7.º Batalhão de Engenharia de Construção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
7º Batalhão de Engenharia de Construção
7becnst.png
Estado  Acre
Subordinação 2º Grupamento de Engenharia
Sigla 7º B E Cnst
Criação 1969
Comando
Comandante Ten Cel LUIS HENRIQUE Santos Franco
Sede
Endereço Avenida Nações Unidas, 2100

O 7º Batalhão de Engenharia de Construção (7º B E Cnst), chamado de Batalhão Barão do Rio Branco é uma unidade do Exército Brasileiro, localizada no município de Rio Branco, no estado do Acre, e subordinada ao 2º Grupamento de Engenharia, sediado em Manaus. Seu nome histórico é uma homenagem ao embaixador José Maria da Silva Paranhos Júnior, principal negociador da anexação do Acre.

História[editar | editar código-fonte]

O 7º B E Cnst foi criado pelo decreto lei n.º 64.660, de 6 de junho de 1969, publicado na edição de 10 de junho de 1969, seção I, parte I, (página 3) do Diário Oficial da União, sediado em Cruzeiro do Sul.

Em 19 de maio de 1992, é transferido para Rio Branco.

Emprego[editar | editar código-fonte]

Subordinado ao 2º Grupamento de Engenharia, forma contingentes de reservistas e os qualifica para o mercado de trabalho. Faz-se presente na comunidade local, principalmente em situações de calamidade, além de prestar serviços de construção para os governos locais como por exemplo a manutenção da pista do aeroporto da capital acriana e a execução de atividades subsidiárias como seu destacamento na Cidade de Humaitá - AM cujo objeto é a construção rodoviária da BR 319/AM.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]