5145 Folo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de 5145 Pholus)
Diagrama orbital

5145 Folo é um corpo celeste classificado como um centauro, o mesmo tem uma órbita excêntrica e possui um periélio mais perto em relação ao Sol que Saturno e um afélio mais distante que Netuno e, uma distância média do Sol de 20 UA. Acredita-se que Folo surgiu como um objeto do Cinturão de Kuiper.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Foi descoberto por David Lincoln Rabinowitz, do programa de detecção de planetas menores (Spacewatch), da Universidade do Arizona, e recebeu o nome de Folo, o irmão do centauro Quíron da mitologia grega, e é o nome que recebeu o primeiro objeto destas características descoberto, 2060 Quíron.

Características[editar | editar código-fonte]

Folo foi o segundo centauro a ser descoberto e por ser um corpo celeste bastante na cor vermelha, o mesmo tem sido ocasionalmente apelidado de "Big Red". A cor foi especulado que seria devido aos compostos orgânicos na sua superfície. O diâmetro de Folo é estimado em cerca de 185 ± 16 km, sendo só superado em tamanho pelo 10199 Cáriclo.

A composição da superfície de Folo foi estimada a partir de seu espectro de reflectância usando dois componentes espacialmente segregados: escuro de carbono amorfo e uma mistura íntima de água gelada, gelo de metanol, grãos de olivina, e compostos orgânicos complexos (tolinas). O componente negro de carbono foi usado para combinar o baixo albedo do objeto.

Ao contrário do primeiro centauro, o 2060 Quíron, Folo não apresentou sinais de atividade de cometas.

Referências

  1. «SOLEX» (em inglês). Consultado em 19 de maio de 2014. Arquivado do original em 29 de abril de 2009