindo arco com cobra: a fábula conta a história de Du Xuan que quando é convidado pelo seu chefe para beber vinho, acaba bebendo vinho de um copo onde parecia ter uma cobra e dias depois adoece com a crença de que pegou a doença da cobra. Porém tudo se passa por um mal entendido e não havia uma cobra no copo e a sua doença não passou de algo psicológico.

- O homem muito sabido: a fábula conta a história de um homem que acreditava que se ele encontrasse um louva-d’us todos os seus desejos seriam realizados.

- O amor pelos dragões: a fábula conta a história do Senhor de Ye, que gostava de dragões, mas ao se deparar com um de verdade, percebe que gostava daquilo que parecia ser um dragão.

- Amolando uma barra de ferro: a fábula conta a história do grande poeta Li Bai, que não gostava de estudar quando era pequeno, porém ao se deparar com uma senhora amolando uma barra de ferro, muda seu comportamento em relação aos estudos.

- O homem que queria comprar sapatos: a fábula conta a história de um homem que queria comprar sapatos e tira as medidas exatas de seus pés, mas acaba esquecendo as anotações quando vai comprar os calçados.

- O elixir da imortalidade: a fábula conta a história de um rei, que para salvar sua reputação, acaba não executando um de seus oficiais, o qual tomou seu elixir da imortalidade.

- O príncipe e o pássaro marinho: a fábula conta a história de um príncipe que queria modificar a forma de viver de um pássaro à favor de suas vontades.

- A conclusão do príncipe de Wu: a fábula conta a história do príncipe de Wu, que pretendia atacar Chu, porém ao ouvir uma história de Wang Zhenmao, desiste do ataque.

- O estojo e as pérolas: a fábula conta a história de um joalheiro que decide vender suas pérolas num estojo especial.

- O peixe desesperado: a fábula conta a história de um peixe que estava desesperado por água.

- Em busca do alazão: a fábula conta a história de um rei que desejava ter um cavalo alazão, e quando manda seus ministros em busca do animal, ele acaba tendo um retorno um pouco diferente do que esperava.

- Dois monges: a fábula conta a história de dois monges, um pobre e um rico, que decidem fazer uma peregrinação.

- O juramento: a fábula conta a história de um mandarim, que quando assume o cargo, faz um juramento de que se ele aceitar algum suborno, suas mãos seriam decepadas.

- Música para bois: a fábula conta a história de um músico muito conhecido que vai tocar música clássica para um boi, porém este não demonstra interesse algum.

- Marcando o barco para achar a espada: a fábula conta a história de um homem que deixa sua espada cair do barco, e marca, no barco, o local onde ela caiu para procurar quando retornar ao porto.

- Três bananas de manhã: a fábula conta a história de macacos que ao receberem a notícia de seu criador que iram receber três bananas de manhã e quatro de tarde ficam transtornados.

- Uma folha em três anos: a fábula conta a história de um homem, que para conseguir reproduzir uma folha de amoreira em marfim, demora três anos.

- Combate de búfalos: a fábula conta a história de um homem que gostava muito de pintura e de caligrafia, e quando levou uma de suas obras favoritas, Combate de búfalos, para tomar sol, acaba percebendo que o modo que a briga dos búfalos não foi retratada de modo correto.

- O lobo de Zhongshan: a fábula conta a história da ingratidão de um lobo, que mesmo sendo salvo por um homem, queria o comer.

- O sonho de Zhuangzi: a fábula conta a história de um homem que sonhou que havia se transformado em uma borboleta, e quando acordou, estava tão confuso que acabou realmente se transformando em uma.

- O sonho do caçador: a fábula conta a história de uma série de sonhos ou acontecimentos ,que não se sabe distinguir o que de fato aconteceu e o que não foi real, tudo envolvendo um lenhador, um veado que foi morto pelo mesmo e de um carroceiro.

- A matéria e o espírito: a fábula conta a história de um rei que aprende a arte de dirigir carruagens, porém acaba não utilizando corretamente as habilidades que aprendeu.

- O pintor de fantasmas: a fábula conta a história de um pintor que conta ao principe o que é mais difícil e mais fácil de pintar.

- A corça e o tigre: a fábula conta a história de um tigre que queria comer uma corça. A corça pulou de um precipício e o tigre foi junto.

- A coruja que queria mudar de casa: a fábula conta a história de uma coruja que queria mudar de casa, pois todos em sua volta não gostavam de seu pio.

- O homem que roubou um sino: a fábula conta a história de um homem que roubou o sino de seu vizinho pois o achou muito bonito.

- Ajudando as plantas crescerem: a fábula conta a história de um homem que para ajudar que sua plantação crescesse ele as puxou, achando que estava ajudando, mas no fim matou-as.

- Peles e boa comida: a fábula conta a história de um homem que queria um casaco de pele usando o pelo das raposas e queria comer carne das ovelhas. Quando chegava para matar os animais ele contava seu plano, mas os animais fugiam antes dele começar.

- O passarinho e o passarão: a fábula conta a história de um peixe que virou um passaro gigante, e o mesmo é zombado por uma codorninha.

- Um filho chora pela morte de sua mãe: a fábula conta a história de dois vizinhos. Um que chora por sua mãe que acabou de morrer e o outro pede para sua mãe morrer para mostrar para o vizinho que simboliza mais sua perda.

- O peixe sobrenatural: a fábula conta a história de um dono de uma peixaria que coloca um de seus peixes em uma árvore oca que, quando chovia enchia de água. Todos acharam que a árvore era capaz de dar peixes começaram a rezar e a fazer oferendas a árvore.

- O porco de cabeça branca: a fábula conta a história de um criador de suínos que vê pela primeira vez um porco com a cabeça branca. Como era uma novidade ele foi falar com o imperador, mas o mesmo disse que lá todos os porcos tinham a cabeça branca.

- O rei dragão que virou peixe: a fábula conta a história de um dragão que tomou a forma de um peixe. Logo após virar um peixe, ele levou uma flexada no olho e foi falar com o Deus dos Deuses.

- Uma questão de vida ou morte: a fábula conta a história de um caçador que preparou uma armadilha para capturar o tigre.

- A raposa e o tigre: a fábula conta a história de uma raposa, inteligente, e um tigre que acreditou na desculpa da raposa para não ser comida.

- O macaco dourado que comia cérebro de tigre: a fábula conta a história de uma macaco que fazia cafuné no tigre, mas o que o tigre não sabia é que enquanto o macaco fazia cafuné ele comia seu cérebro.

- Tigre versus tigre: a fábula conta a história de dois guerreiros que encontraram dois tigres brigando por carne humana. Um dois guerreiros queria matar ambos os tigres, mas o outro guerreiro impediu, dizendo que era melhor esperar um matar o outro e que assim o guerreiro só precisaria matar um tigre e sairia ganhando os dois.

- O gato vegetariano: a fábula conta a história de um gato que está ficando cansado de caçar gatos e ele se torna vegetariano, mas era só uma armadilha. Os ratos para agradecerem, vão falar com o gato, mas o mesmo, imediatamente, come-os.

- A força e a sabedoria: a fábula conta a história de um tigre, que usa sua força para lutar, e cem homens, que usam sua sabedoria para criar armas para lutar.

- O Magarefee Pao Ding: a fábula conta a história de um homem que conseguia destrinchar um boi apenas usando as mãos. O homem também possuía uma faca de 19 anos, o que era incomum a todos.

- O lago: a fábula conta a história de um primeiro ministro que queria terras férteis. Um homem o sugere secar uma parte de seu lago para ter as terras férteis.

- A felicidade dos peixes: a fábula conta a história de discussão de dois homens para saber se o peixe esta feliz.

- O uso das metáforas: a fábula conta a história de um rei que havia proibido o uso de parábolas, e de um sábio que era conhecido por usa-las em suas explicações.


Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.