8 bits

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre sobre a arquitetura de processadores. Para o estúdio de animação japonês, veja 8-Bit (empresa). Para o estilo de arte baseado em pixels, veja pixel art.

8 bits é referência aos processadores que utilizam 8 bits de uma só vez para executar suas operações.[1] Eles normalmente utilizam um barramento de dados de 8 bits e um barramento de endereço de 16 bits, o que significa que o espaço de endereçamento é de 64 kB. O primeiro processador 8 bit foi o Intel 8080, utilizado por muitos informáticos do final da década de 1970 e início dos anos 1980, executando o sistema operacional CP/M. O Zilog Z80 (compatível com o 8080) e o Motorola 6800 também foram processadores similares. Atualmente vários processadores 8 bit ou microcontroladores são base de sistemas embarcados.

História[editar | editar código-fonte]

Os microprocessadores de 4 bit foram desenvolvidos em 1970, com o Intel 4004. A Intel rapidamente seguiu com processadores de 8 bits, e a maioria dos concorrentes da Intel concorriam com a mesma com microprocessadores de 8 bits. Diante dessa situação, combinando com as limitações de desempenho e a memória os processadores disponíveis de 4 bit, isso explica o porquê de eles terem sido retirados do mercado rapidamente.

Lista de CPUs de 8 bit[editar | editar código-fonte]

Uma CPU pode ser classificada de acordo com uma base de dados que ela poderá acessar em uma única operação. Um processador de 8 bit, pode acessar 8 bit de dados em uma única operação, ao contrário de um processador de 16 bit, que pode acessar 16 bit de dados em uma única operação.

CPUs da Intel com oito bit[editar | editar código-fonte]

*OBS: O Processador Intel 8088 tem 8 bits somente externamente

Lista de Concorrentes CPUs compatíveis para arquitetura Intel de 8 bit[editar | editar código-fonte]

Música[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Chiptune

Referências

  1. «8 bits». Setembro de 2003. Consultado em 14 de janeiro de 2011 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]