63º Batalhão de Infantaria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
63º Batalhão de Infantaria
País  Brasil
Estado  Santa Catarina
Subordinação 14ª Brigada de Infantaria Motorizada
Sigla 63º BI
Criação 1793
Aniversários 23 de outubro
Patrono Fernando Machado de Sousa
História
Guerras/batalhas Guerra da Tríplice Aliança
Segunda Guerra Mundial
Comando
Comandante Coronel de Infantaria André Vicente Scafutto de Menezes
Sede
Endereço Rua Eurico G. Dutra, 831 – Estreito – Florianópolis
Internet

O 63º Batalhão de Infantaria (63º BI), também conhecido como "Batalhão Fernando Machado" é uma das Unidades Militares do Exército Brasileiro. Sua sede localiza-se em Florianópolis, em Santa Catarina. É subordinado à 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, com sede em Florianópolis (Santa Catarina).

História[editar | editar código-fonte]

Com mais de duzentos anos de história, o 63º Batalhão de Infantaria constitui-se em um dos importantes herdeiros das glórias e das tradições do Regimento de Moura, corporação que veio da Corte Portuguesa para o Brasil em 1767, com o intuito de combater o oponente espanhol na disputa pela primazia do Prata.

No século seguinte, sob a denominação de 9º Batalhão de Caçadores, a unidade teve destacada atuação durante a Campanha da Tríplice Aliança, tendo participação exitosa nas Batalhas de Tuiuti, Itororó, Avaí, Peribebuí e Cerro Corá.

Ao longo de sua existência, o Batalhão esteve sediado nas cidades do Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Ponta Grossa, vindo a ter diferentes denominações, até que, em 1917, viria a ser transferido para o município de Itajaí sob o cognome de 14º Batalhão de Caçadores. Dois anos mais tarde, em decorrência de uma reorganização estrutural do Exército, foi transferida a sede do 14º Batalhão de Caçadores para Florianópolis.

Em 10 de agosto de 1936, o 14º BC deixou as instalações do Campo do Manejo – atuais dependências do Instituto Estadual de Educação – e mudou-se para o recém inaugurado quartel no bairro do Estreito. Em 1973, o então 14º Batalhão de Caçadores transformou-se no 63º Batalhão de Infantaria. Em 1986, o 63º BI recebeu a denominação histórica de Batalhão “FERNANDO MACHADO”, em homenagem a este herói brasileiro que, com seus feitos de bravura na Guerra da Tríplice Aliança, dedicou o seu bem mais precioso – sua vida – em prol da Pátria.

Atualmente, o Batalhão Fernando Machado tem por missão “estar preparado para ser empregado na defesa da Pátria, na garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem; nas ações subsidiárias, participando do desenvolvimento nacional e da defesa civil; e ficar em condições de participar de operações internacionais de manutenção da paz".

Neste contexto, o Batalhão enviou mais de 300 militares para atuar em Angola (1996) e no Haiti (2010 e 2012) e atuou sistematicamente no apoio às enchentes que, episodicamente, assolaram regiões do Estado de Santa Catarina, como nos anos de 1983, 2008 e 2011.

No período de 15 a 23 de fevereiro de 2014, o Batalhão atuou na segurança do Congresso Técnico da Copa do Mundo FIFA 2014, realizado no Costão de Santinho Resort, em Florianópolis. Na ocasião, mais de 300 militares foram empregados em ações preventivas de segurança .

Ano Denominação Cidade Sede
1818 3º Batalhão de Fuzileiros da Corte Rio de Janeiro
1822 4º Batalhão de Caçadores Rio de Janeiro
1832 2ª Batalhão de Caçadores Rio de Janeiro
1851 10º Batalhão de Caçadores Rio de Janeiro
1852 9º Batalhão de Caçadores Recife-PE
1858 9º Batalhão de Infantaria Salvador-BA
1908 5º Regimento de Infantaria Ponta Grossa-PR

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre o Exército Brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.